Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 1 de maio de 2011

Tendência geral para exagerar

Nos momentos de necessidade quase sempre recorro à Clarice (Lispector). Às vezes, um pensamento para na garganta e não consigo palavras que traduzam... E ela, sempre consegue!

"(...) farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz..."

"Faça com que eu saiba ficar com o nada e, mesmo assim, me sentir como se estivesse plena de tudo..."

"O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado. O amor é tão mais inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre! Falta apenas o golpe da graça - que se chama paixão."

"A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam. Para aqueles que buscam e tentam sempre.
Por te falar eu te assustarei e te perderei? 
Mas, se eu não falar eu me perderei, e por me perder eu te perderia.
Estou atrás do que fica atrás do pensamento. Inútil querer me classificar: eu simplesmente escapulo. Gênero não me pega mais.
Além do mais, a vida é curta demais para eu ler todo o grosso dicionário a fim de, por acaso, descobrir a palavra salvadora. Entender é sempre limitado.
As coisas não precisam mais fazer sentido. Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é possível fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada. Porque, no fundo, a gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro."

...

Vivi de verdades inventadas por muito tempo.. E confesso, não foi de todo ruim! Na verdade, foi a minha salvação!!!
Hoje, trago ainda um pouco da sublimação daqueles tempos e colocar os pés no chão dói, porque a pele é fina.
Eu pensava que o amor fosse um sentimento nato, mas hoje eu sei que o que eu sentia pelo outro era afeto. Um sentimento fortemente pulsante, mas ora latente.
O amor: o amor me chegou de forma inesperada, e tão arrebatadora que, quando pude realmente sentí-lo, quis tudo de uma vez, desmetido.
Tudo começou com o amor por um rapaz... E se estendeu aos amigos, se estendeu às irmãs e que, hoje, vai ultrapassando limites e agregando: aquecendo, aquecendo, aquecendo!
Ainda me engraçado pensar em alguém e sentir vir à tona, no peito a saudade, o carinho, a vontade de abraçá-la, sentir o próprio amor, expresso na vontade de me declarar.

Amo meus amigos! Todos!!!
Amar é capacidade que se conquista, que se exercita, que se aprende, sentimento possivel de construir. Mas é necessário que se tenha uma inclinação, certa sensibilidade...
Agora tem aquele que é incondicional. Esse eu ainda não sei como que é, porque mesmo sendo amor, ainda assim, eu preciso das condições.
Preciso!!!





"Sou uma filha da natureza: quero pegar, sentir, tocar, ser.
E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério.
Sou uma só... Sou um ser.
E deixo que você seja. 
Isso lhe assusta?
Creio que sim. Mas vale a pena.
Mesmo que doa. Dói só no começo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário