Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 15 de dezembro de 2013

...não sei, já não sinto!!!

A MAIORIA DAS MINHAS MELHORES AMIGAS FORAM CONQUISTADAS NA PMSP; ALGUMAS DAS MELHORES EXPERIÊNCIAS COM CRIANÇAS FORAM NAS SALAS DE AULA DA PMSP; ALGUNS DOS MAIORES DESAFIOS PESSOAIS QUE ENFRENTEI FORAM NA PMSP.

Estou há 5 anos na PMSP. 
Penso na 'vantagem' de ter começado tarde (aos 35, não só na Prefeitura, mas na educação formal): já entrei sabendo 'como é que são as coisas'! E até que demorei pra ter contato real com esse 'como...' Foram 4 anos interessantes e um 2013 beirando o infernal! Há algum tempo assisto professoras enlouquecendo, não porque não gostam da profissão, mas, sim PORQUE GOSTAM MUITO e estão sofrendo por conta das condições de trabalho proporcionadas, direta e indiretamente, pelo Governo, seja a ele a sigla que for. 
Enquanto dava continuidade às coisas que me propus a fazer, pensei: ainda bem que tenho 'esse registro'. Doeu pegar no microfone e desafinar sem controle. Me magoa olhar pras últimas fotos e o cansaço estar ali, estampado... o cansaço de QUEM FEZ DAS TRIPAS O CORAÇÃO, PARA QUE TUDO DESSE CERTO! De quem abriu mão do palco (ah, o palco... profissão tão injustiçada quanto!) para entrar numa sala de aula e fazer dela espaço de protagonistas, e, desavisadamente, ser pega de surpresa com os impropérios ditos pela atual chefia imediata, a quem estou subordinada (mas, agora descobri que o 'caminho das Índias' está do LADO DAS MINHAS RESIDÊNCIAS).
Na vida 'normal', sempre deixei meus segredos virados para baixo, papéis que com certeza ninguém mexeria, e numa sala dos professores...: 'Eu to mexendo nas suas coisas, né?' - e não poder responder à altura porque, diante de tanta deselegância, o inconformismo me trava.
Então, mesmo quase que feliz da vida, começo a atravessar a rua já com cara de brava, pra que ninguém se aproxime. E me 'armar' TODOS OS DIAS (mesmo pra quem estudou 20 anos pra ser atriz, para entrar num local de trabalho - e não estamos falando de um lugar qualquer, a ESCOLA é, sim, um local diferenciado!) se torna extremamente DESGASTANTE FÍSICA E EMOCIONALMENTE! Essa ruga aqui tem um um nome...
Imagina que eu vou questionar o porquê 'ela', que devia ter ido pra fisioterapia, foi ao banco e ficou presa lá dentro (RISOS), teve a falta retirada e eu, que, (POR PURA FALTA de bom senso minha - tá doente, abona, pega licença, mas não dê as caras na UE!), não fui para a JEIF, mas entrei na sala de aula e tive uma das experiências mais marcantes da curta carreira: os alunos, que normalmente são agitados, se mobilizaram pra ficarem quietinhos E FICARAM!!!). 
Ei, eu também sou uma senhora! Ok, pra variar, eu, de uma forma ou de outra, sendo minha pior inimiga, com essa cara de garota, aos 40, pulando grade e andando descalça pra lá e pra cá!!!

E assim vou entendendo o contexto do lugar aonde o Universo conspirou pra que eu estivesse! Dura lex sed lex!!!
Ah, Bernarda Alba, justa era vc, quando dizia: o que é para uma é para todas! E e calafetou portas e janelas, encerrando suas filhas.
- Vc está muito brava!!! - ouvi dia destes.

Não! EU SOU MUITO BRAVA!!! Filha de paraibanos, com 'cabelo nas venta', mulher macho, filha de Ogum com Iansã, aquariana com ascendente em touro-gêmeos e lua em virgem; Boi, no Horóscopo Chinês e Taça, no Cigano; com uma experiência de vida que não troco por nada ('nem mesmo pela luz do Sol', Branca Dias, pois há de se guardar um mínimo de dignidade...)

Há algum tempo eu não falava com as pessoas como não falaria com a minha mãe... Hj??? Ah, meu amigo: não mexe com quem tá quietinho!
Aprendi os segredos do Kung Fu e rodo minha saia de cigana. Ando com um punhal (lindo, cheio de pedras brilhantes!) na bolsa de marca (cara, mas dura!) e tenho mira certeira. Tenho, tb, um nunchako e um leque de lâminas cortantes. 
Andei pelos piores lugares, no alto do meu metro meio. Recebi o respeito e respeitei chefe do tráfico (drogas) em nome do que acredito! Vou à missa, bato cabeça no congá, viro de frente na encruzilhada e abaixo a cabeça para uma criança quando a razão está com ela!

Semana passada:

- Prô, hoje é o melhor dia da minha vida!!!

É por essas e por outras que, pela última vez, decido que não vou me deixar matar novamente. Prefiro fazer morrer quem cruzar o caminho em que gato preto passa fácil, e desrespeitar à mim e aos meus...

Saiba pedir licença (de preferência com delicadeza!) ou assine sua sentença!!!
*Obrigada, família, por ter me acordado naquele domingo frio e me lembrar que eu tinha me inscrito num concurso publico; obrigada, Universo, por ter me permitido passar, mesmo não sendo a minha intenção; obrigada, Deus, por me respaldar quando cometo e/ou sou vítima de erros crassos e por me lembrar que também sou imperfeita.
Que eu tenha o dom/permissão/poder de realizar 2014 muito melhor que 2013!!!

Agora é só correr, ainda capengando, pro abraço!

Férias, sua lindona, estou me preparando para ser toda sua: os biquínis estão lavados, as cangas tão antigas quanto a dona, tb. Agora é só contar os trocados (que não sobrarão, mas que se/me dane!) do 13º, já que as 3 as justíssimas 'JUS' só me permitirão devolver o tal P.D.E....
E ano que vem, torcer para conseguir um contrato aí... Acumular para pagar o aluguel caro pra caramba dessa Vilinha. E, quem sabe, em sã consciência, poder usufruir...

E que Deus Dioniso tenha compaixão desta filha e me carregue de volta aos palcos... Assim, serei melhor ainda na sala aula (aonde eu, realmente, me garanto!)
Ou quem sabe um marido ryko, by Maluf...

*Risos escandalóticos...
Que venha 2014!!!

 

É que ontem, em duas baladinhas diferentes, era essa que tava tocando...

"Você começa uma conversa que nem pode terminar
Você está falando bastante mas você não está dizendo nada
Quando não tenho nada para dizer meus lábios ficam selados
Dizer uma coisa uma vez, por que dizê-la novamente?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário