Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sábado, 31 de agosto de 2013

...porque pedir desculpas tb é legal...

Faz parte da minha rotina acompanhar o almoço e escovação dos dentes das crianças (alunos!), embora pra mim isso seja uma tortura com requintes de crueldade. Justo eu que não como nada e que, na infancia, a base da minha alimentação era arroz e batata frita. 
Mas, vou usando meu poder de convencimento e a grande maioria come até o peixe em pasta (digo: - Bacaaaaaana! Seu corpo agradece!!!). 

A turma é super agitada, falante, inquieta (reconsiderando essas questões, é uma sala boa!) e numerosa, portanto difícil de levar (mas, levo, ah, levo!). Durante a escovação, um dos aluno demorou muito pra voltar, eu fui lá e dei uma super bronca nele (sabe, aquela que pega no coração, tipo, 'eu confiei em vc e vc...'). Ele ficou MUITO bravo, jogou a escova, chutou o vento (voou tenis pra tudo quanto foi lado!)... Eu fiquei só olhando.
- Pronto! Agora guarda tudo e vamos subir (pro parque).
Ele veio, sem reclamar, sem fugir (habitual!) e guardou as coisas, sorrindo. Eu mantive o 'carão', né ?!!!
Subimos a rampa, ele caminhando um pouquinho à frente, se esforçando pra ficar do meu lado.
- Por que vc não fez a coisa certa, R*****? Precisa brigar?
- É que eu tava desentupindo a pia, por isso que eu demorei.
E olhou pra mim com carinha de quem, DESTA VEZ, tava fazendo a coisa certa.
EU: - Vc me desculpa!
ELE: - Desculpo!
E saiu correndo com um sorriso tão grande quanto o parque!!!

...

Mais uma dele:

Essa professora, num dia de MUITA inspiração, aproveitando a empolgação dos 'anjos' pelas personagens das lendas brasileiras, resolveu perguntar quem gostaria de pintar o rosto e 'ser' a personagem que quisessem.
TODO MUNDO (menos o João!) topou. Aí, me liguei que disponível só a pastinha colorida. Eu, sem um lápis de olho, era nada! 
Pra contornar a frustração surgiu a idéia: - Topam 'índio'??? 
O C*** quase explodiu porque a mãe dele chegou e ele ainda não tinha se pintado (ele incha de ansiedade, muito engraçado!).
Dalí dois dias lembrei do tal lápis, depois da M*******, falar uns 5 minutos (vcs não sabem o que é M******** falando no ouvido de um ser humano!)... E eu chegando na escola e ela saindo...
Desfilei vários modelos de estrela e coração, pois era o que eu podia fazer no momento. Fiz um bem grande no rosto (lindo!) da B****. 
- Quer ver no espelho?
Ela voltou, emocionadíssima, com os olhos cheios de lágrima e jeitinho de Ailta-minha-irmã, me deu um beijo tão estalado de felicidade, que não é que esqueci que meu coração é de pedra?!!!
Ontem, pra fechar o mes, o fim do dia ganhou cara de Halloween: 
- Eu quero sangue, muito sangue!!!
- Eu não sei desenhar sangue, mas posso fazer um corte sangrento...
- Tá bom!!!
Modéstia à parte, arrasei no hematoma! 
- Eu tb quero, Prô!!!
E, quando vi, a fila tava enorme...
- Vc, vc e vc que já estão prontos, vão na sala da Prô Thaís (batam na porta e peçam licença pra ela não se assustar tanto!)
...

- Prô, ela se assustou!
(Ah, obrigada, Professora Thaís, pela colaboração!)
- Vamos na sala da S****? Pode ir, Prô???
- Pode, mas vão com calma, sem gritaria... Assim, o impacto é maior! (isso é fala de uma professora que se preza?)
...
- Prô, a S**** perguntou se queria que chamasse o SAMU!
- Ela perguntou se eu precisava de um Band Aid!

E as meninas, mais dramáticas, já queriam corte no pescoço, a outra já veio com a franja levantada e aquele sorriso de dente mole.

Aí, a mãe dele chegou, ele pegou a mochila, foi e voltou: "- Pro, vc é uma ótima artista! Vc tem que fazer um curso de Artes!!!"- e eu ri como nunca, claro!
E de nada valeria tanto jogo do silencio, tanta 'mímica', tanta improvisação, tanto faz de conta, se não fossemos acolhidos pelas colegas nas nossas brincadeiras.
Valeria uma foto... se eu tivesse conseguido tirar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário