Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 24 de junho de 2010

São João - Xangô OBOMI


A origem da fogueira no dia 24 de junho, dedicado à São João Batista, é atribuída a um trato entre duas primas. Isabel, grávida de João, teria combinado com Maria (que viria a ser mãe de Jesus) que quando chegasse a hora do parto, acenderia uma fogueira no alto de um monte. Assim, poderia receber o auxílio da prima.

Outras teorias supõem uma origem pagã na tradição da fogueira. Conhecida na Idade Média, a fogueira do dia de "Midsummer" coincidia com o dia de São João Batista. Dessa forma, o sincretismo se propagou pelos países europeus. As festas e danças vieram, portanto, dos festejos pagãos e foram incorporados pela cristandade. Portugal trouxe o costume para o Brasil.

Filho de Isabel e Zacarias, um sacerdote, João Batista tinha a firmeza de caráter e é tido como o 'anunciador'. Os escravos que vinham para o Brasil o adotaram como sendo a representação de Xangô, orixá da Justiça e da Lei.

Xangô é protetor dos que sofrem injustiças, é Senhor Chefe das Falanges do Oriente. Rei da Cachoeira, Senhor da Justiça, Rei das Pedreiras, dos Raios e Trovões e das Forças da Natureza.

Tido como o orixá mais venerado e respeitado no Brasil, é a pedra fundamental da obra, é o poder da iniciativa, é padroeiro dos juízes, delegados e advogados do bem. Representa o rei justo que sabe administrar, mas que tem o poder da decisão e do equilíbrio da natureza. Assim, quando os céus mandam seus trovões e as hecatombes destroem os lugarejos, diz-se que Xangô está irado e vem julgar as ações humanas.

Orixá do fogo. É simbolizado pelo machado de dois gumes e representado por um rei ao sentado sobre a pedra da lei. Do seu lado dorme um leão, o guardião da justiça.

Salve, meu querido Baiano José da Silva, representante de Xangô!
Ai, Xangô, Xangô menino


Da fogueira de São João

Quero ser sempre o menino, Xangô

Da fogueira de São João

Céu de estrela sem destino

De beleza sem razão

Tome conta do destino, Xangô

Da beleza e da razão

Viva São João

Viva o milho verde

Viva São João

Viva o brilho verde

Viva São João

Das matas de Oxóssi

Viva São João

Olha pro céu, meu amor

Veja como ele está lindo

Noite tão fria de junho, Xangô

Canto tanto canto lindo

Fogo, fogo de artifício

Quero ser sempre o menino

As estrelas deste mundo, Xangô

Ai, São João, Xangô Menino

Viva São João

Viva Refazenda

Viva São João

Viva Dominguinhos

Viva São João

Viva qualquer coisa

Viva São João

Gal canta Caymmi

Viva São João

Pássaro proibido

Viva São João

(Caetano Veloso - http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/423783/)
 
*Xangô de Ouro, um adolescente vestido de cores variadas, é São João Menino. Não “desce” mais, porque deixaram de ser encontradas as ervas necessárias, nos ritos de iniciação, para a “entrada na cabeça” desse orixá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário