Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 21 de setembro de 2014

Feliz Natal... Feliz Ano Novo!

O Doador de Memórias



A história acontece num lugar aparentemente futurista, uma cidade flutuante entre as nuvens e cuja arquitetura se apresenta em linhas retas. 
A disciplina rege uma sociedade na qual a responsabilidade de gerar novos indivíduos é do Estado. 
Numa população ideal (haja vista o 'descarte' daqueles que, ainda bebês, são 'dispensados' por não 'servirem' no futuro), a função que cada um exercerá ao longo da vida é determinada pelos Anciãos.
As mazelas do mundo inexistem neste lugar, que tb é desprovido de sentimentos, emoções e memória.
 
Armazenar memórias e proteger, com sabedoria, o indivíduo contra si mesmo é tarefa que, de tempos em tempos, muda de mãos. No filme, o eleito é o jovem Jonas.

Quando adaptada para filme, quase sempre ficam lacunas na trama da obra literária, porém depois de uma longa conversa com uma amiga querida, entramos na sala sensibilizadas por nossas questões existenciais, por nossos desejos, sonhos, coragem (ou, falta dela!). Creio que isto tenha preenchido o que, de fato, faltou no roteiro.Contribuimos com nossa credulidade, que ia além do nosso papel de espectador.
 
O que ficou?
Vá viver, pelamordeDeus! Construa sua história, que será cheia de dores, mas tb de amores. E que o ano novo seja momento de gratidão, com a sensação de missão cumprida e motivo para novas expectativas, novas investidas... 
Coragem! Fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário