Gritomudo

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sexta-feira, 7 de outubro de 2011
O Brincar Infantil e o Seu Reflexo na Vida Adulta.
Este texto, de caráter acadêmico, tem por objetivo descrever aula ministrada por Eliana Rosa de Sousa e Lusia da Conceição dos Santos, alunas do Segundo Módulo do curso de Arterapia e Psicopedagogia, na disciplina Didática do Ensino Superior, da Faculdade Paulista de Artes, sob a orientação do professor Péricles Martins.
O fio condutor dos nossos trabalhos são, principalmente, os estudos de Lev Semenovitch Vygotsky.
Muitos teóricos (psicólogos, filósofos, historiadores e antropólogos) se debruçaram, e ainda se debruçam, na busca da compreensão científica do como se dá o desenvolvimento infantil. Esses teóricos consagram a brincadeira como atividade essencial.
Segundo estudiosos, o Ser Humano brinca desde que nasce, sem objetivos específicos, para sua recreação.
A infância, na cultura brasileira, é marcada pelo ato de “brincar”. Diz-se da brincadeira um DIREITO da criança.
Até algum tempo a Ciência precisou dissecar fisicamente o Homem, para melhor estudá-lo e compreendê-lo. Hoje, porém, a Holística reconstrói este Homem, deixando muito claro que o Ser Humano passa por fases que não estão isoladas em si mesmas. Que, comportamental ou não, o que o constitui é fruto de experiências vividas desde a vida intra-uterina.
Na Idade Média (476-1453) as crianças eram vistas como “miniadultos” participavam das mesmas festas e brincadeiras de toda comunidade, com o intuito de estreitamento dos laços afetivos. Os jogos, atividades de recreação e relaxamento
Segundo o historiador francês, Philippe Áries (1973), a idéia de infância simplesmente não existia, as crianças eram adultos à espera de adquirir a estatura “normal”. O brincar dirigia-se tanto para o adulto quanto para as crianças, sendo considerado como necessário à vida humana (Lauad, 2002). O homem precisava de repouso para o corpo e para a alma, o que era proporcionado pela brincadeira.
A partir do Renascimento, já na idade Moderna a infância começou a ser valorizada. Rousseau e Pestalozzi contribuíram para tal valorização. Segundo eles, a criança deve ser protegida e educada com métodos próprios da educação infantil, propuseram assim uma educação dos sentidos, utilizando-se de brinquedos e centrada na recreação.
Friedrich Frobel, Montessori e, principalmente, Piaget e Vygotsky, a importância do brincar tornava-se cada vez mais valorizada, foram teóricos fundamentais que contribuíram para tal valorização. Apresentaram propostas científicas que enfatizavam a participação ativa do sujeito na aprendizagem.
O brincar permite o desenvolvimento global; a exploração do meio ambiente; incentiva a interação entre pares e permite a resolução construtiva de conflitos.
Vygotsky, um dos mais importantes contribuintes, da Psicologia histórico-cultural, propõe a formação de um cidadão crítico e reflexivo por meio das atividades lúdicas, sendo estas uma das formas de descobrir-se a si mesmo, de “aprender” e “apreender” a realidade, tornando-nos capazes de desenvolvermos um potencial criativo necessário na interação do Homem com o mundo que o cerca.
A brincadeira, no seu olhar, assume uma posição privilegiada na análise do processo de constituição do sujeito, rompendo com a visão de que se trata de uma atividade natural, fruto da satisfação do instinto infantil. Segundo ele, o brincar é construído.
Ele parte do principio de que o sujeito se constitui nas relações com os outros, por meio de atividades caracteristicamente humanas.
O “faz-de-conta” promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da pessoa. A criança, ao brincar faz construções sofisticadas da realidade e a brincadeira vai se estruturando de acordo com que aumenta o grau de maturidade do indivíduo. Daí, ele vai adquirindo novas e diferentes competências no contexto das práticas sociais, e passa a, cada vez mais, compreender e atuar de forma mais ampla no mundo.
Quando uma criança opta por brincar ou não, ela permite-se o desenvolvimento da autonomia.
O brinquedo, a brincadeira e o jogo na nossa cultura são formas de mediação, que integra o sistema psicológico individual e o universo social onde se está inserido.
Neste contexto é que se dá a construção social, com base nas tradições (idéias e valores de um grupo cultural) que cria e recria padrões de participação, categorias de pensamento e recursos de expressão.
A criação de situações imaginárias de brincadeira surge da tensão entre o individuo e a sociedade. A brincadeira liberta a criança das amarras da realidade imediata.
O objeto dita à criança, de certa forma, como ela deve agir. A relação com objeto vai se alterando até que perde a força determinadora na brincadeira. Ela age independente daquilo que vê.
A distância entre o nível de desenvolvimento real (solução independente de problemas) e nível de desenvolvimento potencial (a solução de problemas - sob a orientação de adulto ou companheiros mais capazes), Vygotsky nomeia de Zona de Desenvolvimento Proximal - ZDP.
A brincadeira é, assim, a realização das tendências que não podem ser imediatamente satisfeitas. Esses elementos da situação imaginária constituirão parte da atmosfera emocional do próprio brinquedo. Nesse sentido a brincadeira representa o funcionamento da criança na ZDP e, portanto promove o desenvolvimento.
Daí, o autor afirma que o prazer não pode ser visto como uma característica definidora da brincadeira. Existem outros prazeres mais intensos do que o brincar. Mas, não se deve ignorá-lo, pois preenche as necessidades da criança e cria incentivos, que é de fundamental importância, contribui para mudanças nos níveis de desenvolvimento humano. Todo avanço se relaciona às motivações, tendências e incentivos. “Os brinquedos parecem ser inventados justamente quando as crianças começam a experimentar tendências irrealizáveis. Envolvendo-se num mundo imaginário, onde os não realizáveis podem ser concretizados.” Este é o mundo que se chama brincadeira: aprender a perder, experimentar o agradável e o desagradável
A imaginação, sim, é característica definidora da brincadeira. Imaginação é o brinquedo sem ação. É aí que se dá toda a organização estrutural de normas sociais, valores, regras de conduta e sistemas de significados pessoais e compartilhados pelas suas relações.
Quando a criança deixa de sê-la, na nossa cultura, há uma ruptura é muito brusca. Contrariando o lúdico, é-lhe imposta uma grande quantidade de responsabilidade e cobranças e a fase o brincar é interrompida. No adolescer, o Ser Humano precisa de tantos “cuidados” quanto.
Até mesmo os animais, brincam!
Segundo Winnicott (1975), o brincar facilita o crescimento e, em conseqüência, promove a saúde. O não brincar em uma criança pode significar que ela esteja com algum problema, o que pode prejudicar seu desenvolvimento.
O mesmo pode-se dizer de adultos quando não brincam ou quando proíbem ou inibem a brincadeira nas crianças, privando-as de momentos que são importantes em suas vidas, e nas dos adultos também.
Winnicott nos remete a esta questão em seu livro “O Brincar e a Realidade”, onde cita que a criança só se exprime criativamente quando brinca, e para que isto ocorra na presença do adulto, é preciso que sinta a disponibilidade do mesmo.
As pessoas, por motivos diversos, seja pelo desenvolvimento, pela busca de informações ou por estimulação cerebral, brincam. E em todas estas situações, está presente a diversão, o prazer e o humor.
O brincar do adulto é uma resposta a uma demanda interna de ocupar-se mentalmente e fisicamente (Moyles, 2002, p. 20). O brincar cria uma atitude alegre em relação à vida (e à aprendizagem), podendo ser fonte de descanso e satisfação em qualquer idade, uma forma de descarregar as tensões e preocupações para os adultos e até uma medida saudável e preventiva enquanto estratégia contra o estresse, a ansiedade e a depressão. Segundo Piers e Landau (apud Moyles, 2002) “o brincar desenvolve a criatividade, a competência intelectual, a força e a estabilidade emocionais.
Por meio do brincar infantil, a criança cresce, tem estimulados os sentidos, aprendem a usar os músculos, coordenam o que vêem com o que fazem, e adquirem domínios sobre seus corpos. Exploram o mundo e a si mesmas, adquirindo novas habilidades. Experimentam diferentes papéis e ao reencenarem situações da vida real ao manejar emoções complexas.
Possibilita o desenvolvimento da confiança em si mesma e em suas capacidades e, em situações sociais, ajuda-os a julgar as muitas variáveis presentes nas interações sociais e a ser empático com os outros. A criança é capaz de elaborar hipóteses para solução de seus problemas, trabalha com imaginários, desenvolve a linguagem, narrativa e a criatividade. Wajskop (1999) afirma que "do ponto de vista do desenvolvimento da criança, a brincadeira traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas”.
No dinamismo da vida, o brincar inconsciente da infância é um exercitar, criar e recriar ritos, inclusive projetando o que pode vir a ser vida adulta.
Referências:
Revista Vida Simples nº82, 01/08/2009: www.revistavidasimples.com.br, acesso em 28 de setembro, 22h40.
Castro, S.A.B. (2005). O resgate da ludicidade das brincadeiras, do brinquedo e do jogo no desenvolvimento biopsicossocial das crianças. Monografia de conclusão de licenciatura em pedagogia, Universidade Estadual de Campinas [on-line]. http://libdigi.unicamp.br/document/?view=18162
Longuini, J. R. L. M. Por que brincar? Portal: Kidsmart. [on-line] http://www.ibmcomunidade.com.br/KIDSMART/detLeitura.asp?codigo_leitura=97&codigo_idioma=3
Mastroianni, E. C. Q., Bofi, T. C., Saita, L. S. & Cruz, M. L. S. (2004). ABCD no LAR – aprender, brincar, crescer e desenvolver no laboratório de atividades lúdico-recreativas. Universidade do Estado de São Paulo [on-line], 10, 557-567. http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2004/artigos/eixo10/abcd.pdf.
Moyles, J. R. (2002). Só brincar? O papel do brincar da educação infantil. Porto Alegre: Artmed.
Vygotsky, L. S (1997). Obras escogidas, V- fundamentos de defectología (Blank, J. G. Trad). Madri: Editora Visor.
Vygotsky, L.S. (1996) A formação social da mente. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes
Winnicott, D.W. (1975). O brincar & a Realidade. Rio de Janeiro: Imago Editora.
Winnicott, D.W. (1971). A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
*Agradecimentos mais que especiais ao músico André Christovan, que contribuiu com uma história linda!
*Agradecimentos mais que especiais ao músico André Christovan, que contribuiu com uma história linda!
...
Mais um aprendizado!
Um bom trabalho realizado por mim e pela minha mais nova amiga de infância Lusia, na Faculdade Paulista de Artes, no curso de Psicopedagogia e Arteterapia.
Até outubro do ano que vem estaremos "ralando" pra caramba, correndo atrás dos nossos sonhos, desejos e missões.
Agora chegam os dias de Sol, e nós, aos sábados, naquele prédio frio, clamando pelos 15 minutos (que se tornam 20!).
Religiosamente: Berinjela à Parmigiana e panqueca de forma; pacotes e pacotes de balas, marshmellow... Muitas resenhas, artigos, resumos, lápis de cor, dinâmicas que fazem chorar e, finalmente, a MONOGRAFIA!
Sem medo dos cabelos brancos e como assumi-los com estilo

*Foto: Reprodução i-D
Kristen McMenamy na capa da i-D
Desde que posou para a Vogue Itália, em agosto de 2009, exibindo sua vasta cabeleira grisalha, a modelo veterana Kristen McMenamy vem influenciando o mundo da moda. Com os longos cabelos brancos, a top deixou sua marca também na revista i-D edição verão 2011 – ocasião na qual alternou a capa com a bela Stella Tennant, que posou com os fios acinzentados. Do alto de seus 46 anos, a modelo americana declarou que parou de tingir os cabelos há algum tempo: “Você pode envelhecer e continuar com estilo rock’n’roll”, disse McMenamy, segundo informações do site vogue.com.
McMenamy sabe das coisas. Assumir os brancos requer mesmo uma atitude audaciosa. “Tem que ter personalidade”, aconselha a consultora de moda Alexandra Farah. A especialista sugere fazer do cabelo branco um estilo: “Tem que realçar. Usar uma roupa branca, fazer um look monocromático”, exemplifica. Mas se você não faz a linha fashion, outro exemplo de mulher poderosa para se inspirar é Christine Lagarde, 55 anos. Advogada e política francesa, ela é a atual diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em reuniões pelo mundo, a executiva exibe cabelos brancos e bem tratados.
Mas para que o visual não fique com o aspecto desleixado, quem assume os cabelos brancos deve prestar mais atenção aos detalhes. “Tem que estar sempre arrumado e muito limpo. A lavagem é com xampu especial, que remove o amarelado”, ensina Juha Antero, colorista do salão MG Hair Design, em São Paulo. Por ser um cabelo naturalmente mais rebelde, o profissional indica ainda cortes a cada seis semanas e hidratação. E para evitar um possível aspecto de “vovó”, ele recomenda caprichar na maquiagem: “para trazer mais cor e vida ao rosto”, diz.
Dona de fios lisinhos e em tom castanho escuro, a maquiadora Vanessa Rozan contou ao Delas que tem cabelos brancos desde criança, e agora, aos 31 anos, resolveu assumi-los. “Dos 20 aos 30 eu pintei os cabelos. Mas a coloração começava a avermelhar, apesar de eu ir a bons profissionais”, disse ela, que se inspirou em uma cliente mais velha para largar as colorações. “Fica estranho no começo. Um amigo ficou chocado quando deixei de pintar, falava que era desleixo meu. Mas é como um corte de cabelo errado: tem que deixar crescer”, ensina. Outra dica é investir num bom corte e tonalização parcial. “Para quem não aguenta a fase transitória, vai tonalizando as pontas. Tem que fazer um corte novo, mais moderno”, recomenda Rozan, que já recebe alguns elogios pelo novo look mais natural.
Foto: Fotoarena
Toques rápidos para assumir o cabelo branco com estilo:
- Lave o cabelo com xampu formulado especialmente para cabelos brancos. O produto dará brilho aos fios e removerá os amarelados.
- Procure usar produtos com filtro solar na fórmula. O FPS previne o amarelado causado pelo sol e outros agentes externos.
- Cabelo branco requer estilo e atitude – uma ótima oportunidade para renovar o guarda-roupa.
- Para evitar um possível aspecto envelhecido, capriche na maquiagem e mantenha a pele sempre bem tratada e bronzeada, com “cara de saúde”.
- Assumir o branco é um processo, o cabelo não vai ficar incrível do dia para noite, tenha paciência. Tonalizar levemente e parcialmente os fios pode amenizar a ansiedade.
- Aposte tudo na textura e no corte. Hidrate e cuide da saúde de fios – eles devem brilhar. Quanto ao corte, faça um contraponto ao branco e prefira os mais modernos. Realinhe as pontinhas a cada seis semanas.
*Eu tenho fios brancos desde criança, tb.
Lembro-me que, aos 12, uma garota da Quinta A, a Ana Roberta, trouxe a mãe na escola para mostrar o meu cabelo. E ela, que nem era minha amiga, passou a ser inseparável até a Oitava!
Hoje, 80% do meu cabelo é branco. Já me tornei loura! Daí, o próximo passo é assumir... E, acho que vai ser bem legal!!!
Já é quase sexta...
O esboço do esboço de artigo está aberto na minha frente desde às 21h20. E todas as vezes que o vi, foi por acaso...
Mas, agora estou me sentindo muito melhor. Já posso começá-lo. E, na teoria, eu teria 5 minutos para postá-lo, já que o prazo máximo é até hoje, quinta... Rsrsrrsrsrrs...
...
Sábado tem show da Moral e Bons costumes e da banda do Celso Zappa (Surf Music) no Gambalaia, em Santo André. Quem vai?
Eu, né???
Espero que o cara de pau do Bocca não fique me alugando por conta da minha bunda (que, por sinal, ele nunca viu!), FDP!!!
Adoro! Saudade destes caras!
"Vara??? Onde???...
Do outro lado do oceano!
Ufa..."
...
À propósito, tem Eric Clapton em algum lugar...
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Eu prometi não chorar mais!
*Lara Rossato (Em Suas Mãos - Doce)
Não sei se tem alguém interessado, mas, é como se eu tivesse a obrigação de dar contas à alguém de alguma coisa... À quem??? Do que?
De qualquer forma...
Ok, "taí"!!! Ela diz muito de mim, mas, não sei quando!
...
6I, na Soter Ecos.
Ai, que vontade de ter um coelhinho de novo!
E que vontade de ter um espaço destes... Seria o meu espaço de Artes e Arteterapia, com um ateliê e um estúdio e, talvez, uma escola de ensino "alternativo", onde as crianças seriam alfabetizadas pro mundo, desde o letramento até estarem prontas para o Fund II. Ousadia?
...
Deixei que toda as vontades e contravontades brigassem.
Coloquei-me à toda prova, mesmo sabendo que o tempo que pode me restar são apenas 4 semanas... Ou 4 encontros... Daí, para menos. Mesmo com todos os olhares, decidi que minha cabeça estaria erguida.
Dei o que quis: todos os beijos, todos os abraços... Dei o que gostaria de ter recebido, talvez.
E não me permitiria sair sem receber estes olhares à luz do dia, mesmo que até a esquina.
"Estou aqui, agora eu vou ficar".
Eu já sabia de tudo e com detalhes...
15 minutos se passaram... Que sejam 15 dias, 15 meses, 15 anos!
"...Para se roubar um coração, é preciso que seja com muita habilidade, tem que ser vagarosamente, disfarçadamente, não se chega com ímpeto, não se alcança o coração de alguém com pressa.
Tem que se aproximar com meias palavras, suavemente, apoderar-se dele aos poucos, com cuidado.
Não se pode deixar que percebam que ele será roubado, na verdade, teremos que furtá-lo, docemente.
Conquistar um coração de verdade, dá trabalho. Requer paciência, é como se fosse tecer uma colcha de retalhos, aplicar uma renda em um vestido, tratar de um jardim, cuidar de uma criança.
É necessário que seja com destreza, com vontade, com encanto, carinho e sinceridade.
Para se conquistar um coração definitivamente tem que ter garra e esperteza, mas não falo dessa esperteza que todos conhecem, falo da esperteza de sentimentos, daquela que existe guardada na alma em todos os momentos.
Quando se deseja realmente conquistar um coração, é preciso que antes já tenhamos conseguido conquistar o nosso, é preciso que ele já tenha sido explorado nos mínimos detalhes, que já se tenha conseguido conhecer cada cantinho, entender cada espaço preenchido e aceitar cada espaço vago.
...E então, quando finalmente esse coração for conquistado, quando tivermos nos apoderado dele, vai existir uma parte de alguém que seguirá conosco... "
(Luis Fernando Veríssimo)
...
"Belos corpos de mortos que nunca envelheceram
com lagrimas sepultas em mausoleus brilhantesjasmim nos pés
cabeça circundada de flores
Assim sao os nosso desejos que um dia feneceram
sem chegar a cumprir-se
sem conhecerem antes
o prazer de uma noite
ou uma manha luminosa"
(Kavafiss)
**E de repente.. Desperto de mim mesmo, surge orvalhado de esperanças os encantos... De fadas vestidas de negro, no doce segredo de sua infância... Lembrando que, da vassoura, surge a varredura que só os loucos que vivem sabem varrer
*vc pode tudo! Vc pode ser ator e sendo ator, "automaticamente" vc é tudo!
E pode tudo...
E, de certa forma, tudo lhe é perdoado...
De vez em quando, "surto"...
Aí, dizem... Tudo bem, ela é atriz!
*Não! Não é só esta a vantagem!!!
Pelo menos não para mim...
O palco me permite a liberdade de dizer as coisas que acredito...
Da forma como eu acredito...
Utilizando uma forma estética escolhida.
Pra um público escolhidamente espontâneo...
**eu me apresento escondido nas palavras de um ator que sonha o mundo melhor
**toda atriz é abusada... kkk
é bom te-las... por perto.. alegram-me como as pomba giras desnudas de si mesmos diante do profano que consagram
**o perfeito é relativo... o imperfeito é absoluto...
*Eu já não concordo que TUDO valha à pena... Mas, muita coisa eu sei que vale, quando me vejo encaminhada para a estrada do "vale à pena".
**onde chapeuzinho vermelho fugiu do lobo mau?
*Não! Onde ela disse: eu vou fugir do Lobo pra que???
O que é o bem? O que é o mal?
**pra ele não comer fracos e oprimidos que não mastigam mais carnes por falta de dentes...
*Foi onde ela deu uma de suas pequenas mãos para o Lobo.
Caminhou com ele. Os dois se revesando entre Luz e Sombra.
** ternura... afeto é paixão... ternura, aconchego
ai
*A paixão é algo bom!
É força motriz!
**a paixão eh como rio, nasce em fontes mas se perde no mar...
*Não se perde...
Se mistura...
O mar acolhe o rio...
E seguem juntos um curso...
Mesmo que para o infinito...
**é, são águas não eh mesmo
*A água é emoção.
Mesmo que salgada...
Quando digo infinito, na verdade não o é.
**como as lágrimas... do sal de nós mesmos
*Pensa na água que "envolve" o planeta Terra...
Que o abraça!
Que o acolhe...
E tudo é uma coisa só!
O Sal...
O que é dito na Bíblia sobre o Sal, mesmo???
Rsrsrsrrsrsrsrrsrs...
*Até onde os pés podem tocar...
Um pouco de ousadia é bom...
Na água, só um pouquinho!!!
Se deixar boiar...
A onda bater...
Se deixar cair...
Ou permitir que a onda te derrube...
Que o joelho fique ralado e arda...
Sinal que estamos vivos...
E mais uma cicatriz...
Mais uma história de coragem...
Da louca que desafiou as águas e subiu no quebra-mar na Praia de Cabedelo, na Paraíba...
Rsrsrsrrsrsrs...
...
Meu, eu penso que vou ter que ir na casa do Henrrick!
Ele me falou disso umas 5 vezes. E as 5 eu expliquei que hoje não dava por conta dos trabalhos da escola (- Lembra que a Prô foi embora uma vez mais cedo pra ir na faculdade? - Duas! - interrompeu o Iago).
Na quinta vez ele disse: - Vc vai, mesmo???
E ele é uma graça! Danado, arteiro, não para quieto... Mas, é de uma ousadia, de uma coragem... Que eu amo!
O pai dele disse (fiquei sabendo depois, pela mãe), que ele é meu queridinho... E é mesmo! Babo-ovo!
Quem seria capaz de dar pra Prô um presente destes? |
Só o Henrrick, claro! |
*Aliás, meu filho se chamará Henrrico! Foi num sonho...
Respondendo a pergunta da Arlete:
- O que é um RELACIONAMENTO SÉRIO???
Significa ter boas intenções para com alguém. Considerá-la e respeitá-la!
Sou "mó bonitinha", né???
Significa ter boas intenções para com alguém. Considerá-la e respeitá-la!
Sou "mó bonitinha", né???
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Sinusite (O Jogo do Silêncio)
Não foi o pior dia, mas foi "punk".
No fim do tempo eu estava detonadaça. Abaixei um pouco a cabeça...
- Prô, vc tá jogando?
- (Sem pensar) Tô.
Aí, a Paola colocou a mão na minha cabeça: era a minha vez de escolher.
Percebi que o grande barato era sentar na cadeira da professora. E escolher o próximo se tornou mais engraçado, depois que entrou a Bia e a amiga dela. Tinha todo um mise in cene.
E os 10 minutos finais passaram bem rapidinho!
...
Tenho lido para o 6I, todos os dias, um trechinho do Pequeno Príncipe... Sei que não é 100%, mas a turma está curtindo.
O vocabulário deles está bastante amplo. E cada vez menos preciso procurar palavras. Se torna muito mais fácil (e menos angustiante!) a comunicação.
- Professora, o que é "ASTRÔNOMO TURCO"???
- O que é Européia?
*Adoro responder estas perguntas!!!
Lucas e eu!!!
Mais uma do Face!!!
Hoje, dia 04 de Outubro, é o Dia das Pessoas Chatas.
Em comemoração, mande elas para bem longe, pra não dizer outra coisa, HAHAHAHAHA...
Se, mesmo assim, elas não pararem de ser chatas, mande-as pra a puta que pariu mesmo!!!
*Rsrsrrsrsrs... Adorei!
Não precisa implorar. É só pedir!!!
Rsrsrrsrsrrs...
O próximo DESAPEGUE! vai ser no dia 18/10/2011
...no Bar do Santa - R. Fidalga, 330 - V. Madalena.
E já que estamos na primavera, traga roupas coloridas e estampadas para renovar o guarda-roupas. A estação pede isso, não é mesmo?
Mais informações:
(11) 3891-0158
Bjos,
Equipe DESAPEGUE!
Gente lindíssima, eu só divulgo (repasso, aliás) o evento porque acho super bacana... Mas, descoladaço, foi só aquele do Dia dos Namos, que valia beijinho e tudo. Até onde sei, foi só aquele!!!
O ESPELHO DE GANDHI
Perfeito!!!
Para refletir e aplicarmos.
Grandes personagens disseram isso. E nós meros expectadores qdo vamos começar a pôr em prática?
Bjs
RITA
(http://ritaterapeuta.blogspot.com)
O caminho para a felicidade não é reto.
Existem curvas chamadas EQUÍVOCOS,
Existem semáforos chamados AMIGOS,
Luzes de cautela chamadas FAMÍLIA,
E tudo se consegue se tens: um estepe chamado DECISÃO,
Um motor poderoso chamado AMOR,
Um bom seguro chamado Fé,
Combustível abundante chamado PACIÊNCIA,
Mas, acima de tudo um motorista habilidoso chamado DEUS!
Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu: a Política, sem princípios; o Prazer, sem compromisso; a Riqueza, sem trabalho; a Sabedoria, sem caráter; os negócios, sem moral; a Ciência, sem humanidade; a Oração, sem caridade.
A vida me ensinou que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,
que todos me querem, se eu os quero,
que todos são ruins, se eu os odeio,
que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,
que há faces amargas, se eu sou amargo,
que o mundo está feliz, se eu estou feliz,
que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,
que as pessoas são gratas, se eu sou grato.
A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta. A atitude que eu tome perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.
"Quem quer ser amado, ame."
*Quer ser amado??? ME AME!!!
Rsrsrsrrsrsrrsrs...
Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro. Demonstre a sua.
Nas tarefas do bem, não aguarde colaboração. Colabore, por sua vez, antes de tudo.
"As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade."
*Ps: a minha educação independe da sua. Costumo ser bastante polida... Mas, não me provoque!
*Ps: a minha educação independe da sua. Costumo ser bastante polida... Mas, não me provoque!
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Obediencia...
Eu sempre quis ser obediente.
Achava lindo! Mas não havia motivo que me convencesse. E, quando obedecia, era por medo.
Achava lindo! Mas não havia motivo que me convencesse. E, quando obedecia, era por medo.
Não sei porque, sempre fui do contra. A certeza? Não era rebeldia! Eu contestava, argumentava e... Discordava, claro!
Aí, aprendi que querer NÃO é poder!!!
Aí, aprendi que querer NÃO é poder!!!
Mas, ontem achei que podia... E foi bom!
CONFIAR vem antes do obedecer.
*De repente, vc tenha o poder de me fazer obedecer...
*De repente, vc tenha o poder de me fazer obedecer...
Segunda-feira Filosófica, by Paulinho Soller
O pote de vida
Certa vez, o mestre pegou um pote de barro, chamou o seu discípulo e colocou algumas pedras, muito grandes, dentro do pote e perguntou ao discípulo:
- Está cheio? E o discípulo respondeu: - Sim.
O mestre pegou uma sacolinha cheia de pedregulhos, a virou dentro do pote e tornou a perguntar ao seu discípulo:
- E agora, o pote está cheio? O discípulo respondeu com firmeza: - Sim, mestre. Desta vez o pote está totalmente cheio.
O mestre então pegou uma lata de areia e a derramou dentro do pote, areia preencheu os espaços entre as pedras grandes e os pedregulhos...
Após o mestre encher o pote com a areia até o topo, o discípulo afoito disse:
- Pronto! Agora acabou mestre, não é possível colocar mais nada neste pote.
O mestre respondeu com um sorriso e virou um copo d'água dentro do pote de barro. A água encharcou e saturou a areia.
Depois disso, o mestre pegou um novo pote vazio e pediu que o discípulo repetisse a experiência, só que desta vez na ordem inversa dos elementos.
O discípulo começou colocando a água, depois areia, depois os pedregulhos e por último tentou colocar as pedras grandes, mas estas já não couberam no vaso, pois boa parte havia sido ocupada com coisas menores.
O mestre então se dirigiu ao discípulo e concluiu a lição:
- O pote de barro é a nossa vida. A nossa disponibilidade de tempo é o que cabe dentro do nosso pote.
As pedras grandes são as coisas realmente importantes da sua vida: seu relacionamento com Deus, com a família e amigos, seu crescimento espiritual e pessoal...
Se você der prioridade à isso, as demais coisas se ajustarão por si só: seus afazeres com a profissão, seus bens e direitos materiais, seu lazer e todas as demais coisas menores que completam a vida.
No entanto, se você preenche seu tempo com coisas pequenas, as realmente importantes nunca terão espaço em sua vida.
Muitas vezes perdemos a nossa saúde para ter mais dinheiro, para depois perder o dinheiro para ter mais saúde.
Adicionamos dias à extensão de nossas vidas, mas esquecemos de adicionar vida à extensão dos nossos dias.
Engolimos os fatos da vida da mesma forma que engolimos o alimento no horário de almoço.
Precisamos aprender a saborear a vida.
Viver é saber transformar os pequenos instantes em grandes momentos.
A felicidade não é um destino, é uma caminhada.
Caminhando pela vida entre as coisas que passam é que vamos aprendendo a abraçar as coisas que não passam.
Seja o dono do seu pote e o transforme em um pote de felicidade.
“Não são os grandes planos que dão certo, são os pequenos detalhes”
(Stephen Kanitz)
Bom dia!!!
Seja sempre o dono de seu pote, sua vida. Suas escolhas determinam suas prioridades, não só materiais, mas a necessidade da alma.
(...)
SALMO 6
[Salmo de Davi para o músico-mor em Neginote, sobre Seminite]
1. SENHOR, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
2. Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados.
3. Até a minha alma está perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?
4. Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; salva-me por tua benignidade.
5. Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
6. Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,
7. Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
8. Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqüidade; porque o SENHOR já ouviu a voz do meu pranto.
9. O SENHOR já ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração.
10. Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás {e} envergonhem-se num momento.
Boa Semana!
Paulo Soller
*Mais uma vez, Paulinho querido, muito obrigada!!!
Concurso publico em SCSul.
Tem link em algum post, mas de qualquer forma, no site do IMES tem todas as infos.
Bos sorte!!!
*Não sei se tô afins de prestar... Uê, qual o problema? Não quero o que todo mundo quer!!!
Bos sorte!!!
*Não sei se tô afins de prestar... Uê, qual o problema? Não quero o que todo mundo quer!!!
Hoje tinha alguém...
...num desespero pra falar comigo que... E eu nem levantei! Até, porque, sempre que eu levanto, é pra me arrepender: telemarketing; engano, etc... ("TAQUEU", POR QUE NÃO LIGA AGORA QUE TÔ ACORDADA???)
...
Estou em crise... Calma! De sinusite... Mas, é o suficiente pra me pirar o cabeção. Caramba! Há 3 anos eu não sabia o que era enxaqueca. Devo ter cara de louca! Percebo que as pessoas ficam me olhando... E claro que não adianta nada pressionar qualquer parte que seja do rosto ou da cabeça. Ok! Me rendo!!! Vou marcar um neuro... E esepro que ele nem vasculhe muito, pois, se procurar vai encontrar (ou perceber que falta) alguma coisa... Parafusos??? (risos).
...
"Y mi banda toca rock!!!"
Nem quis saber como foi a estada do Ray em SP, desta vez. Acho que passou! E, pode ser um bom sinal!!!
...
Seu Amadeu não está!!! Pelo visto, a estrutura do meu cenário não fica pronta até quarta...
Ensaio: fechar com Carina os playbacks... Hummm... Acabei de atentar para uma coisa... Rsrsrrsrsrrs... Que pode ser muito engraçada! Ou, não!!!
Enfim, problema meu!
Hoje é dia de rock, Bebê!!!
(Christiane, já "altinha", Torlone no dia da apresentação de Elton John, Rock in Rio)
Hoje fui ver André Christovan... Tocar???
Hoje fui ver André Christovan... Tocar???
Sim! Fui ver André Christovam tocar... E, mesmo sem saber, fui disposta a me permitir tocar.
Não sei bem o que vi: não foi um show, não foi um workshop... Creio ter presenciado uma relação de amor imensurável.
Me deixei levar... Não era a música... Não era o lugar... Não era a febre, que aliás, passou "assim"...
"O Mundo cabe num abraço"... E meus dedos não se encontraram um no outro... E como cabe!
E fui!!!
...
Ontem levei um tiro!
Era tão de mentira, mas tão de verdade...
...
Hoje recebi dois abraços! Reparando minha injustiça... O abraço do Lucas foi um dos melhores, tb!
Aliás, ele super me protegeu:
- Bel, fecha a porta!
- O Bel vai te queimar todinha...
- Eu já disse!!!
(Tô falando de um menino de 5 anos!)
*Aqui vale uma foto, que posto assim que descarregar a máquina.
...
Brincar... Ok! É a filosofia de trabalho da educação municipal de SP. Mas, desde sexta, fui surpreendida por brincadeiras:
As caixas que viraram "Casa Encantada"... Com direito a uma Casa Monstro! O Alessandro e o Maílson entrando nelas e eu me corroendo, porque não queria estragar nem a brincadeira e nem as caixas... Ops, casas. Eram minhas, tb!
A história de como o jogo de botão curou um coração destroçado... A aula de sábado, com minha parceira e mais nova amiga de infância Lusia... A declaração em off da Vanessa...
E hoje, né???!!!
...
Olha a febre amolecendo os miolos e meu coração de pedra!!!
Tô ficando emotiva! Ninguém merece!!!
sábado, 1 de outubro de 2011
Características das mulheres que mais traem no Brasil
Idade média: 33
39% são executivas
59% são casadas e têm pelo menos um filho
52% são casadas há sete anos ou mais
36% traem por vingança
67% preferem homens mais velhos (entre 40 e 50 anos)
Fonte: Site Ashleymadison.com
(Face do Silvio Alemão)
*Aos 33 eu estava fiel!
39% são executivas
59% são casadas e têm pelo menos um filho
52% são casadas há sete anos ou mais
36% traem por vingança
67% preferem homens mais velhos (entre 40 e 50 anos)
Fonte: Site Ashleymadison.com
(Face do Silvio Alemão)
*Aos 33 eu estava fiel!
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