Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Utilidade pública (Repassando)

Assunto: projetos abertos IPq

IPq dispõe de vagas nos seguintes grupos e serviços (todos vinculados a projetos de pesquisa)


Pacientes com transtorno bipolar

O Proman procura pacientes diagnosticados com transtorno bipolar do tipo I, que possam indicar também um de seus parentes saudáveis, para participação em pesquisa que irá avaliar os aspectos familiares da doença. O paciente e seu familiar - irmão(ã) ou filho(a) sem histórico de transtorno psiquiátrico - devem ser maiores de 18 anos. O estudo não envolve mudança no tratamento nem na medicação e inclui 2 a 3 encontros para realização de uma ressonância magnética do cérebro, uma coleta de sangue, avaliação neuropsicológica, questionários e entrevistas. Serão fornecidos comprovantes de comparecimento e ajuda de custo de R$20,00(vinte reais) por dia de participação. Inscrições e informações tel. 3069 7928.

Voluntários com transtorno bipolar

O LIM 27 procura homens e mulheres de 18 a 30 anos, que apresentem transtorno do humor bipolar ou depressão com episódios de euforia exagerada no máximo há 5 anos e não estejam fazendo tratamento com lítio. Além de tratamento medicamentoso, os voluntários passarão por modernos exames de neuroimagem, laboratoriais e genéticos. Inscrições pelo tel. 3069 7924 ou email: pesquisabipolar@gmail.com

Crianças e adolescentes com transtorno bipolar

O Proman tria crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, que apresentem transtorno bipolar e não estejam em tratamento medicamentoso. Os principais sintomas do transtorno bipolar são: euforia, alegria e energia excessivas, falta de sono, sentimentos de autosuficiência e poder, mudanças bruscas do comportamento e humor sem qualquer razão. As triagens devem ser agendadas pelo tel. 3069 7928.

Crianças e adolescentes com TOC

O Protoc e o Sepia buscam crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, que tenham sintomas de transtorno obsessivo compulsivo (TOC) como queixa principal (comportamentos e/ou pensamentos repetitivos desagradáveis, “manias”). Trata-se de um estudo com tratamentos já consagrados como eficazes, tais como medicamentos ou terapia cognitivo comportamental em grupo. Os interessados devem ligar para 11 3069 6972, deixar nome e telefone de contato na secretária eletrônica e aguardar retorno.

“Chocólatras”

O Programa de Atendimento ao Obeso – Prato - convida pessoas maiores de 18 anos que se considerem “viciadas” em chocolate para participar de encontros que objetivam, inicialmente, conhecer o perfil e relação do indivíduo com o doce. Os encontros são quinzenais, às segundas-feiras, das 10h às 11:30h. Os interessados podem se inscrever pelo tel. 11 3885 3381 ou e-mail: artkau@mandic.com.br .

Depressão na pós-menopausa

O ProMulher busca mulheres de 50 a 60 anos na pós menopausa, com depressão leve a moderada ou sem depressão, que nunca tenham feito reposição hormonal e que não menstruem há pelo menos um ano, para participação em estudo onde será oferecido tratamento com terapia cognitivo comportamental (TCC). São 80 vagas e as inscrições podem ser feitas diretamente no ambulatório ProMulher do IPq às segundas-feiras das 13h às 16h - Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785 (dentro do Complexo HC – próximo ao Metrô Clínicas) ou pelo e-mail: leiliane.tamashiro@hotmail.com

Novo tratamento para dependência de cocaína

O Grupo de EMT está testando uma nova forma de tratamento para dependência de cocaína, por meio de estimulação magnética transcraniana (EMT) e busca homens e mulheres de 18 a 40 anos, que não apresentem outras dependências químicas exceto tabaco. Os interessados podem se inscrever pelo tel. 3069 8159 ou e-mail emt@hcnet.usp.br

Programa de estimulação cognitiva para idosos com Alzheimer

O Programa Estimulação Cognitiva e Funcional para idosos do Hospital Dia Geriátrico do IPq -HCFMUSP, está triando homens e mulheres acima de 60 anos, portadores de Doença de Alzheimer em fase leve a moderada, que já estejam em tratamento medicamentoso. Para participar do grupo é necessário que o paciente tenha dois anos ou mais de escolaridade.

O programa envolve equipe multidisciplinar e engloba atividades como: estimulação cognitiva individual e em grupo, incluindo uso de programas computadorizados e jogos de raciocínio, terapia ocupacional, arteterapia, fonoaudiologia, fisioterapia e educação física. Para familiares e cuidadores serão oferecidos grupos de apoio psicológico e psicoeducacional. Tem duração de 15 semanas (às terças e quintas-feiras das 9h às 15:30h) e o paciente deverá vir sempre acompanhado de um familiar ou cuidador.

Agendamento de triagens pelos tels. 3069-6899 /9749-2623 ou e-mail: hdgeriatrico@gmail.com

Capacitação de profissionais da saúde em oficinas terapêuticas para idosos

O Projeto “Estimulação Cognitiva e Funcional para Idosos” oferece programa de capacitação para profissionais da área da saúde em diferentes oficinas terapêuticas para idosos com déficits cognitivos, que inclui observação e auxílio dos terapeutas correspondentes às áreas profissionais, além da possibilidade de adquirir e aprimorar conhecimentos nesta modalidade de intervenção.

O programa tem duração de 15 semanas (quatro horas por semana), de agosto a novembro de 2010. A atividade não é remunerada e tem a finalidade de formar agentes multiplicadores. Os interessados podem enviar currículo e responder à seguinte pergunta: "Como espera utilizar o conhecimento adquirido após a conclusão das atividades?" para e-mail hdgeriatrico@gmail.com . Informações tel.(11) 3069-6899 e 9749-2623.



Nenhum comentário:

Postar um comentário