Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Entre gatos e coelhos (II)


Os coelhos são animais altamente sociais que gostam de viver juntos. 
Quando mantidos solitariamente numa gaiola, sofrem profundamente com o isolamento e a solidão.
Gostam muito de tratar da higiene uns dos outros como modo de reforçar as suas relações com os membros do seu grupo. Os coelhos lambem e mordiscam gentilmente o pêlo uns dos outros por trás das orelhas, durante grande parte do tempo. Portanto, quando um coelho lambe outro coelho ou um humano, está a exprimir um forte afecto. 
Os coelhos marcam a sua propriedade colocando o queixo por cima daquilo que assumem como seu. Ao fazerem-no, estão a colocar o seu cheiro nas coisas que são suas, o que pode acontecer também com outros coelhos ou com humanos – ao fazerem-no, estão a indicar que apreciam e assumem que o coelho ou humano que estão a marcar é “seu”. 
Os coelhos baseiam-se nos cheiros para comunicarem entre si. Contudo, é possível ouvir os coelhos a produzirem muitos sons diferentes que tanto podem servir para tentar afastar predadores quanto para expressar dor ou irritação.
Quando os coelhos se enrolam quase parecendo bolas estão a indicar submissão e medo. Fazem-se parecer pequenos e não ameaçadores para tentarem sobreviver. Quando encontramos coelhos deitados de lado com as pernas esticadas, isso significa que estão descansados e contentes.
Como são animais que, na natureza, são presas naturais, os coelhos têm sempre medo de espaços novos ou estranhos. São animais que gostam de familiaridade de modo a saberem para onde fugir se houver perigo.

(...)

Fonte(s):

Nenhum comentário:

Postar um comentário