Em alguns terreiros de Umbanda a associação sincrética (não em todos) acabou virando transmutação religiosa. Esses terreiros de Umbanda acreditam que Oxalá é Jesus e utilizam toda uma forma doutrinária voltada ao Cristianismo. Uns até utilizam a Bíblia e, outros, o Evangelho Segundo o Espiritismo em sua doutrina e estudos. Daí acabou surgindo as correntes que se auto denominam como "Umbanda Cristã" ou "Umbandista Cristã".
Os Orixás e seus dias de comemoração (sincretismo Afro-Católico):
Orixá - Sincretizado Como - Comemoração:
- *Exu - Santo Antônio - 13 de Junho;
- Iansã - Santa Barbara - 4 de Dezembro;
- Iemanjá - Nossa Senhora da Glória - 15 de Agosto;
- Nanã - Nossa Senhora de Sant'Anna - 26 de Julho
- Obá - Joana d'Arc - 30 de Maio
- Obaluayê - São Roque - 16 de Agosto
- Ogum - São Jorge - 23 de Abril
- Oxalá - Jesus Cristo - 25 de Dezembro
- Omulu - São Lázaro - 17 de Dezembro
- Oxossi - São Sebastião - 20 de Janeiro
- Oxum - Nossa Senhora da Conceição - 8 de Dezembro
- Oxumaré - São Bartolomeu - 24 de Agosto
- Xangô - São Jerônimo - 30 de Setembro
* O Orixá Exu não é sincretizado como o Diabo Judaico-Cristão. Exu não é Diabo e nunca foi. Isso foi uma invenção doentia que ainda macula o bom nome da religião de Umbanda.
A UMBANDA é dividida em linhas. Cada uma delas com um chefe, um Orixá que a comanda. E cada linha é dividida em falanges.
As 7 Linhas das Umbanda:
As linhas representam os grupamentos dos Orixás e seus falangeiros que atuam dentro da Umbanda. Não existe uma ortodoxia dentro da Umbanda. Assim, existem diversas representações das 7 linhas, e, em algumas correntes, já citam a possibilidade de existirem não 7, mas 9, ou, mesmo, 14 linhas.
Existe um concenso de 5 linhas fixas (Oxalá, Xangô, Ogum, Yemanjá e Oxossi) e duas linhas variáveis que serão ocupadas de acordo com os fundamentos doutrinários oriundos de cada forma doutrinária de Umbanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário