Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pretos Velhos


Espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, como escravos, que morreram no tronco ou de velhice. Apesar da rudeza do cativeiro, gostam contar suas histórias e demonstram fé para suportar as amarguras da vida. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".

Espíritos guias de elevada sabedoria, imprimem em sua fala esperança e quietude aos anseios dos consulentes. Mandingueiros poderosos.

Através de suas experiências, em inúmeras vidas, entenderam que somente o Amor constrói e une a todos, que a matéria nos permite existir e vivenciar fatos e sensações, mas que a mesma não existe por si só, nós é que a criamos para estas experiências, e que a realidade é o espírito.

A característica desta linha: o conselho. Receitam auxílios, remédios e tratamentos caseiros para os males do corpo e da alma.

Em sua linha de atuação, apresentam-se pelos codinomes, conforme acontecia na época da escravidão, onde os negros eram nominados de acordo com a região de onde vieram:

Congo - refere-se a pretos velhos ativos na linha de Iansã;

Aruanda - refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxalá. (OBS: Aruanda quer dizer céu);

D´Angola - refere-se a pretos velhos ativos na linha de Ogum;

Matas - refere-se a pretos velhos ativos na linha de Oxóssi;

Calunga, Cemitério ou das Almas - refere-se a pretos velhos ativos na linha de Omolu/ Obaluayê

Saravá!!!

(Fonte Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário