Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Deixe o imóvel alugado com a sua cara

Mudanças reversíveis, de baixo custo e criativas são boas soluções para quem ainda não tem a casa própria

Juliana Duarte, especial para o iG

O apartamento não precisa ser próprio para ficar do jeito que o morador sempre sonhou. “Não viva provisoriamente. Transforme e dê sua cara aos ambientes”, recomenda o arquiteto Frederico Adejar. A boa notícia é que alguns truques e soluções reversíveis, de baixo custo são suficientes para dar novos ares ao projeto. “Evite fazer grandes modificações na planta do imóvel. Aposte em peças de destaque e em móveis de personalidade”, afirma o arquiteto Ricardo Melo.

Para evitar o tão temido quebra-quebra, o futuro inquilino deve checar com atenção as condições do imóvel antes de fechar o contrato. “Em muitos casos, é preciso refazer as instalações elétricas e hidráulicas, o que não é muito vantajoso para quem aluga”, explica Melo. De acordo com ele, pisos laminados e aplicação de revestimentos sobrepostos aos originais são ótimas maneiras de reformar o local sem gastar muito. “Aplicar um novo piso sobre o antigo é uma prática bastante recomendada por ser rápida e evitar uma obra mais complexa”, diz. Se não for possível fazer a reforma, aposte em tapetes coloridos, que ajudam trazer mais alegria e personalidade à casa.

Fuja dos móveis embutidos e de armários planejados, pois se forem levados para outro imóvel será difícil encontrar as mesmas medidas. “Escolha estantes, mesas de canto e baús, por exemplo, que podem ser transportados com facilidade”, afirma o arquiteto e designer de interiores Lisandro Piloni.

O mais indicado para dar um ar de novo ao apartamento antigo é colorir as paredes. “Mudar a cor dos espaços é sempre um jeito rápido de deixar os ambientes renovados”, sugere Piloni. A aplicação de papel de parede, na opinião dele, também é uma boa opção, já que não implica em sujeira. “Dê preferência ao prático para não ter problemas”, diz. Quadros e espelhos também são ótima opção para dar seu toque pessoal ao ambiente.

(...)

De cara nova

O arquiteto Ricardo Melo desejava um local para viver e imprimir sua cara, mas ainda não tinha um imóvel próprio. A solução foi alugar um apartamento do jeito que precisava, confortável e próximo aos locais que costuma frequentar – perto da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Depois de visitar algumas opções, encontrou o lar perfeito, com 85 m². Para dar personalidade aos espaços, o arquiteto comandou uma pequena reforma.

Na íntegra:
http://delas.ig.com.br/casa/decoracao/2012-11-07/deixe-o-imovel-alugado-com-a-sua-cara.html

...

Mi Casa, Nuestra Casa...

Agora falta bem pouco, só realmente alguns mimos (tudo bem que balde não é mimo, vá!), mas quem viu, viu a bucha que era o 'ape' da Purpurina.
Eu nunca tive a certeza de que não daria certo, mas eu olhava para aquelas paredes ANEMICAS e não sabia muito bem por onde começar. Eu estava mais apática do que as paredes!
Nada como uma amiga te pegar pela mão e mais do que dizer 'vamos fazer', ela foi lá e fez... enquanto eu dormia, enquanto eu passava mal, enquanto eu sentia medo, enquanto eu me lamentava. O pouquinho de energia que me restava, era utilizada nas atividades do dia a dia... Ainda assim, eu nunca perdi o sorriso... e nem a piada!


Algumas pouquíssimas lágrimas depois (e surtos de coragem!), a casa ficou 'fófis'!!! A energia que estava impregnada nas paredes (muito bem observada pela Renata!), deu espaço para o 'clima bom'.
Minha irmã Ailta e meu cunhado foram as peças principais na continuidade do 'projeto'. E, no fim, acabou sendo eu, mesma, minha melhor amiga (nada como um cartão de credito com o limite baixíssimo!) e escolhi cada mimo. Incrível como as peças surgiam na minha cara: - PEÇAS E TERÁS!!! Ok, que desalojei as baratas dos seus ninhos, quando transformei em armarinho os caixotes de feira.
Foi preciso algum improviso, transformações, reciclagens e revisitas, mas tudo ficou bem minha cara! A Ingrid me deu o caminho das Índias (nada como o bom Google e a Westwing na vida da 'pessoua'!).
Ainda não inaugurei a Purple Rain oficialmente, mas sim, vou, logo menos! Tenho fé que, LOGO MENOS, vou conseguir a tal 'boa vontade' (remunerada, sempre!) de um profissional para arrumar o tal box de acrílico.
No 'mas'... Quero festa, celebração com tudo que tenho direito!!! E olha que não é pouco!!!
Me aguardem!!!

Ps: chegaram meus adesivos ladrilhados, porém (ah, porém!) NÃO ERA OS QUE ESCOLHI! WESTWING, vc me traiu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário