Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Ensaiando para guardar, desmontar, devolver...

 Foto
 
Guarde os livros... E que eles possam, logo menos, estar no palco principal, e não guardadinhos.
Muito muito muito obrigada!!! *Com amor!
 
 Foto: Viva a “Satyrianas”: 78 horas de atrações gratuitas na Praça Roosevelt http://catr.ac/p525430 -#SP 

Foto: Kaue Zilli
 
"...sendo que a chama permanece acesa, certo??? Essa tocha é a mola para o novo impulso. Uma parada é só pra refazer a respiração, sem a qual nada sobrevive. Respire e sorria: aumenta a endorfina!" (Rosa Guimarães)

 
*PORQUE O MEU QUINTAL É A RUA... O MUNDO!!!

...

http://www.satyrianas.com.br/onibus-m364/

O M364 é um coletivo de artistas itinerante que utiliza um ônibus como moradia de alguns membros e palco de suas apresentações. O ônibus em si pode ser considerado uma instalação, do artista Loro Verz.


Quinta-feira, 14 de Novembro
 
20h – Jantar Performático 
Instalação performática – um jantar comemorativo que será realizado na parte superior (teto) do ônibus, numa mistura de ficção e realidade. 
Com Steves Hiandrey e convidados. Duração: 2 horas.

23h – Faca que não Corta 
Monólogo em que uma noiva, prestes a realizar seu maior sonho, que é o casamento, divide com o publico suas angustias e devaneios. Exercício cênico realizado pela atriz Izabel Lima, a partir das oficinas culturais, na Fundação Casa e de fragmentos literários de textos de Carlos Drummond de Andrade e do poema Os Três Mal-Amados, de João Cabral de Melo. 
Direção e elenco: Izabel Lima. 
Duração: 40 minutos.


Sexta-feira, 15 de Novembro

20h – Historias Que Sua Mãe (NÃO!) Contou 
Contação de historias - um espaço delimitado, em frente ao ônibus, será estendido um tapete com diversos títulos da literatura, numa abordagem individual e intimista, oferecendo leituras de diferentes gêneros literários: histórias, contos, poesia, poemas, crônicas, etc... O título deverá ser escolhido pelo ouvinte. Será facultativo ao ouvinte ouvir a historia inteira, ou interrompe-la à seu gosto. Neste momento fica aberto para devolutivas, caso a pessoa queira relatar algo.
Direção e elenco: Eliana Bach. 
Livre.


Sábado, 16 de Novembro

17h – Historias Bem Contadas ou O Sumiço do Joãozinho 
Leitura dramática – Professora, ao acordar atrasada para mais um dia de trabalho, tropeça, bate a cabeça e se depara com algo incrível: encolheu! Neste novo momento, encontra-se com uma das bonecas de sua infância, provocadora de tal façanha. Juntas elas irão redescobrir o valor da amizade, por meio de brincadeiras e de histórias, que levam a professora a resgatar o prazer de estar com crianças. 
Texto e direção: Cia dos Clownstrofóbicos. 
Elenco: Eliana Bach e Carina Gotardelo. 
Duração: 40 minutos. 
Livre.

22h – Na Garagem 
Bailinho dos anos 80 e 90 – performance interativa que resgata os bailinhos dos anos 80 e 90 realizados nas garagens, com muita música romântica e uma vassoura proporcionando a troca de casais. A nostalgia estará solta no ar. 
Criação e elenco: Coletivo M364. 
Participação do publico em geral.

23h - PLÁG!US
Edições, reedições, leituras, releituras. A partir de elementos do filme FOR FAKE, de Orson Welles. O PROJETO PLÁG!US defende a cultura da cópia com autenticidade. Tendo a música como fio condutor, os artistas transitam em gêneros musicais variados agregando elementos do teatro e da cultura urbana. 
Direção e elenco: Izabel Lima e Valter Nu. 
Duração: 40 minutos.

 
Domingo, 17 de Novembro

18h – Historias Que Sua Mãe (não!) Contou 
Intervenção - a atriz Eliana Bach – Rosa vai percorrer todo o espaço do abrangido pelo festival e será feita uma abordagem individual e intimista, oferecendo leituras de diferentes gêneros literários, historias, contos, poesia, poemas, crônica, etc… O titulo devera ser escolhido pelo ouvinte. Será facultativo ao ouvinte ouvir toda a historia. Neste momento fica aberto para devolutivas, caso a pessoa queira relatar algo. 
Direção e Elenco: Eliana Bach.

20h – Luxúria 
Leitura dramática com Eliana Bach. A atriz vive a história de uma mulher presa ao passado, que através de um monólogo ora cômico, ora dramático, caminha para desvendar o que mais lhe atormenta. A personagem conta fatos da sua infância até os dias de hoje e expõe sua vida, numa trajetória de luxúria e decisões trágicas, discorrendo sobre seus desejos, prazeres e remorsos. 
Direção: Tadeu Loppara. 
Duração: 40 minutos.

http://www.satyrianas.com.br/sexta-feira/
*20h Historias que sua mãe (não!) contou – Ônibus M364 – Praça Roosevelt

http://www.satyrianas.com.br/sabado/
*17h Historias Bem Contadas ou O Sumiço do Joãozinho – Ônibus M364 – Praça Roosevelt

http://www.satyrianas.com.br/domingo/
*18h Historias que sua mãe (não!) contou – Ônibus M364 – Praça Roosevelt
*20h Luxúria – Ônibus M364 – Praça Roosevelt
 
...
 
COMUNICADO:
 
Apesar de termos sido selecionados e de constarmos na programação virtual e impressa do festival As Satyrianas, infelizmente a produção do evento só conseguiu da CET, às 14h da quarta, 13, uma autorização verbal para que o Ônibus M364, ao qual todas as minhas ações estão vinculadas, estacione na Praça Roosevelt, nos dias das nossas apresentações. Infelizmente, nos dias de hoje 'o que não foi escrito não foi dito' e, os meninos (artistas) que MORAM no ônibus, não podiam (e nem deviam!) se arriscar, já que, segundo eles, a organização do festival não se mostrou clara em interceder por eles em caso complicações.
Portanto, foi decidido pelos grupos e Cias que fazem parte deste Coletivo, que não nos apresentaremos.
A produção do festival se pronunciou por volta de 1h30pm de quinta feira, comunicando que a autorização da CET havia saído naquele momento, porém a decisão do M364 foi, a de, realmente, manter sua decisão.
 
Nem me estendo em dizer dos meus sentimentos! 
Eu trabalhei como se a autorização já estivesse em mãos, na certeza de que sairia. Porém, infelizmente, não há Ciência que comprove a intuição.
 
Mas, outras coisinhas, referentes à mecânica do ônibus, nos pegaram de surpresa e, se é que me entendem "a força da grana que ergue e destrói coisas belas..." Faltou!!!
   
Só quero AGRADECER de coração à vcs que me ajudaram emprestando e me presenteando com livros; às garotas que estavam animadas com as mediações; ao Bruno pelo 'corre louco'; a Laura que doou a mantinha e a Lila que emprestou aquela tenda show, a Rany, que tentaria disponibilizar um fotógrafo bacana pra termos registros bacanas... à Carina, pela disponibilidade, pelos momentos ímpares de criação. Tadeu, não será desta vez! 
Às minhas irmãs que estavam por mim, do meu lado de lá... Mas, são necessárias do meu lado de cá!
 
Pois muito bem: a vida continua e meus processos e experimentos, tb.
 O texto do infantil agora tá lindo. Na minha opinião, perfeito! E, assim que passar o cansaço de toda correria louca, vou armar uma AÇÃO BEM BACANA e, quem sabe, fechar o meu ano pessoal com 12 horas ininterruptas de ARTES??? E quero todo mundo comigo, no 'palco', nos bastidores ou na plateia. E vai ser lindo!!!
Quem me conhece, sabe do que sou capaz!!! Rsrsrsrsrrsrsrs... (esqueçam o ovo, as torradas, a salsicha na panela de pressão... Ah, o frango com laranja e limão deu super certo! E acertei o ponto do arroz!!!)



Agora já não posso mais me permitir vencer pelo cansaço e/ou pela falta de fé. Os deuses do Teatro fazem sofrer, mas não abandonam! 
 
'Bora lá, que a vida real me chama!
É isso, seres! Muita, muita, muita GRATIDÃO!!!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário