Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sábado, 30 de abril de 2016

Muito barulho por nada... (Tìtulo de peça teatral de Shakespeare)

http://amenteemaravilhosa.com.br/quando-faco-muito-barulho-estou-vazio/


Sabe aquelas pessoas que sempre se destacam dos demais e querem sempre chamar a atenção de todos? Parecem muito especiais e fazem muito barulho, é verdade. O que você não percebeu é que, por dentro, elas estão vazias. Todos nós, quando fazemos muito barulho, na realidade estamos sentindo um grande vazio interior.

Pessoas vazias são aquelas que não sabem ouvir o outro, como se todo o sistema de informações externas fossem meras interferências carentes de significados. Além disso, estão sempre cercadas de muitas pessoas, o que nos dá a impressão de que são muito sociáveis, mas o seu único objetivo é escapar da solidão.


Quando fazemos muito barulho, acreditamos que ninguém notará nossa insegurança. Uma insegurança que talvez você negue a si mesmo, porque não quer enxergá-la, mas mesmo assim ela existe dentro de você.

Você já teve problemas de autoestima? Como lidou com isso? Muitas vezes as pessoas inseguras e com baixa autoestima fazem muito barulho para disfarçar o seu vazio interior e para que a sua atenção não se volte para os seus problemas internos.

A decisão de relativizar a realidade nem sempre é uma má ideia, desde que estejamos cientes disso. Isto pode nos trazer um alívio passageiro e enganoso, mas pode transformar-se em um grande problema se for utilizado de forma sistemática e continuamente ao longo do tempo.

Você já se surpreendeu falando demais, interrompendo os outros e querendo ser o centro das atenções? Por que não olhou para dentro de si mesmo? Dá medo, é assustador perceber que não somos tão fortes quanto aparentamos ser, é assustador perceber que somos frágeis. A imagem que mostramos para o mundo nunca será real se não nos curarmos por dentro.

Todos nós já sentimos esse vazio e essa fragilidade em algum momento. O importante é não tentar preencher esse vazio de qualquer forma, e sim aceitá-lo para encontrar a solução.


...

Existem pessoas que têm medo de ser humildes porque acreditam que dessa forma passarão despercebidas. Se o seu medo é esse, está equivocado. Provavelmente você é uma pessoa insegura, tem algum problema de autoestima, ou já passou por alguma experiência dolorosa e esta é a sua maneira de enfrentar a dor que sofreu.


Nós confundimos a humildade com a simplicidade, quando na realidade é a simplicidade dentro da grandeza. Dentro da humildade está a capacidade de saber ouvir, ser maduro e empático com os outros. Embora tudo isso não se destaque como quando você fazia muito barulho, pelo menos você não estará vazio.


Mergulhar no seu vazio interior pode ser muito doloroso, mas é necessário. Você não conseguirá ser feliz se não resolver os seus problemas internos. Chegou a hora de vasculhar esse lugar onde guardou tudo o que lhe causa sofrimento. Enfrente os problemas e tire esse peso dos seus ombros.

Quando estiver consciente de tudo isso e disposto a crescer, compreenderá que não é necessário fazer barulho, porque isso não resolve o seu problema, apenas disfarça.

* Relativizar a realidade... Conheço esse lugar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário