(Não, não é a música do Fagner, embora bonita.)
Os deslizes são desta Eliana, mesmo.
Costumo ter uma postura muito firme quando e enquanto precisa, mas não é difícil "perder a mão". E, neste dia quase me perdi.
A mãe contou que a aluna se jogou no chão, gritou e chorou para não ir à escola porque não gostava mais de mim.
Depois de muito a mãe insistir (segundo ela) a garota pediu que eu não a colocasse mais de castigo.
Neste momento não importam as minhas razões de professora, educadora, cidadã e nem valores morais, mas sim, o que eu senti, independente de estar certa ou errada, em qualquer porcentagem.
A primeira coisa que me veio na cabeça foi: se a aluna estiver com medo de mim, exonero o cargo. A possibilidade de causar medo em alguém é algo que me desagrada profundamente.
A outra coisa, são as interferências dos sentimentos e emoções do dia-a-dia na prática do professor. É (mal)dito nas linhas e entrelinhas, que quando se entra no local de trabalho, deve-se vestir um uniforme que sufoque toda sua vida pessoal: agora, às 12h40 você é uma máquina!
Sinto que, quando convém, o professor está numa linha paralela à Cristo, principalmente na hora de lançar as pedras.
Não foi o caso desta mãe, que foi extremamente cuidadosa e carinhosa.
Mas, não aceito um sacerdócio, enquanto obrigação. Isso me arrepiou!
Não quero e não tenho a menor pretensão de ser perfeita. Quero, sim, ser cada vez melhor: mais sensivel, mais amorosa, inteligente, sábia... Mas, não quero deixar de ser criativa, atrevida, ousada, pertinente/impertinente...
Gosto do MUNDO e de TUDO de bom que ele pode me oferecer. Quero, sim a melhor parte de tudo, mas quero ter bom senso para saber lidar melhor com "a outra parte" (a pior!).
E quero também saber agradecer e dar a devolutiva de tudo o que me foi permitido viver. O Teatro e a Educação me permitem, mas ainda tô engatinhando, aprendendo como se faz.
Quero ser a Bruxa que mexe com alquimia nos caldeirões, e que possui a sabedoria da Natureza, e não a Bruxa da Disney!
Quero ser, sim (Sandraaaa!), a Sininho, porque ela tem ciúme e luta pelo seu amor, usando o que sabe da maneira mais baixa, mas se eleva quando se redime. Aprende e cresce!
Não sou Barbie, nem Polly, embora, por vezes, sê-las é pura inteligência e sensatez.
Tudo isso pra dizer que doeu e tá doendo...
Mas, esse amor não foi difícil recuperar porque é verdadeiro, das duas partes!
Que eu tenha sempre muito amor e que ele não sobre...
Que eu siga sempre o caminho do bem e do bom senso...
Que meu olhos me permitam enxergar muito além das linhas visíveis...
Peço proteção para ASSUMIR e cumprir essa missão, da qual sei desde que iniciei como aluna, aos 6 anos de idade (mas, a matemática, não deu! Seria demais da conta!!!).
E que, pelamordeDeus... Que o Universo me permita seguir pelo caminho da Arte, do Teatro. Que me seja permitido estar no palco até os meus últimos dias, porque É UMA DAS MELHORES SENSAÇÕES DO MUNDO!
*Que Cosme, Damião e Doum me protejam hoje e sempre!
Que assim seja e assim será!!!
(Fernando, meu aquariano predileto, aprendi!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário