Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

terça-feira, 29 de março de 2011

Ai, professores destruidores de corações!



Quanta maldade, Stephen!!!

...

Ele não era meu professor, mas era mais velho. O filho da merendeira da EMEI: Marcos!
Dele, eu tinha todos os elogios do mundo (para uma criança de 6 anos...). Abaixava-se, olhava nos meus olhos para conversar, sentava-se ao meu lado, deixando de lado os seus amigos adolescentes.
Ele colocava à prova a minha inteligência intelectual: me pedia para ler todas as placas e o que mais aparecesse pela frente. Eu, incansável, o seguia por toda rua Teffé, tagarelando palavras.
Num repente, ele destruia todos os meus castelos: "- Feia!"
Em segundos, eu sucumbia em lágrimas. Eu chorava e contava pra minha mãe. Daí, ele dizia que era de brincadeira... Pra começar tudo de novo num outro dia!
Hoje, concluo que minha inteligência emocional é cega, surda e burra. Que meu coração é vagabundo demais.
Aprendi a ler com 3 anos e, não muito mais tarde, aprendi a ler entrelinhas, tb. E, ainda assim, deixo-me levar por palavras belas, por tímbres adocicados, por olhares descaradamente mentirosos...
E, "deixa": eu tb aprendi a espicaçar corações e a fazer menino chorar! Mas, não é por maldade, juro... É só por força do hábito!
Um dia eu fiz o Marcos me odiar de verdade: aos 7 anos mostrei-lhe a língua. Meu primeiro desprezo!
Tempo... Anos... Eu tinha 19! Numa manhã fria, entre passadas rápidas nossos olhares se cruzaram. Ele teve dúvidas, mas eu sabia bem. Ele abaixou a cabeça e eu não pude conter o nervoso, expresso por um riso escapado dos lábios. Tive bem a vontade de mostrar-lhe a língua novamente... E de dizer-lhe que, na minha história, ele tem algumas doces páginas.
Bem na foto: Eu (repara na franja torta: eu que cortei!).
Na foto menor: Professora Ivani (de quem eu não tenho a menor lembraça afetiva).
Em pé: Cristiano, Reginaldo, Reginaldo, Juliano, Rodrigo, Victor, **** (não lembro) e Levi (meu primeiro namorado!)
Sentadas: Luci Ana, Andréa, Nívea, Eliana, Cristiane (a antagonista), Simone (minha melhor amiga), Fabiola, Carmen, Leila, Rosana e Simone (vitima predileta!).
*EMEI Castorina Faria Lima - SCSul - SP, ano de 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário