Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano.
...
Considerada pela Igreja Católica como Santa de culto local, pois nunca passou pelos processo de canonização, Sara esta ligada à história das tradições cristãs da Idade Média e o assim chamado culto às virgens negras. Não se conhece a razão exata que levou os ciganos a eleger Santa Sara como sua padroeira, mas foi ela quem converteu os ciganos para o Cristianismo.
Ela é a mais venerada Santa para os ciganos e todo acampamento conduz uma estátua da virgem negra depositada num altar de uma das tendas cercadas por velas, incenso, flores, frutas e alimentos. Contam as lendas que os restos mortais de Sara foi encontrados por um rei em 1448 e depositados na cripta da pequena Igreja de Saint-Michel, em Saint Maries de La Mer.
...
Feiticeiros, andarilhos, artistas... Quem são os ciganos? Qual é a sua origem? Para onde caminham?
Eu, na astrologia cigana - Taça - 21/01 a 19/02
Está relacionado este signo a criatividade de seus nativos, bem como a sua excentricidade, otimismo e alegria. O amor de taça é forte, duradouro e sério baseado na confiança e amizade. Seu ponto negativo centra-se em serem contestadores natos, provocando, muitas vezes, discussões sem razão e que não levam a nada. No entanto, são humanitários, solidários e cheios de esperança.
...
Adoram e veneram um só Deus, mas tais como vários povos viveram e vivem em estreito contato com a natureza, vêem as naturais manifestações desta como divindades. Assimilam dos astros do céu, abençoam e pedem bençãos à chuva, as águas dos rios, cachoeiras, às árvores das matas, respeitando os trovões, a força devastadora dos raios e o fogo, que aquece, protege e purifica. Admiram os pássaros, as flores, os animais, toda a forma de vida que brota da natureza, pois entendem que todas são maneiras de Deus se revelar aos homens, sendo tratados portanto com carinho e respeito. Eles compreendem que o ar é energia vital, o elemento vivificante da vida e oram para que as ventanias, tufões e vendavais não destruam seus acampamentos e seus lares (tendas).
O povo Cigano é místico por essência e trazem latente na alma a religiosidade e o amor pelas divindades e, dentro de seu mundo espiritual, mantém seu equilíbrio e harmonia cultuando a grande Kali.
...
Milagroso Canto à Santa Sara
Farol do meu caminho!
Facho de Luz!
Paz!
Manto Protetor! Suave conforto.
Amor!
Hino de Alegria! Abertura dos meus caminhos!
Harmonia!
Livra-me dos cortes. Afasta-me das perdas.
Dai-me a sorte!
Faz da minha vida um hino de alegria,
e aos seus pés me coloco,
minha Sara, minha Virgem Cigana.
Toma-me como oferenda
e me faz de flor profana
o mais puro lírio que orna e traz
bons presságios à Tenda.
Salve! Salve! Salve!
(Cigana Mirian Stanescom)
...
Os ciganos relacionam as cores ao benefício de cada uma delas:
Branco - Paz de Espírito; Casamento; Agradecimento.
Azul - Proteção; Luz Espiritual; Poder intuitivo; Filhos.
Rosa - Amor; Compaixão; Maternidade.
Verde - Saúde; Agradecimento por bens adquiridos;Vitalidade.
Lilás - Carinho; Amor correspondido.
Púrpura - Agradecimento por prestígio e Vantagens profissionais.
Amarelo ou Dourado - Louvores, Agradecimento por vitórias.
Prateado - Para atrair benefícios através dos anjos e santos.
Fonte da imagem: ruanodelacalle.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário