Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sexta-feira, 7 de abril de 2017

A VIDA DEVOLVE EM DOBRO – AS COISAS BOAS E AS COISAS RUINS - Valter Jeronimo • 5 de maio de 2015

Parece brincadeira, mas não é. A lei do universo é simples: ação e reação. Quem nunca ouviu falar que o mundo dá voltas? Ou que coisas boas atraem coisas boas e coisas ruins atraem coisas ruins? Não importa a sua religião ou credo, o universo retribui.

Encontrar uma carteira cheia de dinheiro na rua? Acontece. Devolver? Nem sempre. E quem devolve? É bobo. “Se você perder a sua, ninguém te devolverá”, eles dizem. “Todo mundo pega, todo mundo rouba, todo mundo é esperto”. Calma lá, amigo, eu não sou ‘todo mundo’. A vida devolve em dobro.

Nunca utilize as pessoas como meio, mas sempre como fim em si mesmo. Isso é Kant. E é Deus, Oxalá, é a ciência, é ateísmo. Não importa de onde você tira esse conceito. A paz de espírito só existe se você estiver bem com você e com o outro. Ninguém aqui é uma ilha.

A vida, meu amigo, devolve cada centavo. Mas, nem por isso você deve esperar sentado a retribuição pelas suas boas ações. Se você está nessa vibe, melhor mudar de perspectiva. Sem motivos, sem objetivos futuros. Amar sem compromisso. Ame, inclusive, os teus inimigos.

Falta amor por aí. Faltam boas ações e sobra intolerância. O universo devolve em dobro. E pagamos também pelos erros dos outros. Afinal de contas, somos uma comunidade. Estamos juntos nesse planetinha azul. Mais amor, menos guerra, inveja e ódio. Paz nos corações.

___


...

Este texto caiu como uma luva. Há alguns dias que eu gostaria de falar sobre este tema, na verdade fazer um mea culpa.

Há alguns dias, eu estava na manifestação de professores (à propósito, FORA, TEMER!), quieta, discreta e eis que sou encontrada por duas docentes queridíssimas com quem trabalhei há alguns anos. Hj cada uma está numa escola, mas elas mantém contato entre si e com outras colegas, tb. 

Soube de uma colega, que já foi amiga... "- Ela tá mal, psiquiatria..." Respirei profundamente pra ouvir meu coração, tive um lampejo de pena... "- Miga, ela tá colhendo o que plantou." 
Passadas algumas horas bateu o arrependimento do que disse, pois a pedida é calar-me. Constatar um fato não é falar mal, mas, tem coisas que, sei lá, melhor fiquem pra gente, mesmo.

Todos somos luz e sombra, mas não se pode viver utilizando a inteligência para, ao descobrir, tripudiar da fragilidade do outro... Ainda menos quando esse 'outro' se trata de alguém que te acolhe.

Sejamos tudo, sejamos muito. É importante sermos o que somos e domar esse ser 'inferior', antes que este nos domine, é, tb, por isso que estamos aqui.

Emanando amor e luz para ela e para todos que por aqui passarem.
E que o Universo seja generoso com nossas faltas e excessos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário