Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A ESCOLA PÚBLICA É LAICA!!!

Entendo e louvo as boas intenções, mas não quero ter que cantar músicas religiosas e rezar duas vezes num período de 4 horas!
Sou religiosa e praticante, e tenho muita fé em Deus.  Volta e meia faço aqui a minha trilha sonora, contendo músicas que exaltam as personas e arquétipos e figuras, que segundo minha prática, são mensageiras e levam as minhas palavras até o Céu. Mas, A ESCOLA É LAICA e não me sinto bem nesta situação todos os dias.
A escola é responsável por despertar em seus alunos as inclinações para valores morais e que a música tem o poder de levar o interlocutor ao entendimento de mensagens de forma rápida e eficaz, mas não creio quie seja por aí... Já não basta o ter que cantar por 15 minutos! Este é um trabalho que gosto de fazer em sala, de uma forma diferenciada... Quando penso em projeto de música, até desanimo!
Tenho falhado um pouco, mas, normalmente faço minhas orações uma ou duas vezes por dia. Isto deve ser feito em casa, em momento íntimo, com os familiares. A escola não pode assumir mais essa responsabilidade!

Hoje uma avó foi buscar o neto, aluno de uma colega e eu presenciei a cena. Ela dizia para a criança que a professora dele é pai, mãe, tia e "tudo o mais"... Que responsa, pensei! Se fosse comigo, eu teria ímpetos de agradecer e dizer que "sou simplesmente educadora"! Que me papel é limitado e que Deus é um só.
Delegam ao professor uma onipotência que não é verdadeira. Temos, sim, que saber muito, mas não tudo e de tudo! Vejo na literatura específica um romantismo idealizado dirigido à figura do professor que não condiz à verdade do dia-a-dia na sala de aula. Para o exercício dessa profissão, eu sinto a necessidade de  uma energia que me parece estar no sangue. E me vejo muito protegida por Deus porque a responsabilidade é muito grande. São 35 crianças atentas ao que é dito; 35 que brincam no parque... É um risco muitíssimo grande!
Méritos? Não espero louros vindos de segundos ou terceiros. Destes, passei a esperar sempre o pior, haja vista o quanto fui prejudicada (negligência declarada??? Proposital??? Só Deus é quem sabe e torço por Tua justiça!). Percebo os méritos nos progressos dos alunos quando assimilam conteúdos e quando lidam com situações demosntrando maestria e, também,  no carinho que recebo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário