Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 9 de maio de 2010

"Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen"

Fui obrigada a ler este livro para trabalho da aulas de Interpretação, no segundo ano da Universidade de Cênicas. Confesso que foi leitura difícil, mas consegui traçar alguns paralelos do esforço do Arqueiro com o trabalho do Ator/Atriz.
Há pouco, enquanto fazia um chá, lembrei-me dele...
Lembrava-me da conversa com Fernanda, dos nossos esforços, das nossas buscas artísticas, espirituais e afetivas.
Em 2007/2008 nossos caminhos se cruzaram: Eliana Rosa de Sousa, Fernanda de Souza e Eliane Maria de Souza. Nossas trajetórias eram bem próximas, até então, embora Eliane não buscasse o caminho da Arte. Nos encontramos no caminho do Amor, enquanto trafegávamos pelas estradas da busca espiritual, no nosso local de trabalho. O projeto era o Biblioteca Para Todos e o local, Casa do Cristo Redentor.

Bem, tudo isso para dizer da permissão: de nos permitirmos simplesmente receber amor, sem a obrigação de dá-lo, sem troca. Mas somente nos deixarmos sentir, nos deixarmos ser amadas. Na hora, a observação "bateu": o amor não é uma via de mão dupla! Considerando os sentimentos afins, me pergunto: " - Por que não?"

Alguem que me liberta da prisão do querer e que me imagina daqui 30 anos, mas respira e " - (...) Tudo bem!"
Grande Guerreiro em sua luta, ainda não cansado da Guerra. Que corre riscos, mas com uma nobreza admirável (e muitos pontos pressionados!). Cheio de marcas e cicatrizes, de coração calejado. Alguém que vive o momento, que se entrega, que diz tudo e "- (...) Tudo bem!"

Pedra lapidada, jóia preciosa, o Arqueiro em sua busca... Zen!

Título: Livro - Arte Cavalheiresca Do Arqueiro Zen, A

Título Original: ...

Subtítulo: ...

Autor: Eugen Herrigel

Tradução: ...

Editora: Pensamento

Assunto: Religioes-Religioes Orientais

ISBN: 8531500184

Idioma: Português

Tipo de Capa: BROCHURA

Edição: 19

Número de Páginas: 96

Resenha:
Trazendo o fantástico para o nível do real, neste livro o filósofo alemão Eugen Herrigel conta a sua extraordinária experiência como discípulo de um mestre Zen, com quem aprendeu a arte de atirar com arco, durante os anos em que viveu no Japão como professor da Universidade de Tohoku. Sem dúvida - como afirma na introdução o professor D. T. Suzuki - um livro maravilhoso que, graças à limpidez de seu estilo, ajudará o leitor do Ocidente a 'penetrar na essência dessa experiência oriental, até agora tão pouco acessível aos ocidentais'.

(Informações extraídas da Americanas.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário