Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Curso: ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA - GRATUITO (Repassando)

Profa. Flávia Rudge Ramos

Duração do curso: 08 aulas de 4 horas (32 horas)

Período: 07 de Agosto a 02 de outubro de 2010

Dia da semana: sábado

Horário: das 9 às 13h

Local: auditório do MUBE

Rua Alemanha, 221 – Jd Europa:

Inscrições pelo site: www.mube.art.br

Total de Vagas: 100 vagas

Informações Gerais:

100 vagas para Educadores da Secretaria Municipal de Educação

Os Educadores interessados deverão inscrever-se pelo site e informar nome completo, RF, cargo, local de trabalho, DRE e e-mail. É obrigatória a apresentação do holerite no 1º dia do curso.

Certificado: A Instituição promotora certificará os educadores que obtiverem 100% de freqüência e aproveitamento satisfatório “S”

Curso gratuito.

Objetivos:

Discutir a produção artística e o pensamento estético do século XX, relacionando-a aos cenários históricos e sócio-culturais em que surgem os movimentos artísticos deste período.

Abordar as relações da arte com a ciência e a tecnologia, estudando os novos meios de produção e circulação da arte. Apresenta também uma discussão dos fundamentos estéticos e historiográficos, aplicados pelos historiadores e críticos nas diversas manifestações artísticas estudadas.

Conteúdo:

- Introdução ao estudo da arte. Apresentação do conteúdo do curso e da bibliografia adotada.

- As origens da Arte Moderna: Pós-Impressionismo

- Modernismo: Arte e Indústria

- Polêmicas, rupturas e a valorização da imaginação e expressão no século XX: Expressionismo e Fauvismo

- Utopias, virtudes, a integração e a unidade das artes. O modernismo no Urbanismo, na Arquitetura e no Design.

- O modernismo no Brasil

- Figuração X Abstração: Dada e Cubismo, Futurismo, Surrealismo e Abstracionismo

- Abstração geométrica: Construtivismo, Concretismo e Suprematismo

- Arte pública: a presença da arte no planejamento do espaço urbano e arquitetônico moderno

- Arte Pop e as novas figurações

- A circulação da Arte na transição do século XX para o XXI: as grandes exposições internacionais e o marketing cultural. Arte interativa e a arte entretenimento.

Cronograma:

07/08/10

Aula 1 - Apresentação e objetivos do curso e da bibliografia adotada.

Introdução ao estudo da arte. Divergências entre historiadores. As Origens da Arte Moderna: Pós-Impressionismo Texto: RAMOS, Flávia Rudge, 2007; Introdução ao Estudo da Arte, in Pennacchi e seu Templo, dissertação de Mestrado, USP.

14/08/10

Aula 2 – Modernismo: Arte e Industria. Arquitetura, design e pintura na virada do século XIX. Art Noveau. Texto: O Modernismo, in ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna, p: 185. A Arquitetura Moderna, in PROENÇA, Graça, História da Arte, p. 171 a 179.

Polêmicas, rupturas e a valorização da imaginação e expressão no século XX: Expressionismo e Fauvismo. Texto: A Função da Arte, in FISCHER, Ernst, A Necessidade da Arte, p: 1 a 20. CD-Rom Caras

21/08/10

Aula 3 - Urbanismo, arquitetura e o design modernistas: utopias, virtudes, a integração e a unidade das artes: Neoplasticismo, Le Corbusier e Bauhaus. Arte pública: a presença da arte no planejamento do espaço urbano e arquitetônico moderno. Texto: Fuga para ISLIP, in WOLFE, Tom, Da Bauhaus ao nosso caos, p.: 53 a 64. Conseqüências do urbanismo e da arquitetura modernistas. Filme: Gosto se discute, Alain de Botton

28/08/10

Aula 4 – Figuração X Abstração: Futurismo, Dada e Cubismo. Texto: Arte Experimental, in GOMBRICH, E. H., A História da Arte, 437 a 440.

11/09/10

Aula 5 – O modernismo no Brasil: A Semana de Arte Moderna de 1922. Texto: Os Artistas Plásticos na Semana de Arte Moderna, in ZANINI, Walter, org. História geral da arte no Brasil, p.: 533 a 540.

18/09/10

Aula 6 - Figuração X Abstração: Abstracionismo. Abstração geométrica: Construtivismo, Concretismo e Suprematismo. Expressionismo Abstrato. Texto: Vassili Kandinsky: Primeira Aquarela Abstrata, in ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna; p: 445 a 447

Futurismo. Surrealismo. Texto: MARINETTI, Manifesto Futurista, 1909, in GULLAR, Ferreira, Etapas da Arte Contemporânea

25/09/10

Aula 7 - Figuração X Abstração: As novas figurações. Arte Metafísica, Surrealismo, Pop Art e Noveau Realisme. A circulação da Arte na transição do século XX para o XXI: as grandes exposições internacionais e o marketing cultural. Arte interativa e a arte entretenimento. Texto: Pop Art, READ, Herbert, História da Pintura Moderna, p: 293 a 303,

02/10/10

Aula 8 – Apresentação dos trabalhos selecionados e Visitação a exposição “Graffitti Fine Art”

Carga horária presencial: 32 horas

3 horas para preparação da apresentação da atividade

Carga Horária Total: 35 horas


Bibliografia:

ARGAN, Giulio Carlo, Arte Moderna, São Paulo: Cia. das Letras, 1999

____________.Guia de História da Arte, Lisboa: Ed. Estampa, 1977

GOMBRICH, E. H., A História da Arte, Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1988

READ, Herbert, História da Pintura Moderna, Zahar Editores, Rio de Janeiro: 1980

_____________ Significado da Arte, Lisboa, Ulisseia: 19?

_____________ The art of sculpture, Londres: Faber and Faber, 1956

GULLAR, Ferreira, Etapas da Arte Contemporânea: Do Cubismo à Arte Contemporânea, Rio de Janeiro: Ed. Revan, 1998

_______________ Argumentação contra a morte da arte: Rio de Janeiro: UFRJ, 1986

HUGHES, Robert, The Shock of the New, Londres: Ed. Thames and Hudson, 1995

PROENÇA, Graça, História da Arte, São Paulo: Ática, 1989

BENJAMIM, Walter, A obra de arte no tempo de sua técnica de reprodução – Sociologia da Arte, Rio de janeiro: Zahar, 1969

ZANINI, Walter, org. História geral da arte no Brasil. Apres. Walther Moreira Salles. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983. v. 2

ALAMBERT, Francisco / CANHÊTE, Polyana: Bienais de São Paulo – da era do Museu à era dos curadores, São Paulo: Boitempo editorial, 2004

CHIARELLI, Tadeu, Arte Internacional Brasileira, São Paulo: Lemos Editorial, 1999

COLLINGWOOD, R. G., The Map of Knoledge, Londres: Oxford,1924

DOMAGGIO, Adriano, Biennale di Venezia: um secolo di storia, Florença: Art e Dossier, 1988

RESTANY, Pierre, Novos Realistas, São Paulo: Ed. Perspectivas, 1979

SEVCENKO, Nicolau, O Enigma Pós-Moderno. In Pós Modernidade, UNICAMP, Campinas, 1990

PIPER, David, The Illustrated History of Art, New York: Crescent Books, 1991

DUBY, Georges e DAVAL, Jean-Luc (organizadores), Scuplture: From the Renaissance to the Present Day, Ed. Taschen, Londres: 2006

FISCHER, Ernst, A Necessidade da Arte, Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, 2002

WOLFE, Tom, Da Bauhaus ao nosso caos, Ed. Rocco, Rio de Janeiro, 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário