Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Temperamento impulsivo

“Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma ideia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.
Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.”

(...) Mas já vi muita coisa no mundo. Uma delas, e não das menos dolorosas, é ter visto bocas se abrirem para dizer ou talvez apenas balbuciar, e simplesmente não conseguirem. Então eu quereria às vezes dizer o que elas não puderam falar (...)
 
De Aprendendo a Viver, Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004. 
 
*E conseguiu, Clarice!
 Muitas vezes acho nas tuas palavras a exata tradução dos meus sentimentos, emoções, afetos... para os quais meu vocabulário torna-se raso.
Tem alguns dias que penso no que já devia estar pensado, resolvido e concluído nem sei mais quando.
 
"Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei."
 






 
 
Então, a única coisa que peço hoje da/pra vida é que ela me seja (ou continue sendo, sei lá) generosa. 
Se em algum momento a ignorância realmente protege, sou grata por acreditar que algumas verdades são inquestionavelmente únicas; pela possibilidade de ter no guarda roupas várias personagens e poder despir-me delas todos os dias. Sou grata por ter mais sorte que juízo; por ter amigas; pela capacidade de abstrair-me/abster-me, entrar em modo de espera/ tela de descanso, por cair o disjuntor antes 'de'... Porque a diferença entre 41 e 14 é mínima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário