Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Concurso para Animador Cultural - SESC

Por pouco, esqueço a data e perco a prova!
Não fosse Carina ligar para desejar boa sorte, eu estaria, possivelmente, acordando agora.

Bem, tem alguns meses, fiz a prova de seleção para professores de Fundamental II, na área de Artes, da PMSP.
Não questiono, em momento algum, a prova referente à rotina e leis que regem o funcionalismo e devem ser acatadas num ambiente escolar. Mas a prova de conhecimentos específicos, estava muito mais pertinente, na minha opinião, a um concorrente à vagas de um SESC, do que para um professor que tem sua atuação limitada (por motivos diversos!), no que se refere o ensino das Artes em sala.
A Fundação Carlos Chagas ateve-se  bastante ao momento (2009), no que esteve em cartaz naquele período próximo ao concurso, eventos que pouco servirão de referência para o trabalho real com alunos de Fund II

A prova preparada pela Fundação Vunesp estava muito mais pensada para um professor, embora as questões abordassem, além das linguagens artísticas, outras linguagens, como a digital, e outras áreas do conhecimento, com foco nos esportes, sociedade, economia... Conhecimentos gerais!
Embora a vaga pleiteada seja a de Animador Cultural, me senti mais contemplada. Achei a prova muito mais justa, embora o edital e a forma de saber de coisas como data, hora e local da prova muito confusos. Só não me perdi por conta de uma conversa informal com a Ingrid.

Acho que 2006 foi o meu ano para concursos públicos, sem que eu precisasse me dedicar à estudos. Passei na PMSP para o cargo de Professor de Ensino Infantil e Fundamental I e fui até a reta final para o cargo de Orientador de Artes Cênicas, do SESI São Carlos.
Optei por ser professora. Embora o salario seja bastante menor, a estabilidade me pareceu, naquele momento, mais interessante.

Esqueci de mandar meu currículo para a Fábrica de Cultura, do Estado de SP. Passou! O salário tb me parece bom, mas nada como a estabilidade. E, pra ser sincera, estou gostando muito de ser "prozinha" (não digo de maneira pejorativa, mas mimosa!).
Na prefeitura, experimentei o EJA; substitui uma professora que faltou numa aula com duração de 45 minutos, numa quinta série...
E quando penso, tenho a certeza de que não é isso que quero pra mim. Embora os pequenos não sejam tão mimosos assim, em sua maioria, sinto que, no Ensino Infantil ainda é possivel constituir relações amorosas.

Mesmo na área de Artes, que é a minha praia, no ensino público não quero... Pelo menos não agora! Dar aulas de Teatro é completamente diferente. As formalidades são outras!

Enfim, vivendo e aprendendo... Ou não!!!


2 comentários:

  1. Vou fazer o de Animador Cultural e não sei como estudar.... Será que vc poderia me dar um Norte...

    Daiana

    ResponderExcluir
  2. Fique antenada em nas atualidades, em conhecimentos gerais e leia as revistas do SESC. Ajuda!!! Bjks e boa sorte!!!

    ResponderExcluir