Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Minha primeira cirurgia

A artrodese é um procedimento realizado para causar fusão óssea em uma articulação, causando sua imobilidade. A artrodese da coluna é um método de tratamento cirúrgico das doenças da coluna vertebral que causam instabilidade. Portanto ao realizar o procedimento causa-se a estabilidade da coluna através da imobilidade de algum(ns) de seu(s) segmento(s). Em geral, 2 a 3 segmentos da coluna podem ser artrodesados (fixados, fundidos) sem que haja prejuizo significativo da movimentação global da coluna, pois os segmentos sadios dão conta de realizar os movimentos mais importantes da coluna. Pacientes com dor ou sintomas neurológicos, que não melhoram com o tratamento conservador podem ter indicação de artrodese.

(Pesquisa Google)

E eu que jurava que era discectomia? Recebi a fatídica notícia no retorno de dezembro de que havia sido submetida a uma laminectomia + discectomia com artrodese não instrumentada. Sem preguinhos e parafusos recebi um enxerto ósseo. E eu linda (sim, linda!) e loira, por aí!

11 meses de dor intensa e algumas perdas de movimento dos membros inferiores, depois, e fiz a cirurgia no dia 09 de setembro. Acordei da anestesia geral completamente sem dor e chorando copiosamente por esse motivo. Claro que nesses 4 meses posteriores tive dor (suportável), tive medo de ter zuado tudo, pois fiz movimentos indevidos, escorreguei, fiz trilha fodida de médio impacto, dormi tudo errado. Ainda tenho muitas limitações, mas tô andando. Tenho passado por diversas medicinas em busca da cura... MAS, TÔ ANDANDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário