Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 12 de julho de 2009

GENEROSIDADE

Um dia um rapaz me disse que gostaria de ser meu namorado porque eu o "colocava pra cima". Lembrei-me disso porque, enquanto zapeava nos canais da tv, me chamou a atenção um desses programas de papo-cabeça.
Elogiar alguém é o princípio da generosidade. Creio que as pessoas tem que saber o que elas são e o que elas causam nas outras pessoas. Informações não podem ser sonegadas!
Lembro-me, também, de conversa com uma pessoa, que hoje é bastante importante para mim por ser o "desdobramento" de outra, que eu posso dizer que amo... Falou-me sobre superioridade/inferioridade entre pessoas num relacionamento.
Eu creio que, quando nos relacionamos com alguém, buscamos estar bem e penso que o elogio é incondicional.
Gosto quando dizem da minha beleza. É bom! Acho que a beleza é o espelho da alma e o ser bonita vai além dos padrões impostos pela mídia. Eu me reconheço como uma mulher bonita. Sou, sim, bastante vaidosa, embora reconheça que meu bom gosto é um tanto... "diferenciado". Me sinto bonita quando estou muito bem, mas, às vezes, me faço bonita por fora para me melhorar por dentro.
Mas, não é desse elogio que estou falando. Essa coisa de incendiar a fé da pessoa nela mesma; de fazê-la enxergar o quanto ela é importante, o seu potencial... O "jogar pra cima", mesmo!
Às vezes constato a disputa entre casais. Não que a disputa seja algo errado, mas entre casais, não acho nada saudável.
O elogio pode ser uma forma de dominação, sim, mas sempre espero a forma singela.
O ser humano é movido a elogio? Se é movido, eu não sei, mas que eleva a autoestima, ah, isso, sim. E uma pessoa que se estima, com certeza, vai muito além.
Escrevo porque estou pensando agora nas relações que vivo: de amizade, familiar, namoro... Questiono atitudes e palavras, pecebo as diversidades.
O que é generosidade?
Por que buscamos certas relações?
Por que atraímos certas relações?
... (as reticências sinalizam que vou pensar mais à respeito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário