Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 21 de junho de 2012

“As ruas são pra dançar”… Quadrilha!

Posted: 19 Jun 2012 11:51 PM PDT

O embalo dos movimentos sociais que surgiram nos últimos tempos é contagiante! Após o Festival Baixo Centro, seus organizadores e outras pessoas entusiasmadas com os efeitos daqueles dez dias tiveram a idéia de fazer uma festa junina no Minhocão. Simples assim, surgiu mais uma proposta de ocupação das ruas: uma festa junina colaborativa.

Os princípios? Basta inverter o “condomínio fechado”, o “carro” e os “apartheids”. Pronto, terá aí os princípios. Ruas para todos, sem catracas, sem a violência dos automóveis… E trocas, muitas trocas. Ocupar e vivenciar o espaço público junto com os demais. E o mais legal: como a idéia é colaborativa, todos podem participar dessa construção porque o grupo é aberto.

No decorrer destas oito horas de festa, uma simples, mas ótima idéia: o mega pique-nique. As comidas típicas serão levadas pelos próprios participantes. Às 15 horas, será estendida uma grande toalha e todos serão convidados a partilhar os alimentos que trouxeram. Assim aqueles que irão apenas prestigiar o evento (4.815 confirmados) passam a ter responsabilidade na sua fatura. Além do que, simbolicamente é reincorporar um ato muito comum às festividades familiares ou de cidades pequenas, mas que a ignorância das nossas cidades grandes apaga.

As bandeirinhas também estão sendo feitas em conjunto. Para decorar este um quilômetro e meio (aproximadamente) de Minhocão, os organizadores estimaram necessários 5 mil metros de bandeirinhas. Elas são feitas durante as reuniões de organização e em mutirões que estão acontecendo aos domingos que antecedem a festa. Ainda restam pouco mais de mil metros para serem feitos. Aliás, bandeirinhas que já foram usadas em outras festas são bem-vindas.

Além de contação de histórias e outras atividades (quase) típicas das festas juninas, como por exemplo “correio elegante digital”, no decorrer da programação acontecerá também: Sarau do Binho, Casamento Coletivo, releitura junina da festa alternativa Gente que Transa e Arraiá pra Cachorro (proposto pela Matilha Cultural).

Ainda tem homenagem aos 100 anos do nascimento de Luiz Gonzaga. Os encarregados da tarefa serão vários grupos musicais oriundos de diversas vertentes populares como: coco,samba de coco, coco rural, jazz e forró. As apresentações estão marcadas para começar ao meio-dia e vão até o fim do evento, que será às 20 horas.

O financiamento para tudo isso também é colaborativo. Através de uma rede social específica para levantar recursos, foram arrecadados R$ 7.580,00 até o momento. 219 pessoas colaboraram. As doações encerram-se no dia 21/06 (próxima quinta-feira). E o projeto só recebe caso o montante ultrapasse os oito mil reais estipulados no início da campanha. Se não atingir a meta, todo o dinheiro retorna aos doadores. Resta pouco tempo. Melhor será se não apenas atingir, mas ultrapassar, pois que quem ganha é somente a própria festa.

E claro, um dos principais pontos: a quadrilha! Já perto das 19 horas. A ideia é fazer o maior túnel junino do mundo! Mas isso não é competição. Não se quer estabelecer records. A chave aqui é outra. Apenas contagiar o maior número de pessoas pra dançar, brincar e viver as ruas. Que bom será se em outros lugares, outras cidades, surgirem túneis maiores ainda! Quem sabe se, num futuro próximo, estes túneis cresçam tanto a ponto de se encontrar? Seria a apoteose carnavalesca do espaço público! Afinal, “as ruas são pra dançar”.

Boas danças!

Olegário A. Filho (Olé)

...

Evento: “Festa Junina no Minhocão – O Maior Túnel do Mundo”.

Data: 01/07/12 – das 12 às 20 horas.

Local: Minhocão, entre as estações Marechal Deodoro e Santa Cecília do metrô (São Paulo). 

E-mail: 

Financiamento: através do:

*Via Rede Famaliá

**Olha só! Será bem no dia do Grande Bingo, da Cia dos Clownstrofóbicos. Façamos assim: vem pro Bingo e, depois, vamos todos juntos pra festa, ok???

Nenhum comentário:

Postar um comentário