Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quem me inventar, que me agüente!

Quem não me tem
Que não me invente
Quem me inventar
Que me aguente
Sou Rosa Vermelha
Corpo de mulher
E natureza de serpente.

...

Procurei, sim, dias e noites sem fim
Procurei Rosa Vermelha 
E a encontrei nesse jardim (bis)

Procurei por uma flor
A mais bela e formosa, 
Encontrei Rosa Vermelha 
Divina e maravilhosa 
Num jardim de lindas flores
encontrei linda mulher
D. Rosa Vermelha 
Linda rosa, ela é

Procurei sim 
Dias e noites sem fim
Procurei Rosa Vermelha 
E a encontrei nesse jardim (bis)

Procurei lá na calunga 
Eu procurei no cruzeiro
Essa linda flor mulher
Procurei no mundo inteiro
Hoje dentro dessa gira,
Olha, gente,eu encontrei
D. Rosa Vermelha 
Com Tranca Ruas, seu rei

...

Vinha caminhando pela rua
Quando uma moça bonita eu vi
vinha caminhando pela rua
Quando uma moça bonita eu vi
Com sua sandália de prata
Sua saia dourada
Ela sorriu para mim

E eu perguntei à ela
Onde fica a sua morada
E ela respondeu para mim
Assim moro numa estrada sem fim

...

Rosa Vermelha eu vou cantar em seu louvor
Rosa Vermelha eu vou cantar em seu louvor
Na barra da sua saia, corre água e nasce flor
Na barra da sua saia, corre água e nasce flor

Rosa vermelha um dia tem que ser minha
Rosa vermelha um dia tem que ser minha
Eu vou comprar uma coroa, oi, para ser minha rainha
Eu vou comprar uma coroa, oi, para ser minha rainha.




As Pombas Giras que adotaram a denominação Rosa pertencem à falange de D. Rosa Caveira (com algumas exceções) e D. Rosa Vermelha é uma delas.
D. Rosa Vermelha atua mais especificamente na calunga e na encruzilhada, mas tb nos cabarés. As Pombas Giras de D. Rosa Caveira tem como especialidade a função de guardiãs, trabalhando mais na captura de espíritos trevosos. Entretanto D. Rosa Vermelha é especial. Dona de um charme e um carisma incomuns, suave, sensual, cordata e bem humorada, de bem com vida. Esta guardiã tb é excelente para assuntos do coração, especialmente as que trabalham nas encruzilhadas e nos cabarés.
As cores são vermelhas com detalhes em preto ou preto com detalhes em vermelho. As velas: vermelhas, vermelha e preta e preta. As oferendas são entregues na encruzilhada, e os trabalhos pedidos pra entidade, em alguns casos, são realizados na calunga. Esses trabalhos são feitos por solicitação da entidade e por pessoas preparadas para tal.
Eu, particularmente, percebo Dona Rosa Vermelha como um meio termo, um ponto de equilíbrio entra a D. Rosa Caveira e Dona Sete Saias. Ela tem a seriedade da primeira e a sensualidade da segunda. Tudo isso sendo ela mesma, querida, envolvente e única
Salve a querida Rosa Vermelha!

(Claudia Baibich - 2008)



Nenhum comentário:

Postar um comentário