(...) fico sabendo que a proposta era bem outra: uma pegadinha, para mensurar, sei lá eu o que. Pra ser sincera, não entendi aonde os moderadores da page pretendiam chegar.
...
***A questão não é só os 120 do cache... Envolve uma quantidade absurda de pessoas/grupos que anunciam golpes disfarçados de oportunidades, que expõe artistas, obrigando-os gravarem os próprios testes de vts, disponibilizarem no You Tube e mendigar os curtir dos amigos, pra passar pra fase seguinte do casting, transformando o que era pra ser um teste com cache, em ação de marketing em redes sociais.
É também, pelo grupo de atores, comandado por uma aluna da FAAP, só pra atores que topam gravar os curtas universitários de graça... (Grupo este, que já conta com mais de 300 atores "disponíveis")
É também, pela importância da obrigatoriedade do DRT, a necessidade de ter anúncios com datas claras, sinopse e etc... Tem o total descaso do sindicato, que se baseia na falta de denuncias dos atores/artistas, até o absurdo de projetos e equipamentos culturais financiados pelo governo, que pagam muito mal os atores, quando pagam... (CEUs, Pontos de Cultura, Foradoeixo e etc...)
É também, por todo ator que recebe 60 reais de percentual de bilheteria prq quase 100% do publico paga meia entrada.
Enfim, "não é só por 120"...
De qualquer forma, agradeço todas as opiniões, principalmente as que questionam, são muito bem vindas...
E mais ainda, as que trazem novas provocações e propostas de como lidar com essa realidade... Seja elegendo uma nova diretoria do SATED, seja acionando a Secretaria de Cultura, enquanto grupo... o MINC e etc... Ou, seguir os passos dos nichos específicos, como dublagem, circo e tal, que conseguiram fixar como praxe de mercado, o respeito ao cache mínimo tabelado e a exigência do DRT, entre outros...
Agora, uma coisa é fato, qualquer mudança só é possível com a participação de todos.
Que este anuncio todo errado, seja um dos primeiros passos pra mudança e mobilização da categoria...
E cada ator, assuma a responsabilidade de construir um mercado de trabalho mais justo e digno em todas as suas escolhas e ações cotidianas.
*Da minha parte, eu Eliana, continuo dizendo: "Se a ideia era gerar uma discussão, ok, bacana! Eu faria de outra forma, sem expor ninguém. Acabou virando polemica, não sei se necessária. (...)".
De qualquer forma, boa $orte para todos nós!!!
#nãoépelos120
Nenhum comentário:
Postar um comentário