Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Inocência romântica - nem todo mundo é tão legal

Havia algo que ia bem além do contraditório natural. Uma fala articulada, um lampejo de sabedoria, mas frágil, de quem muito gostaria, mas pouco pode. Muito peso pra pouca medida, muito risco pra pouca ação; muita fala, poucos acertos.

...

A amiga insistiu para que eu lesse Abusado, do Barcellos (que fala das 'personagens' do Morro da Dona Marta, dominantes nos 80 e 90), emprestou, inclusive. Não porque o Rio seja meu (sim, e é!), ou porque eu goste de certos tipos de escrita, ou, ou, ou... Ela mesma não sabia justificar com palavras. Raramente recuso livros!
Num primeiro momento, a leitura, apesar de envolvente, buscava um outro tipo de estação do ano. Leitura sombria. Continuei a ler, pois é minha cara descer até a última das possibilidades.

Esbarrei naquele momento em que a intuição disse, "- Não vá!" Obviamente, que não obedeci. Fui, só pra ter certeza de que o que é escrito 'da boca pra fora' significa "cuidado, frágil".

ESQUECE TUDO O QUE VC APRENDEU DE SER HUMANO, ELIANA! É a frase que me ocorre, no momento, eis a conclusão.

Há algo mais para aprender a lidar, a partir de agora. Descrente dos maniqueísmos, entender o lado errado do que é certo já era um exercício diário, quando digo da humana dualidade saudável. Sem prazer algum, fui apresentada ao "lado certo do que é errado".

Precisei do livro para entender o motivo do incômodo. O que era somente espanto, ao toque da verdade, fez - me perceber a prontidão que tenho para a mudança, mas o quanto prezo por alguns valores, que transcendem os determinados pela moral.

Além do livro, as lâminas do tarô: um 5 de Espadas, cravando o peito, os pés e os pulsos e o Diabo anterior, com explicações detalhadas de que o inferno dos outros nos queima mais num jogo de manipulações e dissimulações.

Fui, vivi e voltei... E espero que, passada a sensação ruim, o aprendizado faça - me pessoa melhor do que sou.
Ufa!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário