Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quinta-feira, 17 de março de 2011

"É besteira ficar tentando ser feliz"

Eu já morria de vontade de ser Psicanalista... E, modéstia à parte, acho que seria uma das boas, viu?
Mas, vou começar com calma, na Psicopedagógia que é um terreno mais suave... Fica para depois dos 40!

...

A afirmação do título não é minha, mas de Contardo Calligaris. Já tinha ouvido de uma professora/psicóloga, as mesmas palavras...
Se eu concordo ou não é outra história, mas gosto dessa forma pensmento às avessas. Taí uma coisa que me faz falta: pensar e dissertar sobre o lado B do raciocínio. Devo ter dado um emburrecida por uns tempos aí!
Quanto o mundo prega que devemos sonhar e buscar realizar, ele diz o oposto.
Sou louca por revistas femininas, não compro sempre, mas quando compro, compro todas!
Daí destaquei algumas frases de uma entrevista que ele deu para a Lola...

"Uma relação que dá certo é aquela na qual cada um dos dois POTENCIALIZA os desejos do outro (...) desejo em geral (...). Em que o outro me autoriza a fazer o que eu desejo mais do que eu mesmo me autorizaria."

"(...) viver o que a vida me dá em sua plenitude (...) viver com alegria, inclusive as dores que a vida me apresenta."

"(...) Parar de deseja não é uma boa tática. Nós temos um tempo de experiência de vida relativamente limitado, e o que faz a vida valer a pena é a diversidade de coisas vistas, conhecidas e tentadas."

"A idealização nos mobiliza. Às vezes ela é um importante elemento para a transformação.(...)"

"(...) somos quem somos graças ao olhar dos outros (...) Do ponto de vista da psicanálise, narcisista (...) é uma pessoa muito insegura, que precisa constantemente verificar no olhar dos outros que ela está sendo apreciada ou que não está sendo rejeitada. Isso limita muito nossa capacidade de entrega."

"(...) As pessoas voltam para casa com sensação de carência, mas cultivando um ideal de namoro que nunca acontece porque todo mundo quer se manter disponível para a balada do dia seguinte. (...)"

Interessante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário