Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Feliz Ano Novo!!!

O que vai envelhecendo um ano para mim é o cansaço da mesmice, causado pelos problemas de sempre. Este ano foi um ano surpreendente, pois, além dos problemas de sempre, tiveram outros, portanto, posso dizer que foi um ano bacana.

Numa livre interpretação, 2016 começa com uma placa BEM GRANDE de 'pare'. 
Aí, eu respondi: - Não consigo parar sozinha! 
Ele: - Consegue, sim, quer ver?

Isa: 'congelar para proteger'! 
E fiquei, do fim de fevereiro ao fim de julho, entre a cozinha e o quarto, experimentando formas de me locomover.

Ler era uma possibilidade de distração, mas virou obrigação. Li dois, de três volumes e teria lido o terceiro, se o tivesse. Pretendia ter uma história pronta, mas, ficou só no esboço.

Neste tempo, tive que sentir tudo sem poder 'sofrer viajando'. Alternaram - se momentos de angustia e resiliência. Mas, sempre tem a música e, mais uma vez, as letras foram meus guias e a melodia, minha catarse. Parece até que foi desenhada a volta da Rota 99!

"Foi por pouco" - posso considerar, tal expressão, um advérbio de tempo??? Este foi o ano em que os limites penderam para o '+'!

Foi por pouco que:

- não precisei parafusar a fíbula; 
- não tenho culpa nesse cartório;
- consegui entrar no curso de Pedagogia da UNESP; 
- consegui fazer valer minha ingenuidade (e certeza de que tive a ajuda do Universo), pra sair de uma situação perigosa e delicada;
- não invisto numa viagem que, havia muito, eu desejava;
- consegui ser aluna do intenso curso do Ivaldo Bertazzo, na Escola do Movimento;
- entendi que até pra ser legal existe um limite;
- consegui conhecer Curitiba.
- mais uma vez não cuidei, como uma joia, das expectativas (e sonhos!) de alguém;
- não me deixei levar pelas emoções que vem, terminada a tolerância.







Entendi, na prática, o significado supremo de ética, e que a pergunta: "- Será que elx faria o mesmo, se a situação fosse contrária?", é para ser respondida e levada em consideração, principalmente, porque lidar com maestria com as consequências exige calma.

Entendi, que vencido o prazo de validade da vida, se está à mercê do outros e da própria sorte.
 
Que as relações de amizade são baseadas em interesses nobres, ou não. Que relevar situações desagradáveis é zona de conforto. Maturidade é enfrentar tais momentos com propriedade e sabedoria (e se tiver  espaço para a elegância, melhor!).



Que nas entrelinhas da vontade de ir embora tem questões que precisam ser consideradas, sempre. É preciso não se importar com a diária paga e nem com a passagem anteriormente marcada. Se seu direito de ir e vir estiver vinculado a algo ou alguém, NÃO VÁ!

Que curiosidade e carência podem causar arrependimentos, se não bem administradas.

Entendi o quanto é importante não cruzar o fio que separa a vida profissional do que é pessoal.

Que prometer significa cumprir. Melhor fazer sem prometer!

Que ajudar ao próximo, ou retribuir à alguém deve ser a partir de algo que a pessoa goste, ou precise. E que a sensação de missão cumprida é in - crí - vel!!!

Que não sou tábua de salvação de ninguém. 

Que usado com sabedoria, o Facebook é uma mão na roda!

Que 'ano novo' são todos os dias e que cada dia é tão único que deve ser vivido plenamente.
E quanto ao que não vale a pena, nem sempre sou eu quem determina tal juízo de valor!

GRATA POR TUDO E POR TANTO!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário