Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Sonhos recorrentes ou em capítulos

Tanto nossas origens, como nosso agora e o futuro estão constantemente nos sendo apresentados, reapresentados e desenhados e redesenhados no universo onírico. Podemos caminhar ativamente por este portal de comunicação compreendendo mais de tudo o que nos constitui, ainda avançando muito além do imaginável, em meio à autonomia impensável.

Existe uma interface entre os sonhos e a realidade em que estamos vivendo. Ambos são lâminas de realidade, versões da mesma dinâmica existencial em pleno movimento. Os recorrentes nos dizem que é necessário que algo mude urgentemente. A vida é dinâmica, repetição dos sonhos e cenários de vida é de se questionar, entender e resolver mais rápido possível. 

Podemos ser criadores das nossas realidades quando nos habilitamos a sair do "sonho" existencial, ou seja, do sonambulismo crônico. Podemos começar a nos conhecer de verdade observando nossas reais capacidades criadoras em qualquer lugar onde a nossa consciência estiver. Nos sonhos, o processo não é diferente, estamos aptos, somos capazes de mais, não é difícil. Estar lúcido e ativo, portanto, requer prática constante até que o padrão mental de estar desperto permaneça definitivamente dinamizado nos circuitos cerebrais. 

Precisamos, então, ter consciência de que somos constituídos de uma máquina humana com referências e circuitos cerebrais que possuem habilidades muito além do uso comum. Existe neuroplasticidade no cérebro, ou seja, tudo pode mudar a vida toda e constantemente. Se todo o nosso padrão mental é capaz de ser remodelado, então, por que não investir em ganhar autonomia nesse processo? Ou nossa consciência rege o dinamismo desta orquestra mediante ações deliberadas, ou esta orquestra toca por conta própria, vítima da cultura, dos acontecimentos que a estruturou e, pior, a mando de outros...

Para o cérebro, a linha do tempo, passado, presente, futuro utilizada que nos situa na realidade, não existe. Percebemos e sentimos o todo no agora, todas as nossas memórias estão no nosso agora. Todas as ativações que ocorrem pelo emocional, por lembranças, sensações e mesmo projeções para o futuro, de fato, estão no agora, para o cérebro, para o nosso psiquismo não há passado. Portanto, não levar a sério questões, sonhos, porque aconteceram no período do sono, ou mesmo um suposto passado, pode ser infinitamente prejudicial ao desenvolvimento humano. Tudo o que vem à mente tem motivo, sonhos noturnos, questões emocionais, aspirações, etc.

Sonhos recorrentes ou em capítulos são aventuras da consciência que o está alertando sobre algo maior que você não consegue ver em sua vida. Atente.

Silvia Malamud

Na íntegra: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário