Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

segunda-feira, 21 de abril de 2014

O poder da gratidão

Observamos no dia-a-dia em nós mesmos e em outras pessoas, uma tendência em enxergar e valorizar as coisas negativas e deixar de lado as coisas boas que acontecem.

Isso tem uma raiz profunda, inconsciente que eu vou explicar nesse texto mais adiante.

Conheço uma pessoa que passou o final de semana em um hotel maravilhoso, estava tudo ótimo mas... Tinha um garçom que não era simpático e houve um serviço que não foi prestado satisfatoriamente. O resultado é que essa pessoa falava mais desses pequenos detalhes que não foram bem, do que dos 95% que foram uma maravilha. Ou seja, 80% da conversa era sobre 5% dos fatores que foram negativos.

Tive uma cliente que estava em busca de um emprego para ter a sua  independência financeira com relação ao marido. Ela se sentia infeliz e reclamava do quanto era difícil arranjar um trabalho. Finalmente conseguiu ser contratada. Mas quando recebeu seu primeiro pagamento começou a se queixar que o salário era baixo, que as colegas faziam fofoca, e etc...

Não é estranho? Ao invés de se sentir feliz por que recebeu o primeiro salário (antes não ganhava nada), ficou triste porque era pouco.

Eu lembro que eu tinha um padrão parecido quando deixei a firma de engenharia e me tornei terapeuta. No começo, como seria de esperar, eu tinha poucos clientes. E sempre que eu recebia um pagamento de algum atendimento que eu fazia, ao invés de ficar feliz, eu acabava ficando triste porque sabia que aquele valor não daria para ter a vida que eu queria.

Quando nos sentimos insatisfeitos com o que recebemos ou com o que já temos, as consequências negativas são muito óbvias.

Deixamos de crescer pois o desânimo tomará conta de nós, influenciando nossas ações, e a tendência é que nós fiquemos estagnados. A ingratidão acaba atraindo mais das coisas negativas que você não deseja. E não somente na parte material.
Nos relacionamentos também. Quanto mais você reclama do comportamento de alguém, maior será a tendência de você atrair aquele tipo de comportamento.

Você já tentou mudar alguém através da critica? Funcionou? É muito raro que dê resultado... Quando você foca no elogio e na gratidão pelo o que as pessoas tem de bom, a tendência é que você reforce e atraia mais daqueles comportamentos positivos.

Observe como funciona o mecanismo da gratidão.
Uns dias atrás levei uns abacates do quintal da minha casa para uma amiga. Ela ficou bem feliz e agradecida com este pequeno presente. Em outro momento, falando comigo ao telefone, comentou que os abacates estavam deliciosos, que todos em casa gostaram e mais uma vez agradeceu.

Como ia encontrá-la novamente, imediatamente lembrei de levar mais abacates pra ela. E dessa vez foi uma sacola maior. Dá uma satisfação em dar algo pra alguém que se sente grato.
O fato dela ter expressado a gratidão fez com que ela recebesse mais.
Imagine se a reação dela tivesse sido assim "Eu não gosto muito de abacate. Esses abacates são pequenos. Abacate engorda". O que eu teria feito? Certamente, não levaria mais nenhum pra ela. E se ela apenas tivesse dito um "obrigado" meio sem graça? Provavelmente eu não lembraria de levar mais pra ela.

O mesmo acontece na relação entre você e o Universo. Quando você se sente grato pelo que tem e pelas coisas que recebe, a tendência é que você receba mais e que haja uma expansão.
Mas quando você reclama pra a vida da sua casa, do seu relacionamento, do emprego, do salário ou seja lá o que for, a tendência é que você fique estagnado naquilo.
O Universo fica satisfeito em dar mais coisas boas quando você agradece, assim como você ficaria se recebesse o agradecimento sincero de alguém.

O padrão da reclamação tem uma raiz inconsciente... Quando somos bebês, a nossa única forma de pedir é mostrando a nossa insatisfação. O bebê chora, ou seja, reclama que algo está incomodando, e a mãe tem que dar um jeito de descobrir o que ele quer e satisfazer suas necessidades.

Só que depois nós crescemos, mas acabamos por ficar presos inconscientemente a essa forma infantil de pedir através da reclamação.

Uma crença sabotadora é a de que se eu agradecer pelo que tenho, é como se estivesse me conformando com aquilo e dessa forma não vou ter nada melhor. Essa é uma visão infantil.
É o bebê que chora até conseguir o que quer. O que essa crença pressupõe é que, se eu reclamar bastante do que eu tenho, vou ganhar algo melhor; o que não faz o menor sentido.

Você pode se sentir grato pelo que tem, e ainda assim pode desejar, e sentir que merece algo melhor. Não há qualquer incompatibilidade. Sentir gratidão pelo que se tem neste momento vai abrir os caminhos pra que você tenha coisas melhores, cada vez mais.

Eu gosto sempre de fazer agradecimentos as pessoas da minha audiência, e é incrível o retorno que eu tenho quando faço isso, recebo muitas mensagens.
Mas hoje eu quero aproveitar para fazer um agradecimento especial a uma pessoa que vem me ajudando a divulgar a EFT no Brasil. Aprendi com ele a fazer um trabalho infinitamente mais eficiente. E o trabalho dele, do Erico Rocha, é fazer as pessoas se tornarem mais eficientes em espalhar a sua missão em qualquer área que seja através do que ele ensina. Ele é um grande professor.

Mas eu percebo que ele tem um carinho especial pela EFT e por divulgar coisas ligadas ao desenvolvimento pessoal, e isso contribuiu ainda mais para expandir a EFT. E eu creio que ele faz isso por que ele mesmo já foi muito ajudado pela busca do autoconhecimento e cursos nessa área, inclusive vem se beneficiando bastante da EFT depois que eu apresentei a técnica pra ele.

>>Acesso ao Video Neste Link<<

Hoje em dia eu procuro deixar depoimentos e agradecimentos para as pessoas que me ajudaram de alguma forma. E sabe qual é o resultado disso? Essas pessoas acabam tendo ainda mais prazer de ajudar. E, eu acabo atraindo mais pessoas e situações que contribuem positivamente pra minha vida de alguma forma.

Abraços,
André Lima
Rua 24 de junho 258 encruzilhada
52030-100 Recife
 
*Para pensar! 
Quanto a prática, tenho experimentado, não com frequência, porém o resultado, posso dizer faz-se visível imediatamente..

Nenhum comentário:

Postar um comentário