O Brasil é um dos países com maior incidência em câncer de laringe. Diagnosticado no começo, a doença pode ser curada.
Os problemas mais comuns
Laringite
Causada principalmente por bactérias ou vírus, a inflamação da laringe provoca o inchaço das pregas vocais, impedindo a vibração que produz a voz. O tratamento vai depender do agente causador e da gravidade do caso.
Nódulo
É uma espécie de calosidade localizada na região de maior contato entre uma prega vocal e outra. Como elas precisam estar aproximadas para produzir o som, a presença do nódulo deixa um espaço (fenda) entre as pregas, o que causa rouquidão e cansaço vocal. O tratamento normalmente é feito com fonoterapia, mas em alguns casos pode ser indicada cirurgia.
Pólipo
É o crescimento anormal do tecido, normalmente em apenas um lado da prega vocal, o que também compromete a emissão do som. Esse problema está relacionado a abusos vocais como gritar ou falar alto demais. O tratamento normalmente é cirúrgico, acompanhado da orientação de um médico otorrinolaringologista.
Cistos
São pequenas “bolsas” no interior das pregas vocais. Elas modificam a vibração e podem causar sintomas de graus variáveis. O tratamento é cirúrgico, mas a fonoterapia pode ser útil em alguns casos.
Leucoplasia
Caracterizada por placas esbranquiçadas localizadas junto à prega vocal, a leucoplasia é uma lesão importante, que causa rouquidão e pode evoluir para um câncer se não for tratada. Por isso é considerada uma lesão pré-maligna. É fundamental que o tratamento e o acompanhamento sejam feitos pelo médico otorrinolaringologista.
Câncer de Laringe
O tumor de laringe representa 25% dos casos dos cânceres que acometem a região da cabeça e do pescoço. Mais freqüente em homens, essa doença está intimamente ligada ao tabagismo e ao consumo de álcool.
Nós da "Barraca da Carioca", no Clube Ilha de Montecarlo, queremos você saudável para podermos ouvir sua melodiosa voz no Videokê.
Abraços,
Paulo Soller
*Ficam os conselhos do Paulinho e o convite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário