Dentro do trabalho da "Umbanda de pretos-velhos", as linhas assim estão dispostas:
Linha Orixás componentes à linha Falangeiros ou falange subordinada
Linha de Oxalá - Todos os Orixás - Guias Falangeiros de Oxalá, guias mais comuns: Pretos-Velhos, Caboclos e Crianças.
Linha de Iemanjá ou Yemanjá - Oxum, Nanã, Obá e Oxumaré - Marinheiros, Sereias, Ondinas, Caboclos de Iemanjá, Falangeiros do Orixá Iemanjá, Guias Falangeiros de Iemanjá.
Linha de Xangô - Iansã - Falangeiros do Orixá Xangô, Guias Falangeiros do Orixá Xango,Caboclos de Xangô, Falange do Oriente. Guias mais comuns: Caboclos e Baianos.
Linha de Ogum - Falangeiros do Orixá Ogum, Guias Falangeiros do Orixá Ogum, Falangeiros em geral.
Linha de Oxossi - Falangeiros do Orixá Oxossi, Guias Falangeiros do Orixá Oxossi, Falangeiros em geral, guias mais comuns: Caboclos, Boiadeiros e Baianos.
Linha de Almas ou Pretos-Velhos - (Linha Africana ou dos Ancestrais - Babalorixás, Yalorixás, Sacerdotes diversos) - Interagem com a Linha do Orixá Omulu. Pretos-velhos.
Linha de Omulu - Obaluayê - Pretos-velhos e Caboclos, curadores e mandingueiros, Exus e Bombogiras.
Outras linhas conhecidas em outras ramificações da Umbanda: linhas de Oxalá; de Iemanjá ou Yemanjá; de Xangô; de Ogum; de Oxossi; de Yorimá (ou Omulu); de Yori (Crianças).
Ramificação mais comum de sua utilização: Umbanda Esotérica, algumas Umbandas Brancas, algumas Umbandas populares: linha de Oxalá; de Iemanjá ou Yemanjá; de Xangô; de Ogum; de Oxossi; de São Cipriano (Pretos-velhos); linha do Oriente
As falanges dentro das Linhas:
As falanges são formadas por grupos de características iguais chamados Guias. Assim temos os seguintes grupamentos dentro da Umbanda: Pretos-velhos; Caboclos; Crianças; Boiadeiros; Marinheiros; Exus.
Outras falanges trabalhadas em outras ramificações da Umbanda: Baianos; Ciganos; Orientais; Mineiros.
(Fonte principal: Wikpédia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário