Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Folhetim - Mulheres empoderadas, no século dezenove, ou "...Eu tb achei que eu seria Capitu... pelo benefício da dúvida quanto às traições, hahahaha..."


Senhora é um romance urbano do escritor brasileiro José de Alencar, publicado em 1874, na forma de folhetim.

O final feliz é a ultima parte do desenvolvimento do romance – agora em clave de maior densidade psicológica – o conflito entre o amor e o interesse.


Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, depois de perder seu irmão apaixonou -se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfaz a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber.

Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente. Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento.

Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando fica muito feliz, pois, na verdade, nunca deixou de amá-la. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter.

Aurélia Camargo (Senhora) - Uma mulher diferente de todas as outras que naquela época viviam. Destacava-se pela sua beleza e pela sua maneira de agir e de pensar. Opunha-se a algumas regras determinadas pela sociedade que não lhe agradavam. Aurélia a todos pode dominar e tem tudo o que quer ter. Era educada, delicada, corajosa, elegante, informada, inteligente, experiente. Era com certeza, alguém que nasceu para a riqueza e para a alta sociedade, e talvez, a característica que consideramos a mais importante, que pode ser a explicação de seu sucesso no domínio das pessoas: a sua frieza e seu estimável auto-controle.

Fernando Seixas - Uma importante característica de Seixas é o enorme contraste entre a sua vida social que levava na alta sociedade e a que tinha em casa com sua família. Seixas era um homem de classe, que possui bens caríssimos, só disponíveis às pessoas da mais alta sociedade. Fernando era fino, nobre, elegante, educado e extremamente inteligente. Era um moço extremamente jovem e carinhoso, sabia perfeitamente como tratar as irmãs (que o bajulavam a toda hora e brigavam ciumentas por ele). Vale também dizer que Fernando possuía uma barba castanha e um bigode muito elegante.

(Fonte: Wikipedia)

...



Louca sim, mas louca do amor! Assim como a Aurélia do livro de José de Alencar, Senhora, para você não há limites para o amor. Você é forte o suficiente para continuar amando após uma decepção, mas isso não quer dizer que você esqueceu, rsrsr.

PT.QUIZUR.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário