Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Arquétipos são só ARQUÉTIPOS!!! (Repost)

O arquétipo de Oyá-Iansã é o das mulheres audaciosas, poderosas e autoritárias. Mulheres que podem ser fiéis e de lealdade absoluta em certas circunstâncias, mas que, em outros momentos, quando contrariadas em seus projetos e empreendimentos, deixam-se levar a manifestações da mais extrema cólera. Mulheres, enfim, cujo temperamento sensual e voluptuoso pode levá-las a aventuras amorosas extraconjugais múltiplas e frequentes, sem reserva nem decência, o que não as impede de continuarem muito ciumentas dos seus maridos, por elas mesmas enganados.
Não suportam trabalhar em lugares fechados e, principalmente, obedecer ordens, pois não gostam de se sentir inferiorizadas. Por isso, são instáveis em sua vida profissional.
Dão muito valor à segurança de um lar e de uma família bem constituída e feliz. Adoram sua casa, embora não aguentem ficar presas a ela. Não aceitam que pessoas de fora se intrometam na rotina de sua casa ou deem palpites em sua vida familiar.
Não gostam que lhe digam o que fazer, ou que lhe façam críticas. Sempre tentarão justificar suas atitudes, mesmo que sejam injustificáveis. 
São muito sensuais e apaixonam-se com freqüência, só aceitando viver com alguém se existir amor. Quando amam de verdade, fazem de tudo para manter essa relação. São ciumentos, possessivos e incapazes de perdoar ou esquecer uma traição.

Dia da semana: quarta-feira.
Cores: vermelho-terra, marrom, branco e rosa.
Domínios: ventos, cemitérios (ui!!!), taquaral, caminhos, águas, etc.

Ogun é o que vem primeiro, o que está sempre à frente, um líder nato. Ele conhece e domina todos os caminhos, por isso nunca se perde e está sempre ajudando, quando corretamente evocado.
É o senhor da guerra, que, por vezes, se enfurece, devastando tudo que atrapalhar seu caminho. Ele derrota o inimigo em seu campo de batalha. Sua ira é incontrolável!
A guerra que Ogun trava nem sempre é destruidora. Ao contrário, se essa energia for bem canalizada, poderá ser utilizada para alcançar objetivos nobres, traçar novas diretrizes e vencer os obstáculos da vida.
Ogun tem uma ligação muito grande com o orixá Exú, sendo, às vezes, confundido com ele. A confusão existe porque os dois orixás dominam todos os caminhos e estão sempre na dianteira. É Exú quem consegue aplacar a ira de Ogun.

Dia da semana: terça-feira.
Cores: azul escuro, verde e branco.
Domínios: caminhos, profundezas da terra (ui 2!!!), jazidas de ferro, praias, etc.

Orixá responsável pela concepção da vida, pela fertilidade, é totalmente ligada às águas, sendo denominada a mãe dos filhos peixes. Como sabemos, tanto pelas descobertas científicas como pelas antigas lendas africanas, a vida desenvolveu-se primeiro na água. Por isso, Yemonjá é detentora do poder da criação, ou concepção dos seres vivos.
Yemonjá é o orixá da paz, da ausência de conflitos e da fartura. Odeia os confrontos, pela destruição que causam, já que é um orixá propagador de vida.
As mulheres desse orixá assumem a condição de dona do lar, mãe e mulher. Como mães, sabem cuidar muito bem de sua prole, em todos os sentidos. Geralmente, são muito severas e, às vezes, cometem alguns exageros nesses cuidados. Elas não descansam enquanto tudo não estiver dentro dos padrões estabelecidos por elas próprias.
São perfeccionistas em tudo que fazem, e não gostam das coisas malfeitas. Adoram limpeza e organização, sempre conferindo se o serviço foi bem feito, caso elas mesmas não possam assumir as tarefas do lar. Mesmo trabalhando fora, não descuidam de sua casa e do bem estar de sua família, que geralmente é numerosa.
Não gostam da solidão, por isso dão muito valor à sua vida familiar, sendo muito carinhosas com seus entes queridos. Mesmo que, às vezes, ajam com austeridade, elas estão única e exclusivamente pensando no bem-estar de todos. Freqüentemente, esquecem de si próprias, de seus anseios e necessidades, para trabalhar em prol da felicidade dos que ama. Tendem a ser a mãe de todos que as cercam.
Os filhos de Yemonjá assumem muitas responsabilidades, encarando os problemas com inteligência e sempre encontrando a melhor solução. Adoram mandar, por isso têm a fama de autoritários.
Não gostam de empregos competitivos, preferindo os mais calmos, que possibilitem um bom desenvolvimento de seu trabalho. São pessoas muito confiáveis e competentes no que fazem. Sem muitas ambições, preferem viver bem e com segurança o seu dia a dia, do que sonhar acordado.
A força e a determinação são traços marcantes de sua personalidade, assim como a amizade e o companheirismo.
São discretos e capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas.
Demoram muito para confiar em alguém, pois não gostam de ser apunhalados pelas costas. Embora possuam grande capacidade de perdoar, nunca esquecem o que lhe fazem, tanto de bom, quanto de ruim.
Têm muito jeito para ensinar, principalmente as crianças, sendo ótimas professoras.
Os filhos de Yemonjá gostam de luxo, jóias, bons tecidos e conforto. Não apreciam as viagens e detestam hotéis, pois nada se compara à sua casa.
Fisicamente, são pessoas que possuem tendência a engordar, sendo, na sua maioria, pessoas cheinhas. São bons garfos e bons cozinheiros, não dispensando os doces e as guloseimas.
Podem apresentar problemas nos rins e tendência a reter líquidos no organismo.
A sexualidade é um pouco reprimida, sendo pudicas e tímidas nessa área.
Encaram a vida como uma grande jornada de travessia longa e difícil, mas encaram isso com muito prazer.

Dia da semana: Sábado.
Cores: branco, prata, transparências de azul e verde.
Domínios: lagoas, mares (quebra-mar) e pororocas.

POSTADO POR ELIANA SEXTA-FEIRA, JULHO 30, 2010

*Pra relembrar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário