Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Cardiomiopatia de Takotsubo, ou síndrome do coração partido

Estima-se que entre 1 e 2% das mulheres diagnosticadas com ataque cardíaco sofrem, na verdade, de síndrome do coração partido. É uma doença que pode ser perfeitamente visualizada nos exames de diagnóstico, porque o coração fica temporariamente deformado do seu lado esquerdo. É a marca evidente desse instante onde o estresse se torna prejudicial no organismo e molda em nossos próprios órgãos, como bom artesão, a marca da dor.

Os hormônios protegem – até certo ponto – o coração das mulheres durante grande parte de suas vidas, tornando-as mais resistentes. Mas não invulneráveis. Contudo, a partir da menopausa esta pequena barreira defensiva cai e o coração começa a ser menos resistente ao estresse, à ansiedade

Muitos destes inimigos silenciosamente instaurados nas nossas mentes e corpos vão enfraquecendo o tecido emocional. Até que um dia, basta uma decepção ou uma má notícia para que esse tecido se rasgue completamente. De repente ocorre a liberação de grandes doses de catecolaminas, substâncias semelhantes à adrenalina. A frequência cardíaca dispara até provocar um pequeno dano no músculo cardíaco. Uma deformação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário