Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

NATAL BRANCO

por Roger Lima, segunda, 19 de setembro de 2011 às 19:30




Nota da Seara de Luz Tupinambá

Hoje, a Seara de Luz teve que mudar o nome do seu projeto social de arrecadação de brinquedos, para o ano de 2011, denominada de NATAL BRANCO, por conta de algumas pessoas da cidade de Poços de Caldas - MG, terem manifestado desconforto e certo incomodo com o nome Natal Branco, entendendo, ser este de tendencia preconceituosa.

A Seara de Luz Tupinambá é uma organização religiosa, legalmente constituída, sem fins lucrativos, que têm uma conduta régia no amor ao próximo e a vida plena, amor a natureza e a espiritualidade, seguimos os fundamentos dos Orixás, e nossos ritos filosóficos seguem a UMBANDA-AFRO-BRASILEIRA, na qual não praticamos nenhum ato de discriminação se qualquer tipo que seja e, cabe lembrar a todos, que discriminação é crime em nossa constituição; somos conscientes do nosso dever e seguimos a ética, o amor fraterno e da nossa tradição africana, somos nascidos da alma negra.

Em detrimento disto, e tão somente para a cidade de POÇOS DE CALDAS - MG o nome do projeto passou a se chamar, NATAL DA ALEGRIA - YOSSEF GABRIEL em homenagem a uma criança, que não faz mais parte do mundo carnal e que prega o amor, livre de preconceito, um ser INOCENTE NA ALEGRIA, alegria esta que todos nós deveríamos aprender a construir, para o restante do território nacional em que o projeto, estiver nascendo, o mesmo ainda se chamará NATAL BRANCO.

Minha tristeza por este fato e minha eterna desculpa à todos que se sentiram ofendidos.

Penso que:
"O preconceito do mundo não acabará enquanto existir a identificação do preconceito em si mesmo"
Roger Lima.

Se a alma do homem for inocente como é a das crianças e da espiritualidade, nunca existirá o preconceito no encarnado, a luz do amor são como fontes incondicionais, e banham pessoas sem amor em seu coração, pessoas que antes de entender o sentido de uma vida,de uma entrega como a minha é, julgam com sua mentes ruins e relativas, preocupadas com a imagem pessoal em que se vinculam, presas socialmente a morais e a um estado de individualidade, onde o todo tem que girar conforme entendem ser o certo para sua visão de mundo.

Natal Branco nasceu com a vontade de levantar a bandeira da paz e da solidariedade como NATAL DA PAZ e não como natal de preconceito de um branco contra qualquer tipo de cor, raça ou credo, pois isto, não existe na comunidade da SEARA DE LUZ TUPINAMBÁ, o que existe são mentes sem luz branca em seu coração e que também temos o dever e compromisso de saber amar, com sabedoria e entendimento espiritual.

Da minha parte fiz nascer em mim uma alma de negro, eu sou um branco-negro senhores, minha religião é AFRO-DESCENDENTE, sou portanto, negro na minha origem espiritual, com honra, dever e compromisso de lutar por igualdade.

O Branco de Jesus, branco do mundo espiritual, branco da passagem de ano na paz, de viver a paz no mundo de encarnados que não veem nada pelo lado do bom e do bem, só do que é ruim.

Que a luz de nossos Orixás, de Oxalá, de nosso Senhor Jesus Cristo Nazareno, nos ilumine sempre para que possamos ainda ter a consciência, paciência e perseveração de Obaluaiê neste dificil caminho terreno, a difícil bandeira de uma religião que esta sim, sofre preconceito por ignorância, a Umbanda e ao nosso evangelho de Orixás.

Um dia meu Babalaô escreveu:


... "em cada negro têm um branco que a princesa libertou"... faz parte da letra de uma linda música, está no Youtube, pertence ao babalaô, compositor e cantor Carlos Buby (video esta postado acima).

Deixo meu amor e fraternal, deixo um grande abraço a todos, que sofreram com esta mudança, minhas desculpas à algumas pessoas da cidade de Poços de Caldas - MG que se ofenderam ou simplesmente se preocupam com a imagem de preconceito, estamos nos retratando, e pedindo na humildade de nossa filosofia, desculpas, se sentiram-se realmente ofendidos.

Natal branco, para mim é o Natal da luz e do amor e, em minha alma inocente, nunca imaginei que pudesse haver nela alguma expressão de preconceito, seja de qualquer especie.

Roger Lima

...

*Comprei de coração esta luta do meu já querido Roger, que, no fundo é por justiça.

Não sei se é impressão minha, mas percebo que quem levanta determinadas bandeiras é quem mais está contaminado. Sem clichês, "o preconceito está nos olhos de quem vê"! 
Creio que já tenha passado da hora das pessoas olharem para as outras com olhos de "coitadas" e assumir sua própria sombra. Ops... Sombra pode soar preconceituoso??? Ah, faça-me o favor! 
Em nome da minha família afrodescendente, digo que somos à favor do bem e o nome do seu projeto, que, inclusive, pretendo abraçar como meu, é lindo! 
E, mesmo que não tivesse nome algum, a causa é o que vale. O tempo que se perde questionando um título é o tempo que se poderia investir à favor do verdadeiro BEM.
"Tempestade em copo d'água", meio que exagero, né??? O preconceito maior está implícito nesse tipo de "levante".
Que o verdadeiro sentimento de amor seja o nosso guia em toda em qualquer causa, daí, sim isto é legítimo e justo!
Quanta delicadeza da sua parte, Roger, em retratar-se. Você demonstra realmente ser uma pessoa granDIOsa. "DIO" = DEUS. E que ele esteja sempre contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário