Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O amor. Por Nietzsche e Shakespeare

Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.

O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.

Há sempre alguma loucura no amor. Mas há sempre um pouco de razão na loucura.

(Friedrich Nietzsche)

...

O verdadeiro nome do amor é cativeiro .

O amor é como a criança: deseja tudo o que vê .

É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor.

(William Shakespeare)

 
“O Amor Segundo os Filósofos” - Maurizio Schoepflin. O livro aborda a visão de 19 filósofos sobre o amor.
 
"O pensamento de Arthur Schopenhauer (o amor desejo e o amor compaixão) é marcado por um profundo pessimismo, baseado da convicção de que o único motor de toda a realidade é uma vontade cega, absurda e irracional de viver que impulsiona todo o universo e cada ser vivo a desejar algo que, tão  logo é obtido, torna-se motivo de insatisfação. Assim o amor é poderoso e sabe enganar o ser humano, consegue iludi-lo, prometendo-lhe felicidade que jamais poderá se realizar."


"O amor constitui a essência central da própria vida de Deus. Quando amamos, afirma Tomás de Aquino (amar a Deus para amar o próximo), amamos a Deus."
 
"Já o filósofo egípcio Plotino (O amor é desejo inesgotável), diz que o amor purifica e eleva o ser humano. Produz efeitos catárticos de importância fundamental, sem os quais o caminho da conversão e do retorno fica fechado para a alma."


Recebi a dica deste livro no meu e-mail. A fonte: http://boletimodiad.blogspot.com/2010/06/o-amor-segundo-os-filosofos.html . Não li o livro ainda, mas me parece interessante. Foi pra lista!

Um comentário: