Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Simpósio Internacional de Contadores de Histórias - Niterói - RJ- Brasil



Tem alguns dias que retornei. Precisei de um tempo pra assimilar e acomodar tudo que vivi. 5 dias intensos! Novas amizades, reencontros, uma nova 'parça' de trabalho, uma boa história, novas boas ideias e... um vestido novo!!! 




O bacana de viajar durante o dia é a possibilidade de contemplar. Trajeto rápido, porém cheio de novidades: a perfeição das nuvens, as cores e o grand finale: quando o piloto começa os trabalhos de pouso e sobrevoa Niterói, quase raspando a Baía de Guanabara... frio na barriga!

O Cristo láááááá...

Cruzei a ponte! (Rio-Niterói)


Complexo Niemayer: quem se importa com a  sensação térmica de 50º?
Uma mulher curvilínea...

Particularidades...

Bola de Fogo...
Boas escolhas (um salve à dona intuição!): a pousada que fiquei é um casarão assobradado, cheio de Marias Sem Vergonha, rodeado por Damas da Noite.

Da abertura:

Homenagem à Dorival Caymmi...

Danilo, filho e Stella, neta (a cara da Nana!)
 Premio para Bia Bedran...
*Vale foto!

Encontros e reencontro...

Ozeni, Alice, Alicce, Carlos Godoy.
A primeira mesa...
... versava (palavra perfeita!) sobre questões artistas, culturais e trabalhistas. Um contador em cada escola? Super topo, até mudaria de cidade!
A Alicce contou a história do João Jiló de um jeitinho todo cuiabano. 


Oficinas:
Histórias para bebês (Ana Griot) são para ser sentidas... Aliás, entender sentimento é algo que bebês tiram de letra!
Dica: conte as histórias que te tocam, que te emocionam. As que vc gosta!

Chumbinho


Ilan Brenman nos fez dançar musicas circulares, utilizou-se da multimídia e compartilhou, com muita generosidade, informações riquíssimas. Tô pra dizer que ele é praticamente um showman!

Mesa:
Aí, ficou a seguinte 'questã': Como se forma um contador de histórias??? Eu mesma respondo: Se forma, não: forma-se!!! Ok, que vc queira fazer um pós-doutorado, mas contar história (pra mim!) é algo próximo ao dom.

Ana Sofia e Aldo Mendez... Quanta delicadeza! Depois Ilan chegou 'quebrando tudo'!!!




Oficinas:
A Liliana Cinetto é uma show woman. E muito inspiradora! A didática aliada à prática. Mas, surtei, mesmo, com os livros que falam de sangue e de monstros...

Tietei, mesmo!!!
Celso Sisto... 
O Universo conspira!!! 
O que mais eu precisaria??? Perder o medo! Não, não perdi! Mas, arrisquei... E não me arrependi!
Mostrei minha produção... Os lábios tremiam como se fossem parte avulsa do meu corpo, aleatoriamente  à minha vontade. E um míope 7 (como eu!) enxergaria o papel tremulo.
Que pensar que nada! Fui sem pensar, mesmo e deixei que a história me levasse. Contadora, atriz, professora, locutora, 'tamo tudu juntu i misturadu'. 

Faltou uma galerinha que precisou correr... Mas, ficou lindo registro, não ficou???
 Pensa numa pessoa feliz... Agora, olha pra mim!!!

Como gastei toda ansiedade durante a apresentação, o que veio depois foi zen: PAUSA PARA ELIMINAR DÚVIDAS RESTANTES DAS FÉRIAS LONGAS no Rio de Janeiro!
(História contada em post anterior)

Sabadão 'simposiando' em Copa:

'É nóis' na barca!!! Com Joana - Goiania

Mar revolto

Olha o biquíni! Com Joaninha e Ana.
Volúvel que sou, pretendia dar só uma passadinha na praia e voltar pra Nikiti... Mas, a Ana tinha levado o biquíni, chinelo... e uma CALCINHA!!! Heim???
Lembrei de um fato do ano passado, que um aluno (6 anos) disse pros coleguinhas que "a professora tem os peitos na bunda"... Acho que a Ana tb acha!!!


ANA - Tem um banheiro ali embaixo...
ELIANA - Pra que???
Copacabana lotada, tipo Praia Grande - SP. No meio de todo aquele povo, alguém ia reparar que eu tava trocando a calcinha pelo biquíni por baixo do vestido? E quem nunca tirou o sutiã pelas mangas??? 



Da maratona...
Eu ia gostar de ter uma sequencia da programação, mesmo que houvessem furos. Cheguei na última volta da ciranda da Bia.
Depois rolaram umas apresentações lindas, mas... 'descupaí'... PUTA QUE O PARIU: diva, diva, diva!!! 


Liliana Cinetto conseguiu manter-me acordada. Eu que estava havia mais de 24h no ar, fui derrubada pelo frio do ar condicionado. 3h30 da madrugada sofri um 'apagão involuntário'.


Dia seguinte:
Quanta "história bem contada" (título do meu espetáculo!), cada uma de um jeito com ou sem cenário, adereço, trilha sonora, figurinos teatrais e não teatrais... Questões interessantes que podem e devem promover um refinamento tanto artístico, quanto conceitual. Porém...(aaah, porém...), ideias engessadas? Passo! O próximo, por favor!

Aplausos para os meninos e meninas (Beto dos Fantoches; Carlos, Tania e Fernanda) que seguraram um Tsunami à unha!!! Ato de coragem, me senti representada!

Então, aí...
...a contadora de histórias Priscilla Camargo (sim, a atriz das novelas!) abre seus trabalhos distribuindo às crianças, moedas, que representavam tesouros da arca. 
João,que estava sentado do meu lado, ganhou duas moedas de 25 centavos e tinha planos de juntar mais R$0,50 e comprar umas balas que vem na caixinha. Terminada a apresentação...: - Pra vc! 

Eu: - E as suas balinhas? - ele fez uma carinha e meneou a cabeça, tipo 'não ligo'! Guardei-a  junto com as especiais na minha carteira... 
Acho que isso quer dizer SORTE!!! 


É Teatro? É Contação de Histórias? Mediação??? Sendo bom, é o que me basta!!! (Coletivo "Óh!")


José Roberto Brant: o encerramento foi literalmente um show! Ele, contou, cantou, sambou e me encantou! Às favas quem fica questionando o que é e o que deixa de ser!!! Faça e faça bem! Pronto!!!

Coletivo Óh!

Com Ana, Rosita e Tania.

Tiara by Flávia Wolffowitz
 
Fim de tarde e fim de festa em Nikiti!!!

Óh!!!
Novos amigos...
Ela ainda vai passar por um processo de repaginamento, assumir algumas 'bipolaridades', assim como a dona, mas apresento-lhes minha mais nova parceira de trabalho:




*Confecção da boneca: Beto Fantoches (Praia Grande - SP)
*Tiaras e presilha de flores: Flavia Wolffowitz

 Ps: Faltam fotos e outras emoções. Logo menos, completo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário