Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

terça-feira, 7 de outubro de 2014

'Meus olhos são espelhos do mundo lá fora, imaginando o caminho no qual o vento pode mudar de rumo...' Ah, o vento!


"A vida é cheia de som e fúria."
(W. Shakespeare)

Eu ouvia essa música 'na rádio' e ela batia direto no meu coração. Batia tanto que chega doía. Acho que eu entendia o que ela queria dizer, melhor do que agora... Eu devia ter uns 3 anos.
Coincidentemente (?), a primeira versão é de 1973.
Naquele tempo talvez eu quisesse mandar a mensagem... Hj eu seria o pombo!

...

Ao percorrerem essas grandes rotas, eles pegam carona em rodovias formadas por correntes de vento. Para não desperdiçarem energia, os pássaros alteram de altitude em busca das correntes favoráveis – que mudam de direção de acordo com a altura.

Enquanto algumas espécies voam sem escalas por vários dias, a maioria delas quebra a viagem em pequenas paradas “bússola interna” capaz de detectar o norte magnético. Além dessa habilidade, os pássaros usam o Sol, as estrelas, o olfato, a audição e a própria paisagem como orientação. O surpreendente é que as longas rotas migratórias percorridas por eles exigem consciência precisa do tempo e da posição no espaço. E, como essas aves são capazes de corrigir a direção mesmo após se desviar dela por milhares de quilômetros

Nenhum comentário:

Postar um comentário