A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos apresenta seu mais recente espetáculo, A TECELÃ, com ENTRADA FRANCA, e coordena WORKSHOP gratuito.
Unindo ilusionismo e Teatro de Animação, montagem faz uso de variantes para técnicas milenares.
De 20 a 23 de agosto, às 20h, A CAIXA DO ELEFANTE, grupo de Porto Alegre (RS) que está completando 20 anos, apresenta seu mais recente espetáculo, A TECELÃ, com ENTRADA FRANCA, no Espaço Sobrevento. Com dramaturgia visual e direção assinada por Paulo Balardim, o espetáculo é inspirado em alguns mitos que envolvem a tecelagem. A tecelã tem o poder de transformar seus desejos em realidade e, através do ato criativo, vencer a solidão de seus dias.
Para apresentar a história da mulher (protagonizada por Carolina Garcia) capaz de materializar todo um universo imaginário, a produção aposta numa combinação de linguagens, tais como teatro de bonecos, vídeo, dança e ilusionismo, mas sem perder o clima intimista. As cenas vão se alinhavando, perpassadas por uma belíssima trilha original composta por Nico Nicolaiewsky.
SOBRE O WORKSHOP
No dia 21 de agosto, das 9h às 12h30, o grupo coordenará o workshop LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DE BONECOS. Nele, explorará noções básicas que permeiam a interpretação do ator com bonecos e objetos animados através da descoberta de possibilidades dramatúrgicas do corpo em justaposição com o inanimado, através de contrastes de formas e ritmos, dissociação de movimentos e interpretação na composição da vida fictícia e autônoma do boneco. Com 20 vagas, o workshop é GRATUITO e será ministrado por Paulo Balardim, diretor e doutorando em teatro de animação. Os interessados - atores, professores e arte-educadores, preferencialmente - devem se inscrever através do e-mail caixadoelefante@gmail.com.
A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, fundada em 1991, em Porto Alegre, RS, é um dos mais expressivos grupos brasileiros de teatro de bonecos da atualidade. Com suas montagens, direcionadas tanto para público infantil como o adulto, tem participado de importantes festivais internacionais de teatro de animação (Sevilha, Pais Basco, Catalunya, Gênova, França, Canadá, Argentina). Figura, em suas histórias, a essência do teatro de bonecos latino-americano: textos populares que mesclam poesia e comicidade, apresentados com um primor técnico que envolve um delicado trabalho de construção e manipulação. Atualmente, possui, em atividade, sete espetáculos (um em fase de montagem), tendo recebido, diversos prêmios, entre os quais: Prêmio Quero-Quero de Melhor Espetáculo (1991), Prêmio especial do júri em São José do Rio Preto-SP (1992), Prêmio Quero-Quero de Melhor espetáculo (1993), Prêmio especial Tibicura (1996), Prêmio de Melhor Cenografia em São José do Rio Preto (1996), 04 Prêmios Tibicura, incluindo Melhor Espetáculo (2003), 05 Prêmios Tibicuera, incluindo Melhor Espetáculo, (2008).
Além de seus espetáculos, a Caixa do Elefante presta assessoria para outras companhias teatrais, construindo bonecos, cenografias e ministrando oficinas. Ao todo, em seus dezoito anos, somam-se quase uma centena de produções. A Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, desde 2006, constitui-se como uma ASSOCIAÇAO CULTURAL, desenvolvendo, também, projetos sociais que mesclam formação artística, cultura e entretenimento.
A Tecelã
Projeto contemplado pela FUNARTE Prêmio Myriam Muniz de Teatro
Apoio: Mostra São Paulo de Teatro de Bonecos
Dias e horários: De 20 a 23 de agosto - 20h
Classificação: Livre
Local: Espaço Sobrevento
Endereço: Rua Coronel Albino Bairão, 42 – próx. à Estação Bresser-Mooca do Metrô e ao Viaduto Bresser
Capacidade: 90 lugares
Ingresso: Gratuito (Bilheteria abre uma hora antes da sessão)
Direção e dramaturgia visual: Paulo Balardim
Elenco: Carolina Garcia, Viviana Schames, Valquíria Cardoso
Duração: 50 minutos
Dica: Rede Cultura Infância
Bom espetáculo!!!
Bom espetáculo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário