Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Naquele dia...

... eu disse de ir ao cinema, por falar, mesmo... Eu não queria e nunca quero ir ao cinema. Não sou de filmes, não tenho o hábito.
Bem, falei, lance no Universo.
Dias depois, um amigo, a quem não via pessoalmente havia bastante tempo me convidou... O não parou na ponta dos dedos, quando lembrei-me que havia dito (para outra pessoa) de írmos ao cinema. Aceitei! Sempre aceito quando me convidam!!!
No caminho, ainda não sabíamos o que assistir. Haviam 3 boas opções, uma delas, concorridíssima. Sugeri "Comer, Rezar, Amar", pois havia lido uma crítica bem animadora. Ninguém contestou!
Estávamos em 4: duas garotas e dois rapazes... Programa típico de casal, filme de casal, mas, ninguém ali tinha perfil de casal. aliás, mal nos conhecíamos... Mesmo eu e Renato, pouco nos vemos e havia muito não nos víamos.
Durante a projeção fui escorregando na poltrona, à medida  em que a história me refletia nos muitos acontecimentos, inclusive falas e pontos de vista. Que mico! Volta e meia eu dava uma olhada pros lados para ver a cara de tédio dos amigos.

...

Eu, realmente, preciso de um nível constante de proximidade da pessoa que amo. Mas não poder contar com esse afeto quando preciso dele simplesmente me destrói.

Beleza atrai beleza.

"Diga como se estivesse comendo". Quando você está se esforçando além da conta para explicar alguma coisa, quando está procurando as palavras certas - para manter sua linguagem simples e direta. Não transforme isso em um bicho-de-sete-cabeças. Simplesmente fale.

Aprenda a lidar com a solidão. Aprenda a conhecer a solidão. Acostume-se a ela, pela primeira vez na sua vida. Bem-vinda à experiência humana. Mas, nunca mais use o corpo, ou as emoções de outra pessoa, como um modo de satisfazer seus próprios anseios não-realizados.

Durante quase duas décadas inteiras, estive envolvida em algum tipo de drama com algum tipo de cara. Cada qual se sobrepondo ao seguinte. E não posso evitar pensar que isso, representou uma espécie de entrave no meu caminho rumo à maturidade.

E, quando você sente um tênue potencial de felicidade, depois de épocas tão sombrias, precisa agarrar essa
felicidade com todas as suas forças, e não soltá-la até ela arrastar você para fora da lama - não se trata de egoísmo, mas sim de libertação. Você recebeu a vida; e seu dever (e também seu direito como ser humano) encontrar alguma coisa de belo nessa vida, por mais ínfima que seja.

Talvez eu ainda não saiba totalmente o que mereço. Porém, o que sei é que, ultimamente, eu me recuperei - graças à alegria de prazeres inofensivos - e tornei-me alguém muito mais intacto.

...

Mudar o foco da sua atenção. Em vez de tentar tirar os pensamentos da sua mente na marra, arrume alguma
coisa melhor para sua mente brincar. Alguma coisa mais saudável.

Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho, a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama a sua atenção para você mesmo para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não. Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesmo, e depois vão embora.  Destroçar um pouquinho o seu ego, mostrar para você os seus obstáculos e vícios, despedaçar o seu coração para uma nova luz poder entrar, deixar você tão desesperada e fora de controle que você fosse obrigada a transformar a sua vida.

Então sinta saudade. Mande um pouco de amor e de luz sempre.
Mania de querer controlar tudo? EU? E então, bem lá do fundo da intensidade da minha indignação ofendida, vem a verdade. A verdade imediata, evidente, risível. Ele tem toda razão. Você é uma mulher poderosa e está acostumada a conseguir o que quer da vida. Dessa vez, a vida não fez o que você queria. E nada deixa uma controladora mais puta da vida do que a vida não fazer o que ela quer.

Procurei freneticamente o contentamento durante tantos anos, de tantas maneiras, e todas essas aquisições e realizações - elas no fim acabam com a sua energia. Se você correr atrás da vida com sofreguidão demais, ela leva à morte. O tempo - quando perseguido como um bandido - se comporta como um bandido; está sempre uma fronteira ou uma sala na sua frente, mudando de nome e de cor de cabelo para enganar você. Em determinado momento, você precisa parar, porque ele não vai parar. Em determinado momento, você precisa relaxar, ficar sentado e deixar o contentamento vir até você. Fique sentada bem quietinha agora e ponha um fim à sua participação incessante.

Com todo meu afã incansável, com todo meu fervor exaltado e com toda essa minha natureza estupidamente faminta: o que devo fazer com minha energia, então?
Procure Deus como um homem como a cabeça em chamas procura por água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário