Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"Bróder, por que a vida é louca assim???"

E me perguntei se poderia ser útil para mim (e para aqueles que carregam o fardo de me amar) se eu conseguisse aprender a ficar parada e suportar um pouco mais, sem me deixar sempre arrastar pela estrada esburacada das circunstâncias.

Na busca por Deus, você se afasta do que atrai e nada em direção àquilo que é difícil. Abandona seus hábitos reconfortantes e conhecidos com a esperança (a mera esperança!) de que alguma coisa melhor lhe vai ser oferecida em troca daquilo de que você abriu mão.
 
Tentar bravamente se manter fiel a suas convicções devocionais durante a loucura de mais um dia.

Os devotos deste mundo executam seus rituais sem garantia de que algo de bom irá deles. Mas o simples ato de acreditar é um ato de fé, porque nenhum de nós conhece o desfecho. Devoção é diligência sem segurança. A fé é uma forma de dizer: "Sim, aceito previamente a maneira como o universo funciona, e acredito previamente naquilo que hoje sou incapaz de entender."
 
É claro que Deus sabe do que eu preciso. A pergunta é - será que eu sei? Atirar-se aos pés de Deus em desespero impotente é uma atitude de grande valor - mas, no final das contas, é provável que você ganhe mais com a experiência se houver alguma ação da sua parte.
 
A prece é um relacionamento; metade do trabalho é meu. Se eu quiser transformação, mas sequer for capaz de articular qual exatamente é o meu objetivo, como ela poderá ocorrer? Metade do que se ganha com a prece está no próprio ato de pedir, de oferecer uma intenção claramente articulada e refletida. Se você não tiver isso, todas as suas súplicas e desejos não têm sustento, são desconjuntados, inertes; rodopiam a seus pés em uma bruma fria, mas nunca se erguem.
 
Sinto que o destino também é um relacionamento - uma interação entre a graça divina e o esforço pessoal direcionado. Sobre metade dele você não tem o menor controle; a outra metade está completamente nas suas mãos, e as suas ações terão conseqüências perceptíveis. O homem não é nem uma marionete dos deuses, nem tampouco é senhor do seu próprio destino; ele é um pouco de ambos. Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade - com um pé sobre o cavalo chamado "destino", e o outro sobre o cavalo chamado "livre-arbítrio".

Há tanta coisa no meu destino que não posso controlar, mas outras coisas estão, sim, sob a minha jurisdição.

Você precisa aprender a escolher os seus pensamentos do mesmo jeito que escolhe as roupas que vai usar a cada dia. Isso é uma capacidade que você pode aprimorar. Se você quiser tanto assim controlar as coisas da sua vida, trabalhe com a mente. Ela é a única coisa que você deveria estar tentando controlar. Largue todo o resto, menos isso. Porque, se você não conseguir dominar seu pensamento, vai ter muitos problemas para sempre.
 
A culpa é só a maneira que o seu ego encontrou para fazer você pensar que está fazendo algum progresso moral. 
 
INSTRUÇÕES PARA A LIBERDADE

1. As metáforas da vida são as instruções de Deus.

2. Você acaba de subir até o topo do telhado. Não há nada entre você e o Infinito. Agora, liberte-se.

3. O dia está terminando. É hora de alguma coisa que foi bonita se transformar em outra coisa que também seja bonita. Agora, liberte-se.

4. O seu desejo de resolução foi uma prece. O fato de você estar aqui é a resposta de Deus. Liberte-se e veja as estrelas surgirem — do lado de fora e do lado de dentro.

5. Com todo seu coração, peça a graça e liberte-se.

6. Com todo seu coração, perdoe-o, PERDOE A SI MESMA e liberte-o.

7. Permita que sua intenção seja a liberdade do sofrimento inútil. Então, liberte-se.

8. Veja o calor do dia se transformar em noite fresca. Liberte-se.

9. Quando o carma de um relacionamento termina, resta apenas o amor. E seguro. Liberte-se.

10. Quando o passado finalmente tiver saído de você, liberte-se. Depois desça e comece o resto da sua vida. Com grande alegria.
 
*Querido Deus, por favor, me mostre tudo que preciso entender sobre o perdão e a entrega.

Você pode terminar o assunto você mesmo, de dentro de você mesmo. Isso não é apenas possível, é essencial. É para isso que servem os rituais. Realizamos cerimônias espirituais como seres humanos de forma a criar um lugar seguro onde os nossos sentimentos mais complicados de alegria ou de trauma possam descansar, para não precisarmos carregar esses sentimentos conosco para sempre, como um peso a nos atrapalhar. Nós todos precisamos desses esconderijos rituais. E eu acredito que, se a sua cultura ou a sua tradição não tiverem os rituais específicos pelos quais você anseia, então decididamente você tem permissão para elaborar a sua própria cerimônia usando a própria imaginação, consertando seus sistemas emocionais escangalhados com todos os recursos do tipo faça-você-mesmo de um generoso bombeiro/poeta. (POR FAVOR, CERTIFIQUE-SE DE QUE SUA CASA NÃO CORRE O RISCO DE PEGAR FOGO!)
Nós temos mãos; podemos nos apoiar nelas se quisermos. E o nosso privilégio. E essa a alegria de um corpo mortal. E é por isso que Deus precisa de nós. Porque Deus ama sentir as coisas por intermédio de nossas mãos.  "Deus vive dentro de você, como você." COMO você. exatamente da maneira que você é. Deus não está interessado em ver você executar uma pantomima de personalidade, de forma a corresponder a alguma idéia maluca que tenha sobre a aparência ou o comportamento de alguém espiritualizado. Nós todos parecemos ter uma idéia de que, para sermos sagrados, precisamos operar alguma mudança imensa e dramática em nosso caráter, precisamos renunciar a nossa individualidade.
Ou então, como dizia Sexto, o antigo filósofo pitagoriano: "O homem sábio é sempre semelhante a si mesmo."

Isso não significa que eu não possa ser devota. Não significa que eu não possa ser inteiramente derrubada e soterrada pelo amor de Deus. Não significa que eu não possa servir à humanidade. Não significa que não possa melhorar a mim mesma como ser humano, aprimorando minhas virtudes e trabalhando diariamente para minimizar meus vícios.
 
A sua tarefa, portanto, se você decidir aceitá-la, é prosseguir em sua busca pelas metáforas, rituais e mestres que o ajudem a se aproximar ainda mais da divindade. As escrituras iogues dizem que Deus reage às preces sagradas e aos esforços dos seres humanos, qualquer que seja a maneira como os mortais decidirem venerá-lo - contanto que as preces sejam sinceras. Como sugere uma linha dos Upanishads: "As pessoas seguem caminhos diferentes, retos ou tortuosos, de acordo com seu temperamento, dependendo daquilo que julgam ser melhor, ou mais apropriado - e todas alcançam você, da mesma forma que os rios desaguam no oceano."
 
Deus talvez seja maior do que nos ensinaram nossas doutrinas religiosas limitadas .
 
Porque algumas vezes os sonhos estão só brincando...
 
Sua estimativa da própria idade muda dependendo do dia, baseado na forma como está se sentindo. Quando ele está realmente cansado, suspira e diz: "Oitenta e cinco hoje, talvez", mas, quando está mais disposto, ele diz: "Acho que hoje estou com 60 anos." Talvez essa seja uma maneira tão boa de estimar a idade quanto qualquer outra - que idade você sente que tem? Pensando bem, o que mais importa? 
 
Algumas vezes "as pessoas estão doentes de aniversário", e precisam de um pouco de ajuste astrológico para fazê-las recuperar o equilíbrio.
 
Nascido sob uma má estrela e em um dia de sábado - dia de nascimento que contém elementos de espíritos potencialmente maus, como os do corvo, da coruja, do galo (é isso que torna a criança briguenta) e da marionete (era o que estava causando sua tontura).
Mas nem tudo eram más notícias. Tendo nascido em um sábado, o corpo do menino também encerrava o espírito do arco-íris e da borboleta, e estes podiam ser fortalecidos. puxando a energia saudável do universo para seu próprio centro. Ele diz que o corpo humano é feito de nada mais, nada menos do que os cinco elementos da criação - água (apa), fogo (tejo), vento (bayu), céu (akasa) e terra (pritiwi) -, e que tudo que você recisa fazer é se concentrar nessa realidade durante a meditação para receber energia de todas essas fontes, e ficará forte. 

Bróder, por que a vida é louca assim???  
Os seres humanos nascem com o mesmo potencial tanto para a contração quanto para a expansão. Os ingrediente tanto da escuridão quanto da luz estão igualmente presentes em todos nós, e cabe ao indivíduo (ou à família, ou à sociedade) decidir o que irá prevalecer - as virtudes ou a malevolência. A loucura deste planeta é em grande parte resultado da dificuldade do ser humano de encontrar um equilíbrio virtuoso consigo mesmo. O resultado é a loucura (tanto coletiva quanto individual).

- Então o que a gente pode fazer quanto à loucura do mundo?
 Nada. - Ketut riu, mas com uma cena gentileza. - Essa é natureza do mundo. Isso é destino. Se preocupe só com a sua loucura...  As quatro virtudes de que uma pessoa necessita para ter segurança e felicidade na vida: inteligência, amizade, força e (adoro esta) poesia.
 
A felicidade é conseqüência de um esforço pessoal. Você luta por ela, faz força para obtê-la, insiste nela, e algumas vezes viaja o mundo à sua procura. Você precisa participar o tempo todo das manifestações de suas próprias bênçãos. E, uma vez alcançado um estado de felicidade, nunca deve relaxar em sua manutenção, deve fazer um esforço sobre-humano para continuar para sempre nadando contra a corrente rumo a essa felicidade, para permanecer flutuando em cima dela. Se não fizer isso, seu contentamento interno irá se esvair. É muito fácil rezar quando se está passando por um momento difícil, mas continuar a rezar mesmo quando a sua crise já passou é como um processo de selamento, que ajuda sua alma a se aferrar às coisas boas que conquistou.
 
Tratamento  infalível para a Cura de um Coração Partido - Vitamina E, dormir bastante, beber bastante água, viajar para um lugar bem longe da pessoa que você amou, meditar e ensinar a seu coração que isso é o destino.
Divulgue seus desejos, seus sonhos... E permita que as pessoas façam dele uma realidade.

Sempre me apaixonei depressa e sem avaliar os riscos. Tenho tendência não somente a ver apenas o que há de melhor nas pessoas, mas a partir do princípio de que todo mundo é emocionalmente capaz de alcançar o potencial máximo. Já me apaixonei pelo potencial máximo de um homem mais vezes do que consigo enumerar, em vez de me apaixonar pelo homem em si, e em seguida agarrei-me ao relacionamento durante muito tempo (algumas vezes, tempo demais), esperando que o homem chegasse à altura de sua própria grandeza. Muitas vezes, no amor, fui vítima do meu próprio otimismo.
Eu me entreguei ao amor muitas vezes, unicamente em nome do amor. E algumas vezes, ao fazer isso, entreguei também tudo que eu tinha. Se eu quiser realmente me tornar uma mulher autônoma, então preciso assumir esse papel de ser minha própria protetora.
Perder o equilíbrio, às vezes, por amor, faz parte de uma vida equilibrada.
Que a obrigação deles não era me amar, mas era obrigação minha amá-los. Você pode decidir sentir o que quiser, mas eu te amo e vou te amar sempre. Mesmo que a gente nunca mais se veja, você já me trouxe de volta à vida, e isso é muita coisa. E é claro que eu gostaria de compartilhar minha vida com você.
 
Deixar sua consciência ser sua guia.

Santo Antônio, certa vez, escreveu sobre quando foi para o deserto fazer um retiro de silêncio e foi acometido por todo tipo de visão - tanto demônios quanto anjos. Disse que, em sua solidão, algumas vezes encontrou demônios que pareciam anjos, e outras vezes encontrou anjos que pareciam demônios. Quando lhe perguntaram como ele sabia a diferença, o santo respondeu que só se pode dizer quem é quem com base na sensação que se tem depois que a criatura for embora. Se você ficar arrasado, disse ele, então foi um demônio que veio visitá-lo. Se você se sentir mais leve, foi um anjo.

(Praticamente um fichamento!!!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário