Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 23 de maio de 2010

Salve a linha do Povo Cigano, salve Santa Sara Kali!



Os Ciganos, na Umbanda, são espiritos desencarnados, homens e mulheres, que pertenceram ao povo cigano.
Os Ciganos, em geral, tem seus rituais especificos: cultuam a natureza, os astros e os ancestrais.
Santa Sara Kali é a santa protetora deste povo.
Trabalham para o progresso financeiro e para as causas amorosas e para a cura de doenças espitiruais, com suas simpatias.
Há pouco tempo ganharam força nos rituais da Umbanda, por identificação com os principios de amor e caridade. 
Cultuados com imagens bem simples - taças com vinho ou com água, doces finos e frutas solares - trabalham, também, com as energias do Oriente: cristais, incensos, pedras energéticas, com as cores e com os quatro sagrados elementos da natureza. Se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.

A história conta que os inimigos do Nazareno, condenaram as três Marias: Maria Madalena, Maria Jacobé (mãe de Tiago menor) e Maria Salomé (mãe de São João) a serem lançadas ao mar, numa barca sem remos ou provisões, acompanhadas tão somente de uma das escravas de José de Arimatéia, Sara, a Kali (Kali, em ramanishi, quer dizer " negra").
Esse barco teria, por um milagre, aportado numa praia próxima à foz do Rio Petitrhône, onde hoje se encontra a igreja de Saintes Marie de La Mer (Santas Marias Vindas do Mar), um lugar de peregrinação e de culto não só para os ciganos, mas para os franceses também. 

Dizem que ela foi cuidada pelos ciganos e os ajudou a tornarem-se muito unidos e a desenvolver-se como povo e como cultura. ensinando ao povo o respeito ao próximo e à família, a união entre os irmãos, as maneiras como as mulheres e os varões deveriam se comportar, além de dar-lhes as boas novas do Messias, o Cristo.

"Durante toda a caminhada, mantivemo-nos vigilantes de nossos filhos.
Dentre ao que nos é permitido: zelamos, defendemos, acolhemos, aconselhamos, ralhamos, acarinhamos e ensinamos.
Alguns acompanharam nossas caravanas, por prados, florestas, montanhas, lamaçais, durante a ventania, o sol escaldante dos desertos, a chuva e o bom tempo.
Outros se cansaram, sentaram-se à beira do caminho até o último de nós passar, e retomaram a áspera caminhada a nos seguir.
Ainda outros, se distanciaram de nós por algum tempo e ainda assim conseguiram nos alcançar.
A estrada da vida é árdua, as pedras do caminho machucam os pés e o turbilhão de emoções maculam o coração e às vezes, deixam cicatrizes profundas na alma.
Mas por favor, filhos não percam a fé, nem desistam da caminhada.
Quem compartilha de nossa energia é forte como as rochas, ardente como o fogo, suave como a brisa e transparente como a água.
Sejam livres como os pássaros que voam, mesmo que em seus pensamentos!
Tenham a beleza e a sutileza da flor que desabrocha e perfuma.
Não desistam do caminho a ser trilhado, para que nunca se afastem de nossa caravana.
O tempo não existe e amanhã, os pandeiros chocalharão, fitas coloridas se agitarão e então, veremos a dança da vida e se fará festa.
E nós, aqui estaremos de braços abertos para recebê-los em espirais de amor!
Que Diel olhe por todos nós!

Kamal

SALVE SANTA SARA"

(recebido de Gil, via Orkut)

Optchá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário