Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sábado, 30 de abril de 2016

Os aprendizados mais significativos aprendi na vida.


Não menosprezo o acadêmico, pelo contrário, gostaria de reverenciar alguns mestres e doutores por terem chegado aonde chegaram e o faria se eles fossem mais humildes.
Agora tem aquel@s que engolem livros e são capazes de dar conta de um fichamento, com parágrafo e página, se bobear, dão até a nota de rodapé, numa conversa (vazia!). Isso é aprendizado? 
Lembrei-me daquele recorte de 'Gota d´àgua'. Descreve bem uma pessoa do tipo vazia.

ACHEI PELO GOOGLE AQUI NO BLOG, mesmo (RISOS). Vai, aperta o play, e trave este diálogo comigo. Ps: o tapa na cara é cênico, vá de boa!



 
...
 
(Jasão entra)

JASÃO — Joana... (Tempo) 

JOANA — Fala baixo que os meninos tão dormindo... 

JASÃO — E você, como é que vai?... 

JOANA — Ah, eu vou bem, vou muito bem, Jasão!... 

JASÃO — Você remoçou um bocado... Emagreceu... Ficou mais bonita... Parece uma menina... 

JOANA — Você veio só debochar, Jasão, ou tem coisa séria pra dizer... 

JASÃO — Joana, me escuta você assim bonita, ainda moça, enxuta, pode encontrar uma pessoa... Quer dizer, você pode tranqüilamente refazer a vida... 

JOANA — Sei... E o que mais?... 

JASÃO — Como, o que mais? Responde ao que eu tô falando... 

JOANA — Me fode co'a vida e inda vem tripudiar? Vai dar conselho à puta que o pariu!

JASÃO — Escuta mulher, sabe que eu gosto de ti? Gosto muito, você sempre é meu bem-querer, sempre. E nunca mais eu vou poder esquecer você, esquecer o que você fez por mim... 

JOANA — 'Cê gosta da filha do Creonte, Jasão? 

JASÃO — Não quero falar nisso agora... 

JOANA — Responde duma vez, homem, toma coragem. Você gosta, mesmo, da moça?... 

JASÃO — (Gritando) Mulher, pára. Deixa eu falar... Cedo ou tarde a gente ia ter que separar. Quando eu te conheci, tava pra completar vinte anos, não foi? Você era bem conservada, a carroceria, bom molejo e a bateria carregada de desejo. Então não queria saber de idade, e nem quero saber, porque pra mim o amor não vê documento, nem certidão. Só que dez anos se passaram desde então, e a diferença, que mal nem se via, a bosta do tempo só fez aumentar. 

JOANA — Jasão, pega a tua mocidade e enfia... 

JASÃO — Joana, você tem que se acalmar, começar uma vida... 

JOANA — Que vida eu tenho pra começar?... 

JASÃO — (Gritando:) Deixa eu falar, pô... É que, se quisesse, você inda tinha muito pra dar... 

JOANA — Se tivesse o que dar, Jasão, você não ia perder a ocasião de me sugar até o bagaço 

JASÃO — Ai, meu saco, cacete, pô... Presta atenção ao que diz! Não me venha com provocação. 

JOANA — Pois bem, você vai escutar as contas que eu vou lhe fazer: te conheci moleque, frouxo, perna bamba. As marcas do homem, uma a uma, Jasão, tu tirou todas de mim. O primeiro prato, o primeiro aplauso, a primeira inspiração. E assim que bateu o primeiro pé-de-vento, assim que despontou um segundo horizonte, lá se foi meu homem-orgulho, minha obra completa, lá se foi pro acervo de Creonte... 

JASÃO — Mulher, pára... 

JOANA — Digo porque é verdade... 

JASÃO — Eu lhe quebro essa cara! 

JOANA — O quê? Quebra não!... 

JASÃO — Eu lhe quebro a cara inteira, porra... 

JOANA — Pra mim, Cacetão, que ao menos não nega ser gigolô, tem muito mais valor... 

JASÃO — Não diz isso de mim, mulher... 

JOANA — Não digo? Digo sim: gigolô!... (Jasão dá um tapa em Joana, que cai.) 

...

JASÃO - Dei-lhe dez anos. Na fase em que tudo que é mulher já está servindo de escora pra guerreiro cansado e barrigudo, você tinha um homem novo ao seu lado, renovando pr'ocê a sensação de que uma vida tinha começado. Quanto vale?... 

JOANA — Vale nada, Jasão. Amor com prazo fixo vale nada. Eu achei que você estava ao meu lado. Mas, foi sentir o sabor de uma ambição, que assim, da noite pro dia, eu deixei de te satisfazer... 

JASÃO — Não foi por isso que eu me separei.

JOANA — Então, não foi... 

JASÃO — Foi, você tem razão.

JOANA —Você é um submisso. Creonte manda: Jasão, vai dar cabo de tua mulher e teus filhos. Bota eles na rua. Jasão bota o rabo entre as pernas e vem... 

JASÃO — Sua idiota, você não fala assim... 

JOANA — Quer me bater? Vem!... 

JASÃO — Não me atormenta a vida, mulher 

JOANA — Então tenha a coragem de dizer: por que você me deixou?... 

JASÃO — Você é viagem sem volta, Joana. Agora eu vou contar pra você, sem rancor, sem sacanagem, por que é que eu tinha que te abandonar. Você tem uma ânsia, um apetite que me esgota. Ninguém pode viver tendo que se empenhar até o limite de suas forças, sempre, pra fazer qualquer coisa. É no amor, é no trabalho, é na conversa, você me exigia inteiro, intenso, pra tudo, caralho... Foi por isso mesmo que eu te amei tanto, porque, Joana, você é um inferno Mas agora eu quero refresco, calma, o que contigo nunca consegui, nunca, nem um minuto. Já com Alma é diferente, relaxei, perdi a ansiedade, ela fica ao lado, quieta e a vida passa sem moer a gente.


(Gota d'água - Chico Buarque e Paulo Pontes)
 
Clap, clap, clap...
 
Agora vamos encher nossos vazios sacos de farinha com literatura questionável. Faz um bem danado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário