Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A gente se acostuma (recortes)...

"(...) A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.

A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.

A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá.
 
(...).
 
A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma."

(Marina Colasanti)
 
Mais uma noite de sonhos!
Não sei se devo ser literal nas interpretações, mas a conclusão à qual chego é a de que nos acostumamos, nos conformamos com as determinações. Que, num primeiro momento, se não for o que se quer, rejeitamos. Mas nada como o tempo; nada como um dia após o outro...
Lembro-me de uma "ótima" da Vanusa: "Hoje eu vou mudar, vasculhar minha gaveta, etc, etc..." Rsrsrrsrs... Ai, meu Deus, onde eu vou parar se continuar assim tão dramática??? A trilha sonora da minha vida é completamente cafona! Não que essa música seja, mas...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário