Gritomudo

Gritomudo
#gritomudo

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Espectadora de livros infantis, pode?

Às vezes gosto de sair em busca... Do que? De nada, específicamente! Simplesmente 'em busca'. Numa destas, encontrei-me (ou fui encontrada por!) com Dave Santana.

Ele escreve e desenha histórias... Coincidencia! E eu que adoro lê-las e contá-las...
Foi uma surpresa 'emensa' quando abri os primeiros arquivos. Sorri, ri, morri de rir. 
Gosto das histórias 'permissivas', explico-me: que me deêm todos os motivos para interpretá-las. Gosto de fazer vozes, de criar climas de suspense, de interagir com o 'objeto livro'... Oh, os distanciamentos (quase que brechtianos!) de forma teatral ('- Só mais um pouquinho, por favor!' - dizem as crianças!)

E quando o desenhista conta, nos seus traços, as entrelinhas, e dá mais uma (das '243'...) possibilidades de leitura?!?!
As ilustrações do Dave, muitas vezes, ora me coloca no devido lugar: o de expectadora, ora me permite espiar por algum dos possiveis ângulos: ou sentada no chão, ou por trás de uma arvore, ou de cima de um morro. Sem exageros, há algo de cinematográfico nos seus desenhos...

...

Quem é o Dave?
É um cara andreense (Santo André - ABC - SP... olha o barrismo, Eliana!), de 1976, ilustrador e caricaturista. Formado pela (faculdade) Belas Artes - SP, em publicidade.
Trabalha para diversas publicações como cartunista e chargista e 'também' ilustrando livros infantis e infanto-juvenis. 
Li por aí que suas caricaturas já lhe renderam prêmios em vários Salões de Humor pelo Brasil.

Tramps:
Revistas- Editora Abril
- Superinteressante
- Aventuras na História
- Mundo Estranho
- Playboy
- Revista Escola
- Recreio
- Vip
- Veja

Livros:

Meu Reino por um Cavalo (Ed. Global)
Uma Viagem ao Tempo dos Castelos (Ed. Landy)
Na Caravela Virtual (Ed. Larousse)
A Lenda do Rei Arthur (Ed. Melhoramentos)
Oliver Twist (Ed. Melhoramentos)
No Caminho dos Sonhos (Ed. Ática)
Os Três Mosqueteiros, O Conde de Montecristo,Viagem ao Centro da Terra (uau!!!) (Ed. Escala Educacional)
Entre outros...
Histórias do Brasil na Poesia de José Paulo Paes, da Global Editora

O Pequeno Crocodilo é de 2008, pela Global Ed.

Mais "O Pequeno Crocodilo"

Ilustração para a revista Recreio, ele acha que é de 2003

"Uma Viagem ao Tempo dos Castelos" é de 2005, pela Landy Ed.
Mais um pouquinho sobre ele?
http://www.klebs.com.br/Estudio/santana.htm
Ele tb faz parte do SIB - Sociedade Brasileira dos Ilustradores
www.sib.org.br

Dave, tenho gostado de ser sua leitora, como apreciadora e consumidora de livros infantis, como professora, como atriz e como contadora de histórias.
Obrigada pela confiança!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário