Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quarta-feira, 4 de março de 2015

Pode, mas não tem...

Desejando um pedaço bem grande de bolo de chocolate super melecado de baba de moça... Porque hj eu posso tudo!



10 gemas
1 1/3 de xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 embalagem de leite de coco (200 ml)

Modo de Preparo
1. Separe as claras das gemas. Numa tigelinha separada, quebre um ovo de cada vez. Antes de adicionar a gema à tigela maior, onde o doce será preparado, verifique se o ovo está estragado. Repita o procedimento com todos os ovos. Este cuidado evita a contaminação dos demais ingredientes, caso um dos ovos não esteja bom. As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um suspiro ou um pudim de claras.

2. Passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira e reserve as gemas na tigela.

3. Numa panela pequena, dissolva a água com o açúcar, misturando com o dedo indicador (pode fazer assim que dá certo!). Leve ao fogo alto e deixe cozinhar, sem mexer, durante cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio: mergulhe e levante a colher, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.

4. Desligue o fogo e deixe esfriar por 5 minutos.

5. Misture o leite de coco. Junte as gemas, misture bem e volte a panela ao fogo baixo. Cozinhe sem parar de mexer, com uma espátula de silicone ou colher de pau, por 8 minutos ou até engrossar um pouco. Atenção: durante este processo, caso o creme começar a grudar no fundo da panela, retire do fogo, mexa vigorosamente para resfriar e volte a panela ao fogo. Repita quantas vezes for necessário para evitar a formação de grumos. Lembre-se de que ao esfriar o creme engrossa bastante - ele deve sair do fogo com uma consistência de mingau.

6. Transfira a baba de moça para uma tigela, cubra com um filme, deixando em contato com o creme - isto evita a formação de uma película endurecida. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário