Em Jacareí (91 km de São Paulo), professores reagiram às declarações do vereador Dario Bueno (DEM).
Conhecido como Dario Burro, ele postou comentários em sua conta no Facebook sobre a atuação dos professores da rede pública da cidade.
Bueno escreveu que os professores "descontam frustrações nos estudantes" e que "professor gostaria de ser engenheiro, não consegue e vai dar aula de matemática".
O vereador afirmou que as críticas "confirmavam o autoritarismo" dos professores.
...
VEREADOR DIZ QUE PROFESSORES SÃO INÚTEIS E CAUSA POLÊMICA EM SP
Críticas foram publicadas na internet.
Segundo a polícia, vereador de Jacareí pode responder por injúria.
Um vereador de Jacareí, no interior paulista, postou na internet críticas aos professores e à educação. Dario Bueno, mais conhecido como Dario Burro, escreveu que os professores são inúteis e que não gostam de dar aula. As declarações provocaram revolta na cidade.
O diretor do Sindicato dos Professores, Roberto Mendes, foi até à Câmara da cidade nesta terça-feira (9) e expôs no plenário a indignação da categoria. "Isso, no nosso entendimento é calúnia, é difamação. Então, ele deve responder pelo o que ele fala, ele é um homem público", disse Mendes.
Até esta terça-feira, não havia nenhuma representação contra o vereador na Câmara da cidade. Se isso for feito, o pedido será analisado pela Comissão de Ética e ele pode sofrer punições.
Na sessão da Câmara desta terça-feira, o vereador comentou a polêmica, disse não se arrepender dos comentários que fez e que acredita ser livre para expor suas opiniões. "Eu estou sendo sincero e ninguém espera sinceridade das pessoas, quanto menos os políticos", disse o vereador.
Se for denunciado, o vereador deve responder criminalmente pelas declarações. "Em tese, poderá configurar crime de injúria pela forma como ele fez essas declarações ofensivas, genéricas a uma categoria profissional dos professores", explicou o delegado Roberto Martins.
Neste tipo de crime de injúria, o culpado pode pegar até seis meses de detenção. O Sindicato dos Professores informou que ainda não fez uma representação na Câmara porque ainda vai se reunir para decidir que medidas tomar.
O vereador se defendeu, novamente atacando os professores. "Eu não tenho essa preocupação e creio que isso não procede. Mas, isso também demonstra o perfil autoritário do professor. Toda vez que ele é contrariado, ele quer punir quem o contraria de alguma maneira. Dentro da sala de aula, levando para a diretoria ou reprovando e fora da sala de aula levando para a delegacia ou Judiciário".
* Tô torcendo pela denuncia!!!
(Via Notícias da Educação e outras Notícias)
(Via Notícias da Educação e outras Notícias)
Nenhum comentário:
Postar um comentário