Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

domingo, 16 de maio de 2010

Respostas III

Em alguns terreiros de Umbanda a associação sincrética (não em todos) acabou virando transmutação religiosa. Esses terreiros de Umbanda acreditam que Oxalá é Jesus e utilizam toda uma forma doutrinária voltada ao Cristianismo. Uns até utilizam a Bíblia e, outros, o Evangelho Segundo o Espiritismo em sua doutrina e estudos. Daí acabou surgindo as correntes que se auto denominam como "Umbanda Cristã" ou "Umbandista Cristã".
Os Orixás e seus dias de comemoração (sincretismo Afro-Católico):

Orixá - Sincretizado Como - Comemoração:

- *Exu - Santo Antônio - 13 de Junho;

- Iansã - Santa Barbara - 4 de Dezembro;

- Iemanjá - Nossa Senhora da Glória - 15 de Agosto;

- Nanã - Nossa Senhora de Sant'Anna - 26 de Julho

- Obá - Joana d'Arc - 30 de Maio

- Obaluayê - São Roque - 16 de Agosto

- Ogum - São Jorge - 23 de Abril

- Oxalá - Jesus Cristo - 25 de Dezembro

- Omulu - São Lázaro - 17 de Dezembro

- Oxossi - São Sebastião - 20 de Janeiro
- Oxum - Nossa Senhora da Conceição - 8 de Dezembro

- Oxumaré - São Bartolomeu - 24 de Agosto

- Xangô - São Jerônimo - 30 de Setembro

* O Orixá Exu não é sincretizado como o Diabo Judaico-Cristão. Exu não é Diabo e nunca foi. Isso foi uma invenção doentia que ainda macula o bom nome da religião de Umbanda.

A UMBANDA é dividida em linhas. Cada uma delas com um chefe, um Orixá que a comanda. E cada linha é dividida em falanges.

As 7 Linhas das Umbanda:

As linhas representam os grupamentos dos Orixás e seus falangeiros que atuam dentro da Umbanda. Não existe uma ortodoxia dentro da Umbanda. Assim, existem diversas representações das 7 linhas, e, em algumas correntes, já citam a possibilidade de existirem não 7, mas 9, ou, mesmo, 14 linhas.

Existe um concenso de 5 linhas fixas (Oxalá, Xangô, Ogum, Yemanjá e Oxossi) e duas linhas variáveis que serão ocupadas de acordo com os fundamentos doutrinários oriundos de cada forma doutrinária de Umbanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário